Relacionamento Interpessoal No Trabalho | Ninguém É Uma Ilha15 min read


Uma associação entre indivíduos trabalhando juntos na mesma organização é chamada de relacionamento interpessoal no trabalho.

Um indivíduo gasta em média nove horas em seu local de trabalho e praticamente não é possível para ele trabalhar sozinho. A interação é necessária.

Pesquisas dizem que a produtividade aumenta quando os indivíduos trabalham em grupos, em comparação a um indivíduo trabalhando sozinho.

relacionamento interpessoal no trabalho

Relacionamento Interpessoal Trabalho

Os seres humanos precisam de companhia quando estão felizes, com medo, ansiosos ou inseguros e querem comparar seus sentimentos com os dos outros.

Os relacionamentos ajudam as pessoas a confirmar e validar suas ideias e sentimentos, bem como a se valorizarem. Buscamos a companhia uns dos outros.

Esse desejo de contato humano pode ser pensado como uma necessidade em duas frentes: a necessidade de apego e a necessidade de afiliação. Essas são duas necessidades distintas, porém inter-relacionadas.

  • Apego: É a necessidade de formar relacionamentos próximos especiais.
  • Afiliação: É a necessidade de estar com outras pessoas em geral – um sentimento de pertencer a um grupo maior.

As relações interpessoais exigem um bom esforço dos colaboradores para nutrir e manter. Um relacionamento interpessoal no trabalho que seja saudável proporciona mais alegria e satisfação.

Essa associação pode variar de passageira a duradoura. Ela pode ser baseada em inferência, afeto, solidariedade, interações regulares ou algum outro tipo de compromisso social. As relações interpessoais são formadas no contexto de influências sociais, culturais entre outras.

A comunicação adequada, a compreensão e os esforços mútuos são a base obrigatória de qualquer relacionamento para sustentar e crescer, e o mesmo acontece com o relacionamento interpessoal no trabalho.

Há uma competição acirrada que você enfrentará em todo e qualquer campo. Com as expectativas do mercado e os critérios de crescimento e desenvolvimento, não se pode permitir que desvios e obstáculos como o conflito entre os colaboradores surjam na organização.

É essencial ter um ambiente saudável e amigável. Um ambiente repleto de conflitos não só prejudicará sua produção, mas também afetará a qualidade do trabalho do colaborador e sua moral.

Importância do Relacionamento Interpessoal no Trabalho

As habilidades de relacionamento interpessoal referem-se à capacidade de construir uma convivência com indivíduos que têm interesses e objetivos semelhantes aos nossos.

Em um ambiente de trabalho, as habilidades de relacionamento interpessoal nos permitem compartilhar um vínculo especial com nossos colegas, de modo que a confiança e sentimentos positivos sejam mantidos.

As habilidades de relacionamento interpessoal trabalho permitem um melhor entendimento entre os colaboradores, bem como uma comunicação mais eficaz.

A maioria de nós passa grande parte de seu dia exercendo suas atividades profissionais. É irracional acreditar que podemos trabalhar sozinhos. Então, é critério de sucesso manter relações saudáveis no trabalho, favorecendo um ambiente amigável.

Por que os Relacionamentos Interpessoais são Importantes?

A importância das relações interpessoais no local de trabalho é evidente a partir dos seguintes benefícios:

  • Maior satisfação dos colaboradores

O ser humano é um animal social. Trabalhar isoladamente torna o indivíduo propenso ao estresse e ele começa a achar seu trabalho monótono.

Portanto, os relacionamentos interpessoais dão aos colaboradores a chance de formar relacionamentos próximos com colegas de trabalho, desenvolvendo neles um sentimento de alegria e satisfação.

  • Melhor tomada de decisão

Qualquer tomada de decisão importante dentro de uma organização é baseada em seus colaboradores empenhando-se para encontrar as melhores ideias e estratégias.

No entanto, isso requer uma plataforma tal que todo indivíduo tenha a liberdade e oportunidade igual de expressar seus pontos de vista e opiniões.

Essa comunicação eficaz é melhor possível quando os colaboradores têm associações estreitas entre si, o que permite uma melhor comunicação, bem como um feedback honesto.

Construindo Relacionamentos Positivos no Trabalho

Construir relacionamentos positivos no local de trabalho é vital para o sucesso na carreira. Relacionamentos podem afetar positivamente ou negativamente sua satisfação com o trabalho, sua capacidade de avançar e obter reconhecimento por suas conquistas.

Quando você constrói um bom relacionamento interpessoal no trabalho, você se sente mais confortável com suas interações e menos intimidado pelos outros. Você sente uma ligação mais próxima com as pessoas com quem passa a maior parte do tempo.

No entanto, para muitas pessoas, a criação de relacionamentos não é natural e nem fácil de fazer. A maioria se recusa a admitir que isso é uma preocupação, porque é um conceito básico e de senso comum.

Algumas pessoas acreditam que já sabem como fazer isso. Não caia nessa armadilha. Todos – até mesmo as personalidades mais extrovertidas e envolventes – podem melhorar suas habilidades nessa área crítica.

As dicas listadas abaixo são para quem quer construir relacionamentos positivos no local de trabalho.
Aplique essas dicas às interações com seu chefe, membros da equipe, gerentes de projeto, gerenciamento sênior, fornecedores, clientes, subordinados diretos e administradores.

Compartilhe mais de si mesmo nas reuniões

Uma das melhores maneiras de construir relacionamentos é deixar que os outros saibam quem você é. Isso pode vir de compartilhar sua experiência, conhecimento e personalidade nas reuniões.

Outras pessoas vão conhecer você, gostar de você ou querer ouvir mais de você. Eles vão lhe encontrar mais acessível e, assim, a chance de construir relacionamentos começa a ocorrer.

Se você tem medo de compartilhar nas reuniões, pense com antecedência no que quer dizer para estar mais preparado.

Fale positivamente sobre as pessoas com quem você trabalha

Adquira o hábito de falar positivamente com os outros e fornecer feedback de qualidade sobre as pessoas que trabalham com eles.

Muitas vezes a informação que é compartilhada, positiva ou negativa, chega até a pessoa que está sendo discutida. As pessoas vão gostar de ouvir que você disse coisas de apoio sobre elas e saberá que você está do lado delas.

Essa atitude vai construir confiança. Tenha cuidado com as fofocas no local de trabalho que são tão comuns e não contribuem para isso.

Melhore Seu Relacionamento Interpessoal no Trabalho Dando Apoio

Ter uma atitude de equipe lhe dá uma grande vantagem competitiva. Pergunte como você pode se envolver com os outros.

Isso formará uma conexão mais próxima, porque você está trabalhando diretamente com outra pessoa para ajudá-la a atingir suas metas.

Eles apreciarão seu apoio e o conhecerão melhor, o que é vital para criar um relacionamento de trabalho mais conectado.

Peça a outros que se envolvam em seus projetos ou atividades

Não tenha medo de pedir ajuda aos outros e colocá-los em seus projetos. Quanto mais eles puderem participar das atividades em que você está trabalhando, melhor irão lhe conhecer.

Escreva notas de agradecimento

Escreva notas de agradecimento às pessoas que estão fazendo um trabalho exemplar, fazendo contribuições positivas e indo além do chamado do dever.

Estas notas podem ser escritas, enviadas via e-mail ou feitas por correio de voz. Envie-os para pessoas acima de você, abaixo de você ou no nível de pares.

Colegas gostam de ser apreciados e irão se sentir mais próximos de você por terem sido reconhecidos pelas suas contribuições.

Inicie conversas fazendo perguntas

Fazer perguntas é uma ótima maneira de você ouvir e deixar a outra pessoa compartilhar. Eles se sentirão mais próximos de você, quando tiverem compartilhado algo sobre si mesmos e perceberem seu interesse no que eles têm a dizer.

Em seguida, compartilhe também algo sobre si para que o relacionamento se torne uma interação bidirecional que pode ajudar a estabelecer um vínculo.

Inicie interações e comunicações repetidas

Uma parte importante para construir relacionamentos é continuar interagindo com a pessoa que você conheceu. À medida que você se conhece melhor, pessoal e profissionalmente, estabeleça uma conexão mais próxima que pode afetar muito sua satisfação.

Participe de atividades fora do ambiente de trabalho

Ao conhecer alguém, você pode encontrar interesses semelhantes que possam justificar uma atividade fora do trabalho.

Isso pode impactar grandemente o relacionamento interpessoal no trabalho, porque você está iniciando o processo de amizade. Um almoço com colegas ou uma saída no final de semana irá desenvolver e ampliar seu círculo de amizades.

Se você é casado, pode visitar outros casais para estabelecer mais conexões no trabalho.

Compartilhar informação

As informações que você compartilha podem estar diretamente relacionadas ao seu trabalho ou podem ser sobre um assunto interessante de modo geral. Você está pensando neles repassando informações ou conteúdo relevantes.

Apresente-se em eventos sociais de trabalho

Eventos sociais como almoços / jantares com colegas, retiros, conferências e festas de fim de ano são bons lugares para interagir em um ambiente informal e construir um relacionamento interpessoal no trabalho de forma positiva.

Construir relacionamentos positivos geralmente fornece maiores recursos para ajudá-lo a realizar seu trabalho e a ser mais eficiente. Você desfrutará de maior satisfação no trabalho … e também das pessoas ao seu redor.

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Você Vive um Relacionamento Interpessoal Negativo no Trabalho? 5 dicas para mudá-lo

Se você ama seu trabalho ou odeia ir ao trabalhar todos os dias, pode depender muito do ambiente ser positivo ou negativo na sua empresa.

Todos nós estivemos na situação em que parecemos estar trabalhando com pessoas disfuncionais e em uma área que é mais tóxica do que um depósito de lixo nuclear.

É frustrante e desgastante e, na maior parte do tempo, você acaba achando que precisará encontrar outro emprego. Mas sempre haverá pessoas negativas em todo lugar que você for.

O truque é aprender como lidar com essas pessoas. Parte da frustração vem de sentir que você é incapaz de fazer qualquer coisa.

Mas você pode alterar esse ambiente, transformando seu relacionamento interpessoal no trabalho fazendo com que você sinta prazer em estar ali, pois a atmosfera é agradável e saudável.

Qual é a sua mentalidade?

Você precisa assumir o compromisso de caminhar com pensamentos positivos e ter alegria pela vida. Não deixe as pessoas negativas lhe derrubarem. É muito fácil ser pego nessa armadilha.

O primeiro passo é estar ciente de seus pensamentos e tentar focar no positivo. Ouça seus pensamentos. Eles são positivos ou negativos?

Se eles forem negativos, tente analisar a situação de um ângulo diferente e torná-los positivos. Isso fica mais fácil com a prática. Além disso, só porque todos ao seu redor estão infelizes, não significa que você precise ser também.

Isso pode ser difícil de fazer, mas definitivamente vale a pena. Se você puder treinar para ser positivo nesses tipos de situações, será capaz de lidar com quase todas as situações que encontrar.

Lembre-se, na maioria das vezes, os ambientes estão todos na forma como você pensa sobre eles. Se você acha que é um lugar horrível de se estar e não há esperança, é exatamente assim que será, pois o bom relacionamento interpessoal no trabalho depende muito da nossa visão.

Se você olhar para isso como uma experiência de aprendizado e um desafio para encontrar soluções significativas, você será capaz de encontrar as respostas.

Você faz parte do problema ou da solução?

A negatividade se espalha rapidamente de uma pessoa para outra. Se você se queixa constantemente aos outros sobre o quanto o ambiente é ruim, então você se torna parte do problema, porque está adicionando combustível a uma situação já deprimente.

Por exemplo, há alguém na sua equipe que o deixa completamente louco? Ele sempre reclama de tudo, não quer que as coisas mudem, constantemente reprime os outros, nunca parece fazer sua parte justa do trabalho, mas está sempre reclamando que estão sobrecarregado. Soa familiar?

Quanto mais você fala sobre essa pessoa para outros membros da sua equipe, as pessoas em sua organização, até mesmo para seus amigos e familiares, você está se tornando como seu colega de trabalho. Pessimista e infeliz.

As coisas pioram e pioram em vez de melhorar. Você se comprometeu com a mesma atitude verbal e mental da pessoa que passa tanto tempo reclamando.

Quanto mais você fala sobre ela, mais poder você está dando a ela e, no final, a pessoa que você mais machuca é você mesmo.

Você está esperando por alguém para consertar a situação?

É fácil cair na armadilha de pensar que seu chefe deve cuidar da situação. Então, você espera que eles façam alguma coisa para mudar negativo relacionamento interpessoal no trabalho. Afinal, eles é que são os responsáveis, certo?

Errado. Lidar com personalidades é um das tarefas mais difíceis com as quais um gerente tem que fazer. Muitos gerentes não entendem por que as pessoas simplesmente não conseguem fazer seu trabalho e por que há muito confronto pessoal.

Eles, muitas vezes, não são treinados para lidar com emoções e podem não ter a menor ideia de como cuidar disso. Eles são treinados para lidar com questões como produtividade e resultados finais, não conflitos de personalidade.

Se você puder sugerir soluções, não estará apenas resolvendo seus próprios problemas, mas será visto como um colaborador muito mais valioso.

Isso também tem o benefício de fazer você perceber que não é uma vítima indefesa. Você tem o poder de fazer suas próprias alterações e é quem controla a maneira como vê a situação e como lida com ela.

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Dê um passo para trás e tenha uma visão melhor

Digamos que o mesmo colega de trabalho do exemplo acima se comporta de maneira estúpida com você e nunca tem nada de bom para lhe dizer. Seus sentimentos estão feridos e você não entende por que ele sempre parece dizer coisas tão ruins para você.

Dê um passo atrás e pense em por que a pessoa pode estar se comportando dessa maneira. Pode haver muitas razões.

Poderia ser qualquer coisa, desde problemas familiares até o fato de que ele acha que não está aproveitando seu potencial, mas se sente preso em seu trabalho atual.

Pode ser algo tão simples quanto ele se sentir excluído pelo grupo e só precisar ser incluído em mais conversas e coffee breaks.

O mais provável é que não tenha nada a ver com você. Essa pessoa pode estar em um espaço mental negativo e tudo em seu mundo é péssimo.

Não importaria quem você fosse, ele estaria fazendo os mesmos comentários maliciosos. Não é pessoal contra você. É como ele vê tudo ao seu redor. Pode ser difícil para as pessoas saírem de um ritmo negativo quando estão assim por algum tempo.

Se você puder manter uma atitude positiva, isso não afetará tanto você. Você sabe que é um reflexo de onde a pessoa negativa está e não você.

Pessoas assim  possuem energia negativa e querem atrair mais energia negativa. Se você é positivo, você está em um nível diferente.

Se você tentar olhar para o quadro geral e pensar de onde os comentários estão vindo, fica muito mais fácil. Tudo é sobre como você enxerga o quadro e se você irá deixar isso afetá-lo ou não. Você tem o poder de escolher.

Você pode aprender com isso ou simplesmente deixá-lo influenciar você. É completamente sua escolha.

Pare de lutar contra os sintomas e busque a causa

A energia positiva pode se espalhar tão rapidamente quanto a energia negativa. As pessoas ficam presas no modo vítima e sentem que não há nada que possam fazer.

Se elas começarem a perceber que as mudanças podem acontecer, talvez estejam mais dispostos a criar suas próprias soluções. A maioria das pessoas quer ser positiva, mas não sabe como.

Uma boa maneira de começar é encontrar soluções para resolver alguns dos problemas que você vê. É muito importante que você tente encontrar a causa raiz da situação e não se envolva em apenas combater os sintomas.

Por exemplo, uma pessoa está sempre reclamando que está sobrecarregada de trabalho, que o telefone está tocando sem parar e que não há ninguém para ajudá-la.

Se você for o dono da empresa, seu primeiro pensamento pode ser que precise contratar outra pessoa para ajudar.

Mas, provavelmente, essa não é a causa principal e, na maioria das empresas, é difícil encontrar recursos extras no orçamento para contratar outra pessoa.

Aqui está outra opção. Acompanhe as chamadas telefônicas e verifique quais as características dessas ligações.

  • As pessoas não conseguem encontrar as informