Ética Profissional | Código De Conduta Das Organizações15 min read


A ética profissional pode ser entendida como medidas profissionalmente reconhecidas de conduta individual e empresarial, valores e princípios orientadores.

A ética profissional nada mais é do que um código de conduta aplicável a diferentes profissões e é estabelecida pelos membros especialistas de tal profissão ou organizações profissionais.

A filosofia subjacente de ter ética profissional é fazer com que as pessoas que atuam nesses trabalhos sigam a conduta ética sólida e uniforme.

Juramento de Hipócrates realizado por estudantes de medicina é um exemplo de ética profissional que é respeitado até hoje.

Alguns dos componentes importantes da ética profissional que as organizações necessariamente incluem em seu código de conduta são integridade, honestidade, transparência, respeito ao trabalho, confidencialidade, objetividade, etc.

A ética é muitas vezes confundida com a moral, mas existem diferenças fundamentais entre os dois. A moralidade é algo que define a diferença entre a bondade ou a maldade de uma coisa ou a correção e o erro de uma coisa em particular e a viver de acordo com isso.

Por outro lado, a ética é uma espécie de filosofia de como essa moralidade guia o comportamento individual e grupal. A moral, quando violada, não é punível por lei, ao passo que a ética, uma vez violada, é punida pelo corpo estatutário de tal profissão. Da mesma forma, a moral não é aplicada, mas a ética é aplicada.

A ética profissional é fundamental para qualquer profissão ou negócio. As organizações esforçam-se incessantemente pela busca de seus objetivos e metas e, ao mesmo tempo, aproveitam os colaboradores para desenvolver suas altas habilidades.

Neste curso, a adesão à alta ética profissional dos representantes pode ser particularmente contribuinte para as realizações surpreendentes dos objetivos de negócios que são apresentados, organizados e propostos.

ética profissional

A diferença entre ética pessoal e ética profissional

Ética e valores são o que nos tornam seres humanos. A fim de levar uma vida significativa, algum código de conduta deve ser estabelecido e seguido honestamente.

Isto deve acontecer mesmo que seja praticamente impossível alcançar essa perfeição, entre a erosão de valores, moral e integridade.

As pessoas muitas vezes confundem a ética com as decisões que giram em torno de sua consciência. Entretanto, não é assim.

Ética profissional, seguida no local de trabalho, está relacionada a como você segue religiosamente o protocolo estabelecido pela empresa.

Pode haver situações em que os dois casos coincidam, mas na maioria das vezes, eles são diferentes, e isso deve ser claramente entendido. A comparação de ética pessoal versus ética profissional descrita abaixo explicará a diferença entre os dois.

Ética Pessoal

Estes envolvem sua moral e valores. Eles são instilados geralmente, durante a infância, por seus pais, familiares e amigos.

Eles se relacionam com seus princípios profundamente enraizados e como você os segue religiosamente determina o tipo de pessoa que você é.

A natureza de sua ética pessoal depende de seus princípios terem um efeito otimista sobre as pessoas ao seu redor, ou seja, sua adesão estrita aos seus princípios não deve interferir de forma negativa na vida de outra pessoa.

Um impacto negativo na sociedade, devido aos seus princípios, viola a razão pela qual você os está seguindo.

Exemplos de ética pessoal

  • Eu sempre falarei a verdade

Isso é algo que você teria sido ensinado por seus pais e professores desde que você começou a entender o mundo. Quando você crescer, esse pensamento estaria enraizado em seu sistema.

Seguir este princípio fará com que você se sinta satisfeito e feliz, e caso enfrente um dilema no qual precisa comprometer sua honestidade, o resultado pode fazer com que você se sinta doente e com remorso.

  • Eu vou respeitar todos aqueles que são mais velhos

Seguir isso invariavelmente fará de você um ser humano paciente e respeitoso, mas você pode ter que se comprometer se alguém estiver tirando proveito de sua sinceridade e humildade.

  • Eu nunca vou machucar ninguém propositalmente

Isso ajudará a aprimorar o modo como você fala e se comporta com sua família e amigos. Você pensará duas vezes antes de machucar desnecessariamente alguém com suas palavras ou ações.

Se você fizer isso, você não hesitará em se desculpar depois. Seguir este princípio fará com que você seja humilde, o que é uma qualidade essencial em nossas vidas.

  • Eu vou manter uma atitude de carinho para com todos

Isso evocará sua compaixão. Às vezes pode ser difícil cuidar de pessoas que foram grosseiras com você no passado, mas se você começar a reagir da mesma maneira, apenas para ser vingativo, de que adianta você estabelecer esse princípio para si mesmo?

Assim, essa ética é um teste rigoroso de sua paciência. Sua atitude de cuidado até mesmo com seus oponentes irá vencê-los um dia.

Ética profissional

Estes valores envolvem um código restrito de conduta estabelecido no local de trabalho. Sua ética aqui envolve adesão às regras e regulamentos.

O não cumprimento de tais regras pode arriscar sua reputação, pois seu comportamento será imediatamente relatado como insolente e pouco profissional.

Suas opiniões pessoais e preocupações sobre qualquer assunto não serão de muita ajuda em um ambiente corporativo. Quão bem você segue o protocolo da empresa é o que importa aqui.

Exemplos de ética profissional

Como isso é algo que a organização vai expor, os princípios variam de uma para outra. Alguns exemplos generalizados podem ser sugeridos, como:

  • Pontualidade

Nenhuma empresa irá tolerar colaboradores que não são pontuais – no que diz respeito a chegar ao trabalho, enviar seu trabalho, cumprir prazos, etc.

Você não pode entrar e sair como quiser, você precisa cumprir as regras. Esta é uma qualidade que pode ser incluída como uma ética pessoal também, e as pessoas que seguem isso em suas vidas pessoais também acharão conveniente seguir no local de trabalho.

  • Gerenciamento de tempo

Não lamente se você é atribuído com trabalho extra. Gerenciamento de tempo é crucial para subir a escada corporativa. Aprenda a arte de gerenciar o trabalho em menos tempo e você será um excelente exemplo para seus colegas.

Sua capacidade será determinada pela qualidade do trabalho, não pela quantidade. Antes de começar, planeje o dia seguinte. Aprenda técnicas eficientes de gerenciamento de tempo.

  • Sem fofoca

Esta é uma regra importante que todos devem seguir. Seu local de trabalho não é um lugar para fofocar, especialmente sobre seu chefe ou colegas ou mesmo ex-colegas.

Se você for pego fazendo o mesmo, isso refletirá muito mal em sua personalidade. Nenhuma atitude sua de boa vontade passada será levada em conta. Você será imediatamente marcado como um fofoqueiro ou um dissidente que não pode manter sua boca fechada.

Aprenda a se comunicar de forma adequada e eficaz. Um pequeno erro pode levá-lo ao ralo, e se você trabalha em uma organização altamente regulada, você também poderá estar desocupando sua mesa.

  • Proteja a privacidade da empresa

Algumas organizações até pedem a seus possíveis colaboradores que assinem um documento legal que os impeça de discutir trabalho fora das instalações da empresa.

Portanto, de preferência, mantenha esta política, não discuta seus projetos ou contratos fora do escritório, e se fizer isso, certifique-se de ter permissão prévia e não revele muito também em qualquer caso.

Essa regra é ainda mais rigorosa com advogados e psiquiatras, uma vez que não devem discutir ou divulgar detalhes sobre seus clientes.

Importância da Ética na Vida Profissional

Independentemente da profissão ou do campo de trabalho a que se pertence, a ética é uma parte importante do trabalho.

O sucesso ou os resultados esperados dependem de como os trabalhadores lidam com as situações. Seja eticamente ou sem ética. Se eles são tratados eticamente, as chances são positivas para o crescimento e desenvolvimento.

A boa ética é um requisito fundamental de qualquer profissão. É parte integrante do sucesso do negócio também. Ética é um sistema de princípios morais que regem a conduta apropriada de uma pessoa ou grupo. Manter uma boa ética é ser consistente com os princípios da conduta moral correta constantemente.

A boa ética já é um bom negócio, pois mesmo que não leve a conduzir o negócio propriamente dito, também fornece muitas formas de crescimento e desenvolvimento, deixando uma boa impressão sobre uma organização no mercado.

Uma organização se esforça continuamente para estar em busca de seus objetivos, beneficiando os colaboradores na construção de suas altas competências.

Nessa direção, a adesão a altos padrões éticos desses colaboradores pode ser muito importante para as conquistas dos objetivos de negócios que estão sendo planejados.

A ética refere-se à conduta humana para fazer julgamentos entre o que é certo e o que é errado. Pode ser que existam vários fatores que possam encorajar a adoção de comportamentos antiéticos.

A pessoa certa é aquela que, apesar de enfrentar dilemas éticos, avalia as situações e faz diferenciação entre o que é moralmente bom e ruim a fim de seguir as regras e código de conduta profissional.

ética profissional

10 Regras de Ouro Para a Ética Profissional no Local de Trabalho

Profissionalismo é a conduta, objetivos ou qualidades que caracterizam ou marcam uma profissão ou profissional. Isso implica qualidade de mão de obra ou serviço.

Toda organização sabe que uma reputação profissional é a diferença entre o sucesso e o fracasso e procura manter sua equipe mais profissional.

Profissionalismo é tudo sobre sucesso e influência. Ter uma reputação de excelência e ser considerado alguém que exibe profissionalismo sob quaisquer circunstâncias pode abrir portas para você, seja no local de trabalho ou em sua ambição pessoal.

A seguir estão dez regras de ouro para ser profissional em uma organização:

  • Sempre se esforce pela excelência

Esta é a primeira regra para alcançar a grandeza em qualquer empreendimento que você empreenda. Essa é a qualidade que faz com que você e seu trabalho se destaquem.

Excelência é uma qualidade de serviço que é extraordinariamente boa e, portanto, supera os padrões comuns. Deveria ser um hábito que causasse uma boa impressão em seus chefes e colegas.

  • Seja confiável

Na sociedade atual, a confiança é um problema e qualquer colaborador que demonstre confiabilidade está no caminho certo para o profissionalismo.

A confiabilidade é sobre o cumprimento de uma tarefa designada e como uma extensão – não baixando as expectativas, é confiável quando solicitada a prestar um serviço.

Para ganhar a confiança de seus chefes e colegas, o valor e a integridade devem ser comprovados ao longo do tempo.

  • Ser responsável

Ser responsável assumir as ações que você empreendeu, isto é a responsabilidade por suas ações e suas consequências, sendo elas boas ou más.

  • Seja cortês e respeitoso

A cortesia é ser amável, educado e ter consideração para com os outros. Isso faz com que as interações sociais no local de trabalho corram sem problemas, evitando conflitos e ganhando respeito.

Respeito é um sentimento positivo de estima ou deferência por uma pessoa ou organização. Ela é construído com o tempo e pode ser perdido com uma simples ação imprudente.

São necessárias interações corteses contínuas para manter ou aumentar o respeito original adquirido.

  • Seja honesto, aberto e transparente

A honestidade é uma faceta do caráter moral que conota atributos positivos e virtuosos como veracidade, franqueza de conduta, lealdade, justiça, sinceridade, abertura na comunicação e, geralmente, operar de maneira que os outros possam ver quais ações estão sendo realizadas.

Essa é uma virtude altamente valorizada pelos empregadores e colegas, pois cria confiança e aumenta seu valor pessoal para todos.

  • Seja competente e melhore continuamente

Competência é a capacidade de um indivíduo para fazer um trabalho corretamente, é uma combinação de conhecimentos, habilidades e comportamentos utilizados para melhorar o desempenho.

A competência cresce através da experiência e na medida em que se está disposto a aprender e se adaptar. O autodesenvolvimento contínuo é um pré-requisito para oferecer um serviço profissional em todos os momentos.

  • Seja sempre ético

O comportamento ético é estar agindo dentro de certos códigos morais de acordo com o código de conduta ou regras geralmente aceitas em uma organização. É sempre seguro para um colaborador jogar pelas regras

Essa é sempre a melhor política e, em alguns casos, se o livro de regras é inadequado, agir com uma consciência moral clara é o caminho certo a seguir.

Isso pode causar atrito em algumas organizações, mas as organizações éticas sempre manterão as decisões e ações morais corretas de seus colaboradores.

  • Sempre seja honrado e aja com integridade

A ação honrosa é se comportar de uma maneira que retrata nobreza de alma, magnanimidade e desprezo de maldade, e é derivada de conduta virtuosa e integridade pessoal.

Este é um conceito de totalidade ou completude de caráter, alinhado com certos valores, crenças e princípios, com consistência na ação e no resultado.

  • Seja respeitoso com a confidencialidade

Confidencialidade é respeitar o conjunto de regras ou promessas que o restringem da disseminação posterior e não autorizada de informações.

Ao longo de sua carreira, as informações serão repassadas a você com confiança – seja da organização ou de colegas – e é importante ser fiel a essas confidências.

Agindo dessa forma você conquista o respeito daqueles que confiam em você e aumenta sua influência dentro da organização.

  • Defina bons exemplos

Aplicar as regras acima ajuda a melhorar seu profissionalismo dentro de sua organização, mas não é completo até que você tenha um impacto sobre aqueles que estão por perto e abaixo de você.

Você deve mostrar e liderar pelo bom exemplo. Ser um profissional é viver um exemplo de vida dentro e fora da organização.

A ética profissional é altamente valorizada por todas as organizações e o profissional que tem como base a ética na sua conduta dificilmente ficará fora do mercado.

Existem outras tantas regras para serem aplicadas como ética profissional, mas se você levar em conta estes dez exemplos, já estará no caminho certo para conquistar uma carreira próspera e de muito sucesso.

Valores, Moral e Ética

Vamos entender um pouco mais a respeito dessas expressões.

O que é valor?

De acordo com o dicionário, os valores são “coisas que têm um valor intrínseco em utilidade ou importância para o possuidor”, ou “princípios, padrões ou qualidades consideradas válidas ou desejáveis”.

No entanto, é importante notar que, embora possamos tender para pensar em um valor como algo bom, virtualmente todos os valores são moralmente relativos – neutros, na verdade – até que sejam qualificados perguntando-se “Como é bom?” ou “Bom para quem?”

O “bom” pode às vezes ser apenas uma questão de opinião ou gosto, ou impulsionado pela cultura, religião, hábito, circunstância ou ambiente, etc.

Novamente, quase todos os valores são relativos. A exceção, claro, é o valor da vida. A vida é um valor universal e objetivo.

Todos nós damos valor à vida, ou não estaríamos vivos. A vida é também um valor duplo – valorizamos a nossa própria vida e a vida dos outros.

ética profissional

O que é moral?

Valores morais são valores relativos que protegem a vida e respeitam o valor dual da vida de si e dos outros. Os grandes valores morais, como verdade, liberdade, caridade, etc., têm uma coisa em comum.

Quando eles estão funcionando corretamente, eles estão protegendo a vida ou melhorando a vida de todos. Mas eles ainda são valores relativos.

Nossos valores morais relativos devem ser constantemente examinados para garantir que eles estejam sempre desempenhando sua missão de proteção à vida.

Algumas vezes esses valores podem ser distorcidos, mal empregados. Por exemplo, os valores centrais do Corpo de Fuzileiros Navais, são: “honra, coragem e comprometimento”.

Esses valores também precisam ser examinados constantemente, pois a coragem pode se tornar um martírio tolo, o comprometimento pode tornar-se fanatismo irracional, a honra pode tornar-se justiça própria, presunção e desrespeito pelos outros.

O que é ética?

Uma pessoa que conhece a diferença entre certo e errado e escolhe certo é moral. Uma pessoa cuja moralidade é refletida em sua disposição de fazer a coisa certa – mesmo que seja difícil ou perigosa – é ética.

Ética são valores morais em ação. Ser id é um imperativo porque a moralidade protege a vida e respeita os outros – todos os outros.

É um estilo de vida que é consistente com os valores universais da humanidade, que a pessoa efetivamente aplica em qualquer situação da sua vida.

Simplificado ao máximo, vamos usar o relacionamento afetivo como exemplo.

Valor: os parceiros têm consciência que devem respeitar um ao outro.

Ética: os parceiros podem até estarem inclinados a uma traição, mas não traem.

Moral: traição é uma expressão que não existe em seus vocabulários.

 

Ética Profissional | Código De Conduta Das Organizações15 min read
Qual pontuação você daria?


E-book Grátis

Descubra os 10 passos infalíveis para uma Avaliação de Desempenho Perfeita.

Informe seu e-mail ao lado

100% livre de spam.