Empreendedorismo Social | O Que Exatamente Isto Significa?14 min read


O empreendedorismo social está atraindo quantidades crescentes de talento, dinheiro e atenção. Mas, junto com sua crescente popularidade, tem menos certeza sobre o que exatamente um empreendedor social é e faz.

Como resultado, todos os tipos de atividades estão sendo chamados de empreendedorismo social. Alguns dizem que um termo mais abrangente é algo positivo, mas outros argumentam que é hora de uma definição mais rigorosa.

O campo nascente do empreendedorismo social está crescendo rapidamente e atraindo atenção de muitos setores. O termo em si aparece frequentemente na mídia, é referenciado por órgãos públicos, tornou-se comum em campus universitários e informa a estratégia de várias organizações proeminentes do setor social.

As razões por trás da popularidade do empreendedorismo social são muitas. No nível mais básico, há algo inerentemente interessante e atraente sobre os empreendedores e as histórias de porquê e como eles fazem o que fazem.

As pessoas são atraídas por empreendedores sociais como o ganhador do Nobel da Paz, pelas mesmas razões que consideram empreendedores de negócios como Steve Jobs tão atraentes – essas pessoas extraordinárias têm ideias brilhantes e contra todas as chances de criar novos produtos e serviços que melhoram dramaticamente a vida das pessoas.

Mas o interesse pelo empreendedorismo social transcende o fenômeno da popularidade e do fascínio pelas pessoas. Ele sinaliza o imperativo para impulsionar a mudança social, e é esse retorno potencial, com seu benefício transformador duradouro para a sociedade, que define o campo e seus praticantes.

Embora os benefícios potenciais oferecidos pelo empreendedorismo social sejam claros para muitos daqueles que promovem e financiam essas atividades, a definição real do que eles fazem para produzir esse retorno de ordem de magnitude é menos clara.

Na verdade, argumentaríamos que a definição de empreendedorismo social hoje é tudo menos clara. Como resultado, ele se tornou tão inclusivo que agora tem uma imensa tenda na qual todos os tipos de atividades socialmente benéficas se encaixam.

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História do Empreendedorismo Social

Empreendedorismo social é um tipo de iniciativa de empreendedorismo que visa a assumir um problema social para trazer uma transformação.

A pessoa que assume o desafio é chamada de empreendedora social e usa o princípio do empreendedorismo com a intenção de criar capital social e não ser essencialmente centrada no lucro.

O objetivo do empreendedorismo social é promover a causa das metas sociais e ambientais que têm impacto no presente ou nos tempos vindouros.

Esses empreendedores são geralmente parte ou associados de alguma forma a algumas organizações sem fins lucrativos (ONGs). Embora a lucratividade também seja um aspecto desse conceito, pode não ser o único propósito da organização.

O empreendedorismo social é relativamente um termo novo. Ele vem sendo aplicado há apenas algumas décadas atrás. Mas seu uso pode ser encontrado ao longo da história.

De fato, havia vários empresários que criaram empresas sociais para eliminar problemas ou trazer mudanças positivas na sociedade.

Vinoba Bhave, fundadora do movimento de doação de terras da Índia, Robert Owen, fundador do movimento cooperativo e Florence Nightingale, fundador da primeira escola de enfermagem e desenvolvedor de práticas modernas de enfermagem, podem ser incluídos nessa categoria.

Eles estabeleceram tais fundações e organizações no século XIX, muito antes do conceito de Empreendedorismo Social usado na administração.

Houve empreendedores durante os séculos XIX e XX que fizeram esforços para erradicar os males sociais. Além disso, há muitas sociedades e organizações que trabalham pelos direitos da criança, empoderamento das mulheres, salvar o meio ambiente, salvar árvores, tratamento de resíduos, etc.

Além de abordar as questões sociais, o empreendedorismo social também inclui reconhecimento e tratamento dos problemas ambientais, questões financeiras para os pobres rurais e urbanos.

Nos dias de hoje, o conceito de empreendedorismo social tem sido amplamente utilizado e também em diferentes formas.

Na verdade, todas as grandes marcas e empresas estão adotando o conceito de empreendedorismo social e tentando resolver os problemas em nossa sociedade abrindo escolas em áreas remotas, educando mulheres para planejamento familiar, possibilitando que agricultores e pessoas pobres tenham acesso a juros baixos, créditos, estabelecendo projetos para tratamento de resíduos, plantando árvores e muitas outras atividades.

O conceito de Empreendedorismo Social também foi incluído como um ramo separado de cursos de gestão. Mesmo os jovens também estão ansiosos para oferecer seus serviços e ideias brilhantes para trazer uma mudança significativa através do empreendedorismo social.

Características do Empreendedorismo Social

Empreendedorismo Social compartilha várias características. Os empreendedores têm as seguintes metas:

  • Alcançar mudança social em larga escala;
  • Concentrar-se na mudança social ou ecológica que almejam fazer, enquanto ganham dinheiro para apoiar a mudança;
  • Inovar ao procurar uma solução para um problema social;
  • Usar feedback para adaptar e refinar.

Embora popularizado pela Geração X, os empreendedores sociais existem há muito tempo na história. Inovadores do século XIX Florence Nightingale e o arquiteto paisagista Frederick Law Olmsted são considerados empreendedores sociais.

Empreendedorismo Social Como um Novo Modelo de Negócio

Ter impacto social incorporado em seu modelo de negócios permite que você viva sua vida com um propósito. Os bens e serviços mais gratificantes são aqueles que nos conectam de maneira relevante a outras pessoas e nos ajudam a viver em sintonia com nossos valores.

Os jovens de hoje estão tão preocupados em causar um impacto positivo no mundo quanto em ganhar dinheiro. A maioria quer usar suas habilidades para beneficiar uma causa.

Contra esse pano de fundo, a empresa social decolou como uma nova fórmula para o sucesso, combinando o capitalismo com uma mentalidade de bem estar.

Essas empresas autofinanciadas e com fins lucrativos também têm a missão de lidar com questões globais, como aliviar a fome, melhorar a educação e combater a mudança climática.

Para atingir suas metas de alto nível, as empresas podem financiar programas específicos, parcerias com governos ou entidades filantrópicas existentes, ou seguir um modelo de doação um por um e trabalhar em nível local ou internacional.

Os empreendedores sociais de renome são incrivelmente entusiastas com o que fazem para ganhar a vida, porque lhes permite viver sua paixão, abraçando uma carreira com significado.

Aqui estão algumas razões pelas quais eles acreditam que o empreendedorismo social é o novo modelo de negócios:

Ele conecta você ao seu propósito de vida

Existem plataformas de impacto social que reúnem empresas e filantropia para tornar o mundo um lugar melhor. Trata-se de conectar o motivo da sua marca com a forma como ela pode ser usada de maneira autêntica para servir o mundo.

Não é um truque ou uma ferramenta de marketing. É um mecanismo genuíno para resolver problemas sociais enquanto se sente conectado a um propósito maior.

Proporciona Felicidade duradoura

Os principais programas de empreendedorismo social incluem a melhoria do saneamento, água potável e moradia, ônibus escolares e ambulâncias.

Algumas empresas distribuem kits escolares que consistem em bolsas, livros, guarda-chuvas e lancheiras para estudantes locais.

Empresas de software contratam mulheres, jovens e deficientes físicos de famílias de baixa renda, treinando-os para realizar tarefas simples de dados digitais e conectando-os a uma fonte de renda que muda as suas vidas.

Para alguns empreendedores sociais que cresceram tendo uma vida extremamente pobre, esta é uma grande razão pela qual, para eles, a definição de sucesso inclui fazer a diferença na vida de outras pessoas.

Conforme declaração de um entrevistado: “Descobri um propósito maior. Minha maior felicidade até agora na vida é poder voltar para a cidade onde nasci e adotá-la”.

