Diferença Entre Treinamento E Desenvolvimento | Saiba Aqui!!15 min read


Você sabe a diferença entre treinamento e desenvolvimento a nível empresarial? O treinamento e desenvolvimento de funcionários é uma parte indispensável da função e gestão de recursos humanos.

Ambas as atividades visam melhorar o desempenho e a produtividade dos funcionários. O treinamento é um programa organizado pela empresa para desenvolver conhecimentos e habilidades nos funcionários de acordo com a exigência do trabalho. Por outro lado, o desenvolvimento é uma atividade organizada em que a mão-de-obra da organização aprende e cresce; é um ato de autoavaliação.

No treinamento, os funcionários recebem conhecimentos técnicos e habilidades relacionadas ao trabalho em particular e enfatizam a melhoria das habilidades de cada trabalhador.

Em contraste, o desenvolvimento é uma espécie de processo educacional que se concentra no crescimento e na maturidade do pessoal administrativo.

diferença entre treinamento e desenvolvimento

Definição de Treinamento

O treinamento é um processo em que os colaboradores têm a oportunidade de aprender as principais competências necessárias para realizar o trabalho. Isso auxilia os funcionários a entender os requisitos completos do trabalho.

Atualmente, muitas organizações organizam um programa de treinamento para os novos contratados, logo após sua seleção e indução, para que eles saibam sobre as regras, políticas e procedimentos, a fim de direcionar seu comportamento e atitude de acordo com as necessidades da empresa.

Além disso, o treinamento também ajuda os funcionários a mudar a conduta em relação a seus superiores, subordinados, colegas, preparando-os para seus trabalhos futuros.

Treinamento de iniciação, treinamento em vestíbulo, treinamento em aprendizes, treinamento profissionalizante, treinamento promocional, treinamento em estágio são alguns dos principais tipos de treinamento. Os méritos do treinamento são resultados, como:

  • Maior produtividade quantitativa e qualitativamente
  • Desenvolve uma série de habilidades nos funcionários
  • Melhor desempenho
  • Melhora o ambiente cooperativo da organização
  • Ele cria confiança nos funcionários para fazer um trabalho
  • Diminuição da rotatividade de funcionários
  • Possibilidades menores de acidentes

Definição de Desenvolvimento

O desenvolvimento é um procedimento sistemático e contínuo em que a equipe aprende a aprimorar seu conhecimento teórico e conceitual. Ajuda o indivíduo a trazer eficiência e eficácia em seus desempenhos de trabalho.

Para entender a diferença entre treinamento e desenvolvimento, veja que este último não se limita apenas a uma tarefa específica, mas visa melhorar sua personalidade e atitude para o crescimento geral que ajudada os colaboradores a enfrentar os desafios futuros.

Isso muda a mentalidade dos funcionários e os torna mais desafiadores ou competitivos. Assim como a tecnologia precisa ser atualizada, a mão-de-obra da organização também precisa, de modo que o desenvolvimento é imprescindível. O desenvolvimento é um processo educacional que é interminável, pois a educação não tem um fim visível.

Envolve treinar uma pessoa para tarefas mais elevadas. Ela extrai os talentos da equipe gerencial e ajuda na aplicação do novo conhecimento, que é uma exigência da organização.

Coaching, mentoring, aconselhamento, job-rotation, role playing, estudo de caso, treinamento em conferência, projetos especiais são alguns dos métodos de desenvolvimento.

O desempenho de uma organização é baseado na qualidade de seus funcionários e, quanto maior a qualidade dos funcionários, maior será seu desempenho. O principal objetivo do desenvolvimento é que a segunda lista de gerentes ou executivos esteja preparada para futura substituição.

Diferença Entre Treinamento e Desenvolvimento

Apesar da diferença entre treinamento e desenvolvimento, é sabido que ambos são aplicados com o objetivo de buscar melhorias no campo pessoal e profissional dos colaboradores. Uma organização moderna, com visão de longo alcance, sabe o quanto a satisfação ou não de seus funcionários interfere nos resultados.

Embora sejam frequentemente usados em conjunto, existem diferenças importantes entre “treinamento” e “desenvolvimento”. Tanto que conhecer as particularidades de cada um pode ajudar a definir prioridades e estratégias no departamento de recursos humanos da sua empresa.

