5 razões para você investir no treinamento de seus funcionários


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Quando as coisas ficam apertadas financeiramente no negócio, o treinamento de funcionários, muitas vezes, é a primeira coisa que é desprezada do orçamento.

No entanto, isso acaba sendo um grande erro e não necessariamente um movimento estratégico, pois dificulta a possibilidade de se ter uma equipe mais forte e produtiva.

Por isso surge uma grande questão:

Por que investir na formação dos trabalhadores durante tempos economicamente desafiadores?

A resposta é curta, pois o treinamento e desenvolvimento dos colaborsdores podem ser fundamentais para o sucesso a longo prazo de sua organização.

No passado, os colaboradores eram avaliados em somente três tipos de habilidades, que eram: leitura, escrita e matemática. Porém, atualmente, essas habilidades já não são mais suficientes para que haja o sucesso no ambiente de negócios instáveis, que é intimamente ligado aos avanços tecnológicos e à mutação constante do cenário econômico.

Para os empregados, para serem eficientes, produtivos e adaptáveis, o mercado atual exige novas competências, tais como: pensamento crítico, resolução de problemas , comunicação, colaboração, criatividade e inovação.

Dessa forma, seus colaboradores, certamente, são o seu maior trunfo, uma vez que eles que executam o trabalho de sua organização e só a partir deles é possível cumprir os objetivos do negócio.

O treinamento eficaz projetado especificamente para sua organização pode fornecer para seus colaboradores as habilidades essenciais e, com essas habilidades, uma série benefícios para o negócio.

Aqui destacamos algumas razões importantes pelas quais você precisa investir em treinamento de seus colaboradores. Confira:

  1. Apoia o planejamento de sucessão

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Ao fornecer o treinamento aos colaboradores e, dessa forma, desenvolver suas carreiras, há o suporte ao planejamento de sucessão, aumentando a disponibilidade de profissionais experientes e capazes de assumir cargos de alto escalão assim que estiverem disponíveis.

O aumento da capacitação de seu quadro de pessoal, faz com que os gestores corram menos risco de que alguns sejam tidos como “insubstituíveis”, o que causa grande problemas quando eles, por algum motivo, deixam a organização.

Áreas de formação que suportam o planejamento de sucessão incluem liderança, tomada de decisão estratégica, gestão de pessoas eficaz e habilidades específicas da função.

  1. Aumenta o valor do empregado

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O treinamento eficaz pode ser usado para dar um “up” em seus empregados. A melhoria das qualificações envolvem estender o conhecimento de um empregado que possui somente uma habilidade, proporcionando mais especialistas em uma área temática.

Dessa forma, o gestor consegue ter em sua equipe profissionais polivalentes, que são empregados em processo de formação em novas áreas de trabalho ou em áreas relacionadas para aumentar sua mobilidade dentro da organização.

Os empregados com diversos conjuntos de habilidades podem executar uma variedade de tarefas e permitem que a transição para outras funções e cargos seja mais fácil dentro da organização.

  1. Reduz as taxas de desligamentos

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Investir no desenvolvimento de seus colaboradores pode reduzir as taxas de desligamento. Com o treinamento bem planejado, há a possibilidade de fornecer novos caminhos à carreira dos colaboradores, o que faz com que haja a retenção dentro da organização, eliminando a necessidade de buscar novos profissionais.

Dessa forma, além de dar oportunidade aos profissionais que já estão na empresa, há a redução nos custos de treinamento.

  1. Melhora a eficiência operacional

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Treinar seus empregados aumenta a eficiência e a produtividade deles para completar suas tarefas diárias de trabalho.

O treinamento também ajuda a organização a alcançar uma maior coerência na adesão do processo, tornando-o mais fácil de projetar resultados e atingir metas e objetivos organizacionais.

  1. Destaca a empresa no mercado

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Treinar seus colaboradores em melhores práticas e padrões de mercado também ajuda a construir a reputação de sua empresa, dando uma margem em relação aos concorrentes.

Muitas empresas operam em mercados saturados, por isso, muitas vezes são as pequenas coisas que irão definir o seu negócio e fazer ele se diferenciar no segmento no que está inserido em relação a seus concorrentes.

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