Continuando:

“Quando ganhei dinheiro pela primeira vez, viajei para 32 lugares diferentes,  comprei tudo o que eu sempre quis, mas percebi que ainda não estava feliz”.

“Encontrei uma felicidade real e duradoura através do meu trabalho de impacto social, ao mesmo tempo que me sinto mais responsável por trabalhar duro para construir e poder contribuir ainda mais. É uma situação ganha-ganha e eu aproveito ao máximo”.

Ajuda os outros a descobrir o seu propósito de vida

Uma determinada empresa de arquitetura social opera com um modelo de negócios corporativos sociais.

Eles acreditam que o local em que um negócio está sediado e a forma como essa empresa está investida na comunidade local, tem uma correlação direta com a facilidade com que ela obtém o talento necessário para fabricar seus produtos e a preferência de seus clientes pelos seus produtos.

O modelo de empreendedorismo social em que a empresa opera permite oferecer centenas de eventos e programas anualmente ao público gratuitamente, construir parques públicos e obras de arte pública sem a necessidade de investimento do contribuinte.

Eles desenvolveram um mecanismo para as corporações colocarem o humano de volta em recursos humanos e, ao mesmo tempo, tornar a comunidade um lugar mais equitativo, acessível e vibrante para todos.

Em um nível pessoal, os empreendedores se sentem honrados em viver e respirar esse trabalho todos os dias. Eles não apenas encontraram a própria paixão ao criar esse modelo de negócios, mas também se sentem felizes em ajudar outras pessoas a encontrar seu próprio propósito de vida, através de seus projetos e programas.

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Vantagens do Empreendedorismo Social

As empresas sociais tendem a operar com o propósito de criar valor para a sociedade e também gerar renda (se não riqueza). Como regra geral, as soluções que eles oferecem devem ser inovadoras, únicas, para pessoas e meio ambiente.

Custo-eficácia também é uma consideração enorme. Todos estes são desafios para a sustentabilidade das empresas sociais, mas os que são capazes de dimensiona-los, são capazes também de criar um enorme impacto! São as empresas que entregam vantagens para a sociedade, as pessoas e o meio ambiente.

As empresas sociais são benéficas para as populações de baixa renda, geralmente fornecendo-lhes meios de subsistência.

Como as empresas sociais não funcionam normalmente com as mesmas configurações corporativas ou como as empresas privadas funcionam, elas oferecem um ambiente de trabalho flexível, que é do agrado de muitos grupos de pessoas.

Este emprego pode ser de curto e longo prazo, ou pode ser especialmente direcionado para um grupo de trabalho específico ou uma comunidade geográfica ou para pessoas com deficiência.

Vantagens para a empresa

Há vantagens específicas para o empreendedorismo social, como:

Os empreendedores sociais acham mais fácil levantar capital. Existem enormes incentivos e esquemas de governo para este propósito. Como a indústria de investimentos aqui é ética, é mais fácil levantar capital abaixo das taxas de mercado.

Marketing e promoção para essas organizações também é muito fácil. Como um problema social está sendo resolvido, é mais fácil atrair a atenção das pessoas e da mídia. O grau de publicidade geralmente depende do grau de exclusividade da solução.

É mais fácil obter apoio de indivíduos com ideias semelhantes, uma vez que existe um lado social para a empresa. Também é mais fácil contratar pessoas com salários mais baixos do que em comparação a outras empresas.

Vantagens para o ambiente

Da mesma forma, existem vantagens que são específicas para o ambiente, a sociedade e as pessoas envolvidas. Alguns deles são:

Serviços em qualquer seção que podem ser oferecidos são personalizados melhor para atender às necessidades do indivíduo ou o problema. Isso também é projetado em harmonia com todos os outros sistemas, como o ambiente, a sociedade ou o povo.

A rentabilidade é outra vantagem de uma empresa social. As soluções oferecidas por essas organizações na forma de produtos ou serviços são razoáveis ​​em comparação com o mesmo serviço prestado por uma organização com fins lucrativos.