Estas são algumas diferenças que o ajudarão a distinguir entre esses dois conceitos e que você deve sempre levar em conta ao falar sobre treinamento ou desenvolvimento:

  • O treinamento é um processo de aprendizado para novos funcionários, no qual eles conhecem as principais habilidades necessárias para o trabalho. Desenvolvimento é o processo de treinamento para os funcionários existentes visando o seu progresso em geral.
  • O treinamento é um processo de curto prazo, ou seja, de 3 a 6 meses, mas o desenvolvimento é um processo contínuo e, portanto, é a longo prazo.
  • O treinamento se concentra no desenvolvimento de habilidades e conhecimentos para o trabalho atual. Ao contrário, o desenvolvimento que se concentra na construção de conhecimento, compreensão e competências para superar os desafios futuros.
  • O treinamento tem um escopo limitado; é orientado para o trabalho específico. Por outro lado, o desenvolvimento é orientado para a carreira e, portanto, seu escopo é comparativamente mais amplo do que o treinamento.
  • No treinamento, os treinandos recebem um instrutor que os doutrina naquele momento. Em contraste com o desenvolvimento, em que o gerente se auto direciona para as tarefas futuras.
  • Muitas pessoas participam coletivamente do programa de treinamento. O desenvolvimento é um procedimento de autoavaliação e, portanto, a pessoa é responsável pelo seu próprio desenvolvimento.

Mais Diferenças Entre Treinamento e Desenvolvimento

  • Curto Prazo vs. Longo Prazo

Alguns especialistas em recursos humanos explicam as diferenças entre treinamento e desenvolvimento de maneira muito simples: a primeira pensa no presente e a segunda no futuro.

Em geral, o treinamento enfrenta um desafio imediato e ensina o conhecimento ou as habilidades necessárias aos funcionários da empresa em um curto período de tempo (um dia, uma semana, vários meses). É tudo sobre “aqui e agora”.

Poderia ser um curso para melhorar as habilidades de comunicação dos funcionários, uma conferência para explicar o protocolo para retornar um produto ou uma classe para usar o programa Excel.

Por outro lado, o desenvolvimento se concentra no longo prazo. Os gestores de recursos humanos propõem uma estratégia para pôr em prática durante vários meses ou anos, compreendendo um conjunto de iniciativas que deverão dar frutos durante um longo período de tempo.

É um processo contínuo no qual você está tentando desenvolver profissionais para a próxima etapa ou para a próxima posição de responsabilidade.

  • Posição no emprego vs. carreira profissional

Entendendo melhor a diferença entre treinamento e desenvolvimento pode-se dizer que, devido à sua precisão e compromisso com o curto prazo, o treinamento é projetado para um cargo específico. Procura fornecer ferramentas e habilidades aos profissionais, levando em conta o trabalho que eles farão na empresa.

No entanto, o desenvolvimento se concentra na pessoa: seu objetivo é obter o melhor de cada profissional da empresa, identificando seus interesses e os campos nos quais eles podem progredir com mais facilidade. Se o treinamento se concentra em um cargo, o desenvolvimento coloca a ênfase na construção de uma carreira profissional bem-sucedida.

  • Objetivos específicos vs. objetivos abertos

No treinamento, os objetivos são específicos e bem definidos: aprender a usar um programa, obter uma certa habilidade pessoal ou ensinar os novos protocolos implementados pela empresa.

Quando falamos de desenvolvimento, no entanto, os objetivos são sempre muito mais amplos e podem abranger todos os tipos de conhecimento e habilidades.

Diferente do treinamento, o desenvolvimento é menos tangível e geralmente se concentra em questões filosóficas, mudança de hábitos e aprimoramento de habilidades. Não só isso, mas os objetivos podem ser alterados ao longo do tempo e concluídos de acordo com as novas exigências do mercado ou da empresa.

  • Grupo vs. individual

O treinamento tende a ser uma iniciativa projetada por uma empresa e ministrada por um tutor ou especialista. A empresa paga as despesas e organiza os cursos, decide que tipo de ferramentas seus funcionários devem usar e define as diretrizes a serem seguidas em todas as atividades de treinamento.

Essas iniciativas são frequentemente ensinadas em um grupo (um departamento, pessoas que se juntaram recentemente à empresa, etc.).

No entanto, com o desenvolvimento, a ênfase é colocada no indivíduo. Os programas de desenvolvimento geralmente são personalizados e a pessoa responsável é o funcionário.

Neste caso, o foco mais importante não está nas lições ensinadas por um tutor, mas sim no processo de autoaprendizagem e no progresso que deve ser assumido pelo profissional.

A Importância do Treinamento e Desenvolvimento no Local de Trabalho

O treinamento apresenta uma excelente oportunidade para expandir a base de conhecimento de todos os funcionários, mas muitos empregadores consideram as oportunidades de desenvolvimento caras.

