Por que o processo de Avaliação de Desempenho de sua empresa pode fracassar?3 min read


dúvida

Recentemente eu estava conversando com um amigo sobre sua Avaliação de Desempenho anual, que tinha sido adiada por um tempo e meu amigo estava ficando nervoso, pois o atraso seria uma perspectiva ruim para sua carreira ou poderia significar ainda que seu cargo na empresa estava em perigo. Com a recessão que estamos vivendo, não podemos culpá-lo por pensar assim, não é mesmo?

Contudo, o atraso tinha um motivo um pouco mais simples: como a empresa havia crescido no último ano e contratado mais colaborador, os gestores demoraram um pouco mais para organizar a Avaliação de Desempenho, e isso tudo teve que ser feito em paralelo aos trabalhos diários da empresa.

Quando a avaliação de meu amigo finalmente veio, ele ficou desapontado com o resultado. Apesar de ter recebido um aumento salarial pelo seu bom desempenho anual, ele considerou o feedback vago, e que houve pouca contribuição em termos de sugestões para a melhoria de seu desempenho e evolução de sua carreira.

Em um ano, onde se você assume que os colaboradores trabalham 5 dias por semana e incluem 14 dias de folga, que são inclusive de licença médica, licença casual e feriados oficiais, você é deixado com um número redondo de 226 dias de trabalho. Em cada um desses 226 dias, um colaborador fez algo relevante o suficiente para merecer um feedback positivo. Assim também como deve haver coisas ruins que também precisam de uma conversa ou orientação.

Assim, parece impossível para condensar a pena de um ano de trabalho em uma reunião que não dura mais de 30 minutos, mas acontece frequentemente. E mais frequentemente ainda acontece que a reunião acaba sendo uma semelhante a uma rua de mão única, ou seja, a comunicação é unidirecional e a maioria dos colaboradores não pode responder adequadamente ao feedback que recebem.

E não são apenas os colaboradores que ficam infelizes com o processo. Os gerentes também ficam insatisfeitos.

Imagine que você quer dar a seus colaboradores um feedback, mas você não pode porque você está pressionado pelo tempo ou porque o processo de desempenho anual da sua organização é uma porcaria.

  • Avaliações de Desempenho também devem beneficiar os gestores

Idealmente, as Avaliações de Desempenho devem ser úteis, não só para o empregado, mas também para os gestores.

Mas da forma que maioria das organizações tende a executá-la, o processo acaba causando desengajamento em ambas as partes envolvidas.

Devemos tomar nota de uma coisa: a força de trabalho está em constante evolução, sendo uma grande parte composta por uma geração que cresceu com a internet e com os avanços tecnológicos. Assim, é de se esperar que essa geração espere por um processo de Avaliação de Desempenho mais moderno, que seja mais fácil de manusear e onde o feedback possa ser dado constantemente ao longo do ano.

Por isso, é preciso que se busque sempre adequar o sistema de Avaliação de Desempenho com as necessidades da empresa e características de seus colaboradores.

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