Não é de admirar que as comodidades básicas, como saúde, educação, etc., tenham se tornado muito acessíveis para as pessoas em todo o mundo com a ajuda dessas instituições. O microcrédito, por exemplo, hoje atende não aos pobres, mas aos mais pobres!

Empreendedorismo no Brasil

Somos um país de empreendedores de sucesso. Isso não é um achismo e sim um fato. De acordo com uma pesquisa feita pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em 2016, 48 milhões de pessoas fazem parte do cenário de empreendedorismo no Brasil.

Os dados da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), que também contou com a parceria do Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), mostram que 36% dos trabalhadores brasileiros entre 18 e 64 anos são donos do seu próprio negócio.

Caso você faça parte desse grupo, vale a pena ler este artigo até o final, para se contextualizar sobre a história do empreendedorismo e se inspirar. Quando acabar a leitura, com certeza, estará mais motivado para ter muito sucesso em seus projetos.

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Geração de Valor Como Prioridade

Embora seja admirável construir um negócio de sucesso de qualquer tipo, alguns empreendedores fazem mais do que apenas lucrar com os frutos de seu trabalho.

Alguns realmente ajudam os outros, trazendo recursos, oportunidades, treinamento e outros ativos para aqueles que mais precisam deles.

Esses empreendedores sociais usam seu know-how e conhecimento de negócios para tornar o mundo um lugar melhor, combinando um modelo de negócio tradicional com uma missão social urgente de maneiras que vêm ajudando a fazer grandes mudanças em lugares ao redor do mundo há décadas.

Para ser um empreendedor social, você deve gerar valor para a sociedade em primeiro lugar. É dessa forma que você vai atrair seu público, parceiros e oportunidades. Não é por acaso que várias iniciativas desse tipo apostam em crenças como:

  • Igualdade social;
  • Geração de renda e empregos;
  • Inclusão;
  • Sustentabilidade;
  • Cultura;
  • Educação.

O ponto em comum entre as iniciativas de empreendedorismo social é que todas elas resolvem algum problema da sociedade. Pode ser um novo destino para o lixo, o melhor aproveitamento da energia, a capacitação de pessoas desempregadas, entre outros.

Na hora de desenvolver produtos e serviços, a maior parte dos empreendedores foca na dor do cliente. Já para os empreendedores sociais essa dor é uma questão social.

É preciso virar a chave e passar a enxergar oportunidades onde outras pessoas só veem problemas. Nosso país é um exemplo de local fértil para essa modalidade de empreendedorismo.

Plano de negócios

Se você pensa que esse tipo de negócio é menos estruturado, você se enganou. Quem deseja empreender socialmente também vai precisar de um plano de negócios, plano de marketing, proposta de valor e estrutura de custos.

E, na verdade, você terá que ir além. O seu negócio será estruturado para contribuir com o mundo de alguma forma. Logo, o planejamento também passa pela definição de indicadores para medir o impacto social.

E ninguém muda o mundo sozinho, seja através de trabalho voluntário, pesquisa científica ou empreendedorismo. Se você realmente tem vontade de fazer a diferença no meio ambiente ou na vida das pessoas, prepare-se para trabalhar em conjunto.

Isso pode significar até mesmo atuar em parceria com seus beneficiários ou consumidores. Se um grupo de pessoas têm um problema, nada mais indicado do que ouvir sugestões e ideias dessas próprias pessoas, não é mesmo?

Esse princípio é tão importante que deveria ser aplicado por todos os empreendedores, não apenas dentro do empreendedorismo social.

Lucro e Vendas Como Agentes de Mudança

Empreendedorismo social não é filantropia, apesar de causar impacto positivo na sociedade. A diferença é que uma empresa social busca o lucro, ou no mínimo a ausência de prejuízo.

Uma organização desse tipo compete normalmente no mercado e não depende de doações ou trabalho voluntário para se sustentar.

Em um negócio social, a própria venda do produto ou serviço é um agente de mudança capaz de transformar a sociedade. Ou seja, o produto não é algo complementar, e sim o foco da empresa.

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