Os funcionários também perdem tempo de trabalho enquanto participam das sessões de treinamento, o que pode atrasar a conclusão dos projetos.

Apesar das potenciais desvantagens, o treinamento e o desenvolvimento proporcionam à empresa como um todo e aos funcionários individuais benefícios que tornam o custo e o tempo um investimento que vale a pena.

Agora que você já sabe a diferença entre treinamento e desenvolvimento, veja o quanto é importante aplicar esses dois conceitos na sua organização.

diferença entre treinamento e desenvolvimento

Enfrentando Fraquezas

A maioria dos funcionários tem alguns pontos fracos em suas habilidades no local de trabalho. Um programa de treinamento permite que você fortaleça as habilidades que cada funcionário precisa melhorar.

Um programa de desenvolvimento leva todos os funcionários a um nível mais alto, para que todos tenham habilidades e conhecimentos semelhantes. Isso ajuda a reduzir os elos fracos da empresa que dependem muito dos outros para concluir tarefas básicas de trabalho.

Fornecer o treinamento necessário cria uma equipe de funcionários com conhecimento geral, com funcionários que podem assumir um ao outro quando necessário, trabalhar em equipes ou trabalhar de forma independente, sem ajuda e supervisão constantes de outras pessoas.

Melhor desempenho dos colaboradores

Um funcionário que recebe o treinamento necessário é mais capaz de realizar seu trabalho. Ele se torna mais consciente das práticas de segurança e procedimentos adequados para tarefas básicas.

O treinamento também pode aumentar a confiança do funcionário, pois ele tem uma compreensão mais real do setor e das responsabilidades de seu trabalho.

Essa confiança pode levá-lo a ter um desempenho ainda melhor e pensar em novas ideias que o ajudem a se sobressair. O treinamento contínuo também mantém seus funcionários na vanguarda dos desenvolvimentos do setor.

Os funcionários que são competentes e que estão no topo das mudanças nos padrões do setor ajudam a sua empresa a se posicionar como líder e forte concorrente.

Consistência

Um programa estruturado de treinamento e desenvolvimento garante que os funcionários tenham uma experiência consistente e conhecimento prévio.

A consistência é particularmente relevante para as políticas e procedimentos básicos da empresa. Todos os funcionários precisam estar cientes das expectativas e procedimentos dentro da empresa.

Isso inclui segurança, discriminação e tarefas administrativas. Colocar todos os funcionários em treinamentos regulares nessas áreas garante que todos os funcionários, pelo menos, tenham contato com as informações.

Satisfação do empregado

Os funcionários com acesso a programas de treinamento e desenvolvimento têm a vantagem sobre os funcionários de outras empresas que são deixados em busca de oportunidades de treinamento por conta própria.

O investimento em treinamento que uma empresa faz mostra aos funcionários que eles são valorizados. O treinamento cria um ambiente de trabalho de apoio.

Os funcionários podem obter acesso a treinamento sobre o qual não teriam conhecimento ou que procuraram eles mesmos. Os funcionários que se sentem valorizados e desafiados por meio de oportunidades de treinamento podem sentir mais satisfação com seus trabalhos.

Treinamento e Desenvolvimento Geram Resultados Positivos

Neste mundo competitivo, onde nada é estático, todos os dias surge uma inovação no mercado. Isso fez com que a organização fosse dinâmica em seu processo de negócios e continuasse implementando as mudanças necessárias para continuar competindo.

Mas como você pode ser competitivo e vencer no mercado? Além de saber a diferença entre treinamento e desenvolvimento, saiba que são seus funcionários, que ajudarão você a ser competitivo. O proprietário da empresa ou o gerente de RH precisa estar ativo e estar atento às várias estratégias que ajudam a organização a crescer no futuro.

Grandes organizações geralmente fornecem treinamento para seus funcionários para melhor utilização de suas habilidades. Além disso, eles sabem da importância do impacto do treinamento e desenvolvimento na organização. Enquanto no caso das PMEs, elas não se sentem muito beneficiadas porque se concentram em cada quantia que gastam na empresa.

No processo de treinamento e desenvolvimento, os funcionários não se concentram muito nos projetos para participar das sessões de treinamento. Isso pode atrasar o prazo para os projetos.

Apesar disso, um grande empregador vai além dessa visão, pois com os funcionários qualificados, o processo seria muito mais rápido e aumentaria a competitividade. Com a falta de funcionários qualificados, o processo e as estratégias utilizadas tornarão os resultados gerais mais lentos e a qualidade também poderá ser afetada.

Quais são as principais razões para o treinamento em uma organização?

Existem muitas razões para uma organização aplicar esses dois conceitos. Algumas delas, são:

  • Maior produtividade e aderência aos padrões de qualidade
  • Aumentar a estabilidade e flexibilidade organizacional
  • Supervisão e direção reduzidas
  • Uso econômico de recursos e moral aumentada
  • Aumento da produtividade e melhores relações industriais
  • Função e flexibilidade de carreira e tempo de aprendizado reduzido
  • Necessidades futuras de mão de obra
  • Redução de erros e acidentes no local de trabalho
  • Globalização e velocidade de mudança
  • Novas técnicas de avaliação
  • Redução do volume de negócios e absentismo

Treinamento e Desenvolvimento Atraindo as Pessoas Certas

Com o crescimento dos negócios, surge a necessidade de encontrar e recrutar novas pessoas para a equipe, e isso se torna um desafio crescente. O objetivo de toda empresa é alguém bem adequado, não apenas ao trabalho, mas também à cultura organizacional.

A boa notícia é que um negócio com uma cultura conhecida por treinamento e desenvolvimento, reconhecido por suas frequentes oportunidade, muitas vezes atrai pessoas que querem aprender. A promessa de oportunidades futuras de treinamento é vista como uma espécie de “benefício de emprego”.

E quem não gostaria de uma equipe de pessoas dispostas e ansiosas para aprender, crescer e melhorar com as necessidades do negócio? Então, por que procurar o candidato perfeito, quando treinar proativamente e desenvolver sua equipe pode fazer com que as pessoas certas venham até você?

diferença entre treinamento e desenvolvimento

Talvez você esteja pensando: “Mas já temos todas as melhores pessoas a bordo. Nossa equipe é fantástica ”. E você pode estar certo.

No entanto, o desafio nem sempre é atrair os melhores talentos, mas também retê-los. De fato, a força de trabalho de hoje luta para durar até 5 anos no mesmo emprego.

O funcionário moderno quer continuar aprendendo novas habilidades, descobrindo novas tecnologias e adquirindo novos conhecimentos para acompanhar os tempos de mudança. E, se não conseguirem, ficarão entediados, desprendidos, ressentidos, até passarem para um concorrente com desafios de carreira mais empolgantes.

E então você fica com o custo de substituí-los. Isso não soa como crescimento de negócios, não é?

Por isso é tão importante saber a diferença entre treinamento e desenvolvimento, para atender às necessidades dos funcionários de continuarem crescendo.

Ao investir em programas de treinamento de funcionários, você não apenas atrai o tipo certo de pessoas, mas também as faz querer ficar por mais tempo.

Isso proporciona uma vantagem competitiva – mantendo os melhores funcionários a bordo – e também economiza o custo de recrutar, selecionar e integrar novos funcionários.

Agora, você provavelmente está se perguntando: “E se eu” investir “em treinamento de pessoal e eles deixarem a empresa? Não vou perder esse investimento? ”Uma preocupação válida.

Mas faça a si mesmo outra pergunta. Se seus funcionários não estão ansiosos para se desenvolver, então eles são o tipo de pessoa que você deseja manter, afinal?

Treinamento Transforma Funcionários Inexperientes

Você acha que encontrou o candidato perfeito!

Ele tem a qualificação, as melhores notas no teste de competência e uma avaliação de personalidade que faz você acreditar que ele nasceu para esse trabalho.

E então você percebe que não há nada além de um espaço em branco sob a seção rotulada “Experiência” em seu currículo.

Deixar de contratar com base na falta de experiência pode ser uma das maiores oportunidades perdidas de todos os tempos, porque os funcionários sem experiência anterior não têm velhos hábitos para desaprender.

E com a taxa atual de avanço tecnológico, às vezes simplesmente não há pessoas com as habilidades ou experiências certas ainda … elas não tiveram tempo ou oportunidade de desenvolvê-las.

Por meio de programas de treinamento de funcionários para formação de equipe, tecnologia e muito mais, esses funcionários podem rapidamente adquirir as habilidades e a experiência necessárias para se tornarem acréscimos positivos e produtivos à sua equipe e aumentar o crescimento de seus negócios de uma maneira muito real.

https://youtu.be/tfHxjywyMDI&t

Clique no link abaixo e conheça a ferramenta que irá transformar os resultados dos seus colaboradores.

>> Clique Aqui e conheça o RHbot Gratuitamente <<