O estudo de mercado consiste em coletar sistematicamente dados sobre pessoas ou empresas – um mercado – e depois analisá-los para entender melhor o que esse grupo de pessoas precisa.
Os resultados do estudo de mercado, que geralmente são resumidos em um relatório, são usados para ajudar os empresários a tomar decisões mais informadas sobre as estratégias, as operações e a base de clientes em potencial da empresa.
Compreender as mudanças na indústria, as mudanças nas necessidades e preferências dos consumidores e as tendências legislativas, entre outras coisas, podem moldar onde uma empresa escolhe concentrar seus esforços e recursos. Esse é o valor do estudo de mercado.
Ou seja, se sua pesquisa lhe disser que os cientistas criaram recentemente um novo tipo de tecido que ajudou o usuário a perder peso apenas colocando-o, por exemplo, sua loja de roupas de varejo pode querer ajustar seu plano de compras para testar designs usando esse novo tecido .
O estudo de mercado pode ajudar as empresas a operar com mais eficiência e comercializar com mais eficiência.
Tipos de estudo de mercado
Embora haja uma série de ferramentas de estudo de mercado que você pode usar, existem apenas dois tipos de dados de estudo de mercado:
- Primária
Os dados primários são informações em primeira mão coletados por você ou com a ajuda de uma empresa de estudo de mercado, de fontes originais. Você controla o processo de A a Z.
- Secundário
Os dados secundários são informações públicas pré-existentes, que estão disponíveis publicamente on-line ou off-line.
Você pode analisar os dados de novas maneiras, mas as informações estão disponíveis para um grande número de pessoas.
Esses dados podem ser publicados em jornais, relatórios, periódicos e assim por diante, ou informações disponíveis gratuitamente on-line.
A desvantagem aqui é que todos têm acesso a essas mesmas informações e você não tem controle sobre os métodos de coleta. Usando dados primários ou secundários, existem dois tipos de estudos de pesquisa:
- Exploratório
Estudos exploratórios de mercado reúnem muitos dados abertos de muitas pessoas para melhor entender um problema ou oportunidade.
O objetivo é reunir percepções e opiniões sobre um problema, para que sua empresa possa decidir como resolvê-lo. Mas primeiro você precisa entender como seu mercado vê o problema.
- Específico
Depois de entender os problemas maiores do mercado, ou oportunidades, você pode usar perguntas específicas para coletar informações que possam levar a um novo produto ou serviço.
As empresas de estudo de mercado costumam usar perguntas específicas para coletar feedback sobre uma nova campanha publicitária ou refinar um novo produto planejado.
Os tipos de informações coletadas por meio de fontes primárias e secundárias podem ser qualitativos ou quantitativos.
As informações qualitativas ajudam você a entender melhor como as pessoas se sentem em relação a determinados tópicos, o que pensam e como / por que fazem as escolhas que fazem.
As melhores fontes para coletar informações qualitativas incluem entrevistas em profundidade, grupos focais e observações diretas.
A informação quantitativa é baseada em estatísticas e tende a ser mais estruturada. Os questionários e inquéritos enquadram-se neste tipo de informação.
Ferramentas Primárias de Estudo de Mercado
Embora o estudo primária seja mais demorado e caro, às vezes é a única maneira de obter as informações de que você precisa. As ferramentas de estudo primário mais comuns são:
- Pesquisas
Fazer uma série de perguntas aos clientes para entender melhor como eles se sentem sobre os recursos de um produto ou sobre a experiência que tiveram durante sua estada no hotel, por exemplo, são dois possíveis usos de uma pesquisa.
Os estudos consistem em uma lista de perguntas que podem ser compartilhadas com um indivíduo por telefone, pessoalmente, em um cartão ou papel ou on-line usando um software de pesquisa.
Pesquisas podem ser conduzidas via telefone, pessoalmente, em papel ou usando um software de pesquisa online.
- Grupos de foco
Reunir grupos de pessoas com uma característica comum, como idade, hobby ou hábitos de compra, para entender melhor seus gostos e desgostos é um grupo focal.
Grupos focais normalmente consistem em 8-12 pessoas com um moderador que faz perguntas para o grupo discutir. Eles são uma maneira útil de obter feedback sobre um novo produto, novos recursos ou uma nova campanha publicitária.
- Observação
Envolve assistir ou filmar como os consumidores interagem com um produto ou serviço em um ambiente natural.
Embora seja um método demorado, tem a vantagem de fornecer informações imparciais, já que os consumidores não estão sob nenhuma pressão e estão se comportando naturalmente.
- Entrevistas em profundidade
Outra técnica de estudo de mercado é a entrevista cara a cara com um indivíduo, durante a qual são feitas perguntas para entender melhor as preferências de produto dessa pessoa.
Ferramentas Secundárias de Estudo de Mercado
Ao realizar um estudo de mercado para entender melhor as tendências do setor e as mudanças mais amplas, a pesquisa secundária é geralmente um bom lugar para começar. Algumas das fontes mais úteis incluem:
- Associações industriais e grupos comerciais – a maioria das associações publica perspectivas anuais;
- Revistas especializadas em seu setor;
- Relatórios governamentais – como o censo ou resultados anuais de aquisições federais;
- Analistas do setor – esses indivíduos monitoram o desempenho de empresas públicas em seu espaço;
- Professores universitários – veja quais relatórios de pesquisa eles publicaram;
- Websites – embora a Wikipédia não seja uma fonte confiável, pode haver outras pessoas que levem você a fontes e relatórios confiáveis;
- Sites e materiais concorrentes – para convencer clientes em potencial a comprar deles, eles podem compartilhar estatísticas e relatórios úteis;
Razões Para Fazer Estudo de Mercado
Todos os profissionais de marketing concordarão que estudo de mercado é importante. A pesquisa de mercado é essencial para você e para o sucesso a longo prazo de sua marca.
O estudo manterá sua marca à tona, enquanto as empresas que não conseguirem tornar a pesquisa uma prioridade alta se afogarão.
O estudo de mercado deve ser colocado no topo da sua lista de prioridades pelas principais razões a seguir:
Para saber melhor o que você vai fazer
Muito genérico soa. Mas é a primeira coisa que revela o significado de fazer um estudo. Disparando no escuro, você pode acertar no alvo uma vez, mas nunca mais.
A pesquisa de mercado é parte integrante de praticamente todas as decisões de negócios, seja adquirindo novos fornecedores, desenvolvendo sua linha de serviços / produtos, pesquisando novos mercados e potenciais novos setores de clientes.
O processo de pesquisa de mercado pode esclarecer inúmeras consultas e oferecer uma abordagem em primeira mão para avançar em seus negócios.
Em outras palavras, você reunirá informações de mercado volumosas que ajudarão a analisar todas as suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.
Melhorar a percepção do cliente-alvo
Os clientes-alvo podem ser clientes atuais ou potenciais. Um bom estudo de mercado pode esclarecer dúvidas sobre a possível identificação do cliente, como idade, sexo, localização, etc.
Além disso, uma análise profunda dos clientes fiéis abrirá portas para o que mais sua empresa precisa fazer e produtos melhores para mantê-los.
Encontrar o padrão de comportamento do cliente
Este ponto é uma extensão do anterior. Na verdade, é uma pesquisa avançada que pode oferecer profundidade substancial de requisitos por parte dos clientes.
Com ferramentas de software o padrão comportamental dos clientes pode ser entendido. E uma vez que esse padrão é rastreado, produtos muito mais refinados e personalizados podem ser moldados para seus clientes.
Analisar o concorrente
O famoso filósofo Sun Tzu disse certa vez: “Conheça seu inimigo e conheça a si mesmo; em cem batalhas, você nunca será derrotado ”.
O monopólio não existe mais na era atual. Em todo negócio seja pequeno ou grande, há uma competição feroz por toda parte. Pesquisas no mercado e em seus concorrentes podem desbloquear estratégias e ajudá-lo a aumentar seu crescimento em relação a seus concorrentes ou a superá-los.
O mais importante é que sempre permitirá que sua empresa aprimore e continue melhorando a qualidade de seus produtos e serviços.
Segmentação detalhada
Uma vez atingidas as metas acima, uma segmentação e posicionamentos adequados e completos podem ser implementados.
Um estudo de mercado robusto sobre segmentação baseada em localização ou demografia pode fazer maravilhas ao avançar com o plano de negócios.
Na próxima etapa, reduz a sobrecarga de segmentação e restringe a base ideal de clientes. Finalmente, posicionar um produto na mente do cliente torna-se uma caminhada muito mais acessível com a pesquisa de mercado.
Estudo de mercado centra o seu negócio nos seus consumidores
Todos nós somos atingidos por políticas internas, agendas e prioridades da marca. No entanto, alguns dos melhores conselhos que se pode dar é lembrar que seu cliente é sempre seu chefe, mesmo acima do CEO da empresa.
Você precisa manter as linhas de comunicação abertas com seu chefe por meio de pesquisa. Trabalhe duro para entender e atender continuamente e / ou exceder as necessidades dos consumidores e clientes.
Mesmo que você adquira os produtos da sua empresa, você não é seu consumidor e, portanto, é essencial se concentrar nos consumidores e na perspectiva deles.
Mantém você concentrado
Gerenciar uma empresa exige trabalho árduo de multitarefas. O estudo de mercado, quando usado adequadamente, deve informar o que é mais importante para seus consumidores e ajudá-lo a priorizar e maximizar seu tempo de forma eficaz.
Ele pode indicar ações tanto de curto prazo quanto de longo prazo, ajudando você a se sentir menos desgastado e sobrecarregado no longo prazo.
Ele permite que você busque as oportunidades de crescimento mais lucrativas
Nem sempre sabemos com clareza qual é o caminho certo para expandir os negócios. A pesquisa de mercado pode ajudar a avaliar e quantificar as oportunidades de priorizar as pessoas com maior potencial de receita para sua marca.
Todos nós já ouvimos falar da frase “Adapte-se ou pereça”, e isso vale para nossas empresas e marcas. A realização de estudos regulares com consumidores e clientes nos permite assegurar que estamos constantemente adaptando e evoluindo nossas marcas para atender às necessidades de longo prazo.
Embora o foco na maximização de resultados de curto prazo seja fácil, o foco excessivo no curto prazo limita a longevidade e a relevância de sua marca no futuro. Se você não está acompanhando o consumidor e as interrupções de produto e categoria, alguém o fará.
Melhora seus recursos de tomada de decisão e reduz seu risco
Pesquisas podem fornecer informações detalhadas sobre seu mercado, produto, público-alvo, concorrência e muito mais. Quando você usa uma biblioteca de pesquisa abrangente, pode tomar decisões com maior clareza e confiança.
Ao pesquisar para fazer backup de suas decisões, você pode otimizar suas escolhas de estratégia de negócio e minimizar o risco de falha.
Agilizar a introdução de novos produtos
Sempre que um novo produto é introduzido, muitos fatores, como preço, utilidade e viabilidade, são considerados. E um estudo de mercado precisa deve ser realizado para que a introdução do produto seja executada de forma correta.
Para a colocação de novos produtos no mercado, se a pesquisa não for feita, então esteja preparado para uma estrada difícil pela frente.
Melhores Formas de Utilizar o Estudo de Mercado
Os usos para pesquisa de mercado são vastos. No entanto, existem alguns objetivos críticos que devem ser observados. São eles:
Otimize a estratégia e o posicionamento do negócio
O objetivo de todo dono de negócio é se posicionar de maneira única no mercado antes de sua concorrência. Pesquisas de mercado quantitativas (baseadas em números) e qualitativas (baseadas em conversas) podem ser usadas para identificar onde sua empresa está comparada à concorrência, que métricas você deve acompanhar ao longo do tempo e quais benefícios de marca são mais importantes para seu mercado-alvo.
Identifique ou compreenda melhor o seu mercado-alvo
O estudo de mercado é uma excelente maneira de encontrar o melhor mercado ou alvo demográfico para um produto ou serviço.
Ao concentrar seus esforços nos mercados certos, você pode ver resultados mais rápidos, eficiência aprimorada e maior desempenho geral de suas campanhas de marketing.
Além disso, se sua meta já estiver definida, você poderá usar a pesquisa para entender melhor seu consumidor e desvendar condutores e atitudes de comportamento crítico que informam suas decisões de compra.
Eleve suas mensagens e comunicação
Nossas mensagens devem repercutir em nosso público, seja por meio de publicidade, design de pacote ou website. A pesquisa é uma ótima maneira de testar conceitos e mensagens-chave para avaliar com quais clientes nossos clientes-alvo podem se relacionar.
Inovar com impacto
A inovação é uma parte fundamental do crescimento de qualquer negócio. No entanto, a realização de pesquisas permite que você concentre seus esforços de inovação nas maiores oportunidades de crescimento para você e sua empresa, projete um produto ou serviço com os benefícios e recursos ideais e concentre-se nas ideias ou conceitos que atendem aos desejos de seus clientes, necessidades e interesses.
Avalie sua categoria e competição
Se você é um pequeno negócio local ou uma empresa multinacional, entender sua concorrência e categoria é uma parte crucial de dominar o mercado.
O estudo de mercado pode ajudar a revelar aspectos importantes dos produtos, serviços, estratégias de marketing e público-alvo dos concorrentes.
Usar essas informações em suas próprias campanhas pode ajudar a liderar o mercado sobre sua concorrência e agregar valor ao seu negócio ou marca.
Além disso, o monitoramento regular de sua categoria e as possíveis grandes mudanças na indústria permitirão que você fique à frente do jogo e prepare sua marca para se adaptar e inovar.
No mercado global moderno, o estudo de mercado não é apenas útil. É essencial para o sucesso. Coloque-o no topo da sua lista de tarefas e não se esqueça de definir seus objetivos de pesquisa para obter os melhores resultados.
Dicas Para Vencer a Concorrência
Sun Tzu, estrategista militar: Subjugue o inimigo sem lutar.
- Posicione seu negócio
- Capture seus mercados
- Elimine a concorrência sem que eles saibam
- Vá em frente!
Mas como fazer isso?
Fique um passo à frente da concorrência
Tenha uma compreensão holística do seu negócio. Investigue o ambiente em que você está trabalhando, incluindo os concorrentes. Entenda seus pontos fortes e fracos.
Use as ferramentas on-line disponíveis para penetrar no mercado, como o Google Trends e o Google Analytics para ajudar a determinar as estratégias on-line. Aplique técnicas de SEO e invista muito na sua reputação digital. Ao fazê-lo, você será capaz de impedir a concorrência.
Prepare um plano estratégico
Seu conhecimento do terreno dos negócios e da concorrência é importante para determinar como capturar seu mercado. Use essa inteligência de negócios para formular um plano vitorioso. Mapeie os pontos fortes e fracos do concorrente para derrubá-los.
Anote todos os desafios que enfrenta, crie cenários e produza planos detalhados sobre como superar cada um deles. Crie um roteiro para impulsioná-lo ao topo. Tenha um plano A e vários backups. Nota: seja cuidadoso e pronto para qualquer eventualidade.
Aproveite todas as oportunidades
Se você preparar um plano bem pensado, será capaz de prever eventos futuros. Aproveite todas as oportunidades possíveis que se abrirão para você. Se não houver, crie você mesmo essas oportunidades.
Vasculhe sites para verificar as opiniões dos clientes. Use as informações para fortalecer seus negócios e melhorar a qualidade de seus produtos e serviços. Verifique revisões negativas e se certifique de que seu negócio não cometa os mesmos erros.
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