Qualidade de vida no trabalho: como convencer o chefe a investir?6 min read


Manager and secretary working in the office

A insatisfação na qualidade de vida no trabalho pode gerar sérios prejuízos a uma empresa se não for bem administrada.  Melhorar essa situação seria a solução, mas aí vem o grande obstáculo dos gestores:

 Em tempos de crise, como convencer o diretor a investir na qualidade de vida e satisfação da equipe de trabalho?

Fizemos um passo a passo eficaz para lhe ajudar na tarefa de convencer seu chefe.

  1. Observe e identifique os problemas

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Uma das causas mais frequentes de se ouvir um sonoro “Não” após solicitar recursos para um investimento é ir até o chefe sem ter um trabalho prévio de pesquisa, onde os problemas que precisam ser solucionados estão identificados, mas não as suas soluções.

Isto será a base de sua argumentação. Por isso, ela precisa ser bem construída e analisada. A identificação do problema pode ser feita a partir de:

  • Conversas formais e informais;
  • Observação do participante;
  • Aplicação de avaliações com pequenos questionários;
  • A partir de Pesquisas de Clima Organizacional.

Escolha a metodologia mais adequada e eficaz para a sua equipe. É possível também combinar técnicas para obter uma visão mais ampla do problema.

É importante que todos os dados coletados sejam organizados e documentados, de forma que estejam à sua mão na hora de ir dialogar com seu diretor.

  1. Apresente soluções

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Mais importante do que despejar os problemas para seu diretor, é elaborar hipóteses que poderiam solucionar e trazer benefícios para a empresa.

Estude individualmente todos os pontos e busque soluções com base em pesquisas e dados.

Faça estudos aprofundados s e levantamentos de preços para quando chegar ao diretor dispor de todas as informações necessárias.

Exponha soluções que sejam adequadas à realidade da empresa. Tenha foco e não chegue ao seu chefe apresentando ideias mirabolantes e intangíveis.

Para isso, busque exemplos em outras empresas que implantaram soluções simples com sucesso.

Exemplos de soluções para melhorar a qualidade de vida do empregado:

  • Programas internos que priorizem a saúde;
  • Estimulo às atividades físicas;
  • Convênio com academias que possibilitem descontos e vantagens aos colaboradores;
  • Promoção de campeonatos e atividades de integração;
  • Implantação de um ambiente agradável para o lazer e descanso após o almoço ou intervalo do café;
  • Flexibilização do horário e possibilidade de home office.

Escolha uma (ou mais opções) e faça uma pesquisa aprofundada sobre o tema, incluindo todos os benefícios e o retorno que a empresa poderá ter. Entre eles:

  • A transformação do clima organizacional;
  • Autogestão dos colaboradores, que passam a deter o controle do processo de trabalho;
  • Aumento da motivação e engajamento;
  • Ganho em produtividade.
  1. Apresente dados concretos

Pesquise estudos recentes, tanto em sites nacionais quanto internacionais, acerca da importância do investimento em qualidade de vida nas empresas, no que diz respeito ao aumento da produtividade e dos lucros.

Essas pesquisas darão credibilidade à sua argumentação, pois são provindas de institutos renomados.

Sempre procure exemplos próximos à realidade e segmento se sua empresa. Veja como fazer a sua argumentação ter credibilidade perante o chefe:

  1. Faça adaptações em seu discurso de acordo com as necessidades de sua empresa;
  1. Enquadre a ideia de acordo com as prioridades da empresa e os benefícios em curto, médio e longo prazo;
  1. Controle suas emoções para não parecer exaltado demais. Busque ser confiante e convincente no que está expondo;
  1. Escolha o melhor momento de agir. Isto é, monitore o clima organizacional e escolha um momento mais favorável para falar com seu superior;
  1. Defina qual será o melhor modo de abordar o tema, isto é, de forma mais formal ou informal, a partir de relatório, de gráficos, em uma reunião ou em uma conversa e por aí vai. Mostre ao seu diretor que você realmente se preparou para expor suas ideias;
  1. Busque ajuda em sua equipe, ou seja, compartilhe sua ideia com outros profissionais que possam lhe ajudar e apoiar em seu projeto.
  1. Seja proativo

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Após construir sua argumentação sólida, mostre a seu chefe que você tem atitude e não fica somente na teoria. Seja proativo!

Ser proativo é conseguir  antever os problemas e as consequências trazidas por eles.

Pessoas com essas características tomam atitude e se mostram de confiança para seus pares e subordinados.

Contudo, todas as ações devem ser embasadas em pesquisas, análises e estudos. Ter atitude é diferente de ser impulsivo.

O chefe negou sua proposta? Saiba o que fazer

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Você se esforçou, fez pesquisas, estudou a fundo a situação da empresa, mas mesmo assim sua proposta foi negada pelo diretor que achou que investir na qualidade de vida dos colaboradores não é prioridade no momento.

É claro que você irá ficar desanimado, mas tenha em mente que as negativas fazem parte da negociação e servem para o aprendizado.

Analise onde errou e tente melhorar seu projeto o tanto quanto possível. Após alguns meses, tente de novo, sempre buscando aplicar melhorias em seu projeto.

Contudo, tome cuidado para não ficar o tempo todo batendo na mesma tecla e saiba seu limite de tentar.

Busque apoios para sua empreitada e, se ela trouxer benefícios reais para a empresa, dificilmente será recusada.

Uma dica importante, é você planejar todo um projeto para melhorar a qualidade de vida na empresa, no entanto, apresentar por partes!

Por exemplo, se você pensa realizar workshops  de liderança na empresa, tanto para treinar quanto motivar os gestores, uma forma de convencer, seria importante que antes você aplicasse a Avaliação de Desempenho e, a partir dos resultados, apresentar dados concretos, como por exemplo, que talvez os colaboradores não estão satisfeitos com o gestores e os mesmos não estão sabendo lidar com a situação!

Com esses resultados em mãos e você já sugerindo os Workshops como solução, é bem provável que sua ideia seja aceita!

Esse foi apenas um exemplo, mas o grande segredo, é ir por partes focando no objetivo final!

O máximo que pode acontecer, é você receber um não, no entanto, caso seja aprovado, você não será apenas uma colaborador na empresa, pois passará a ganhar um destaque como alguém que realmente faz acontecer e traz retorno financeiro para empresa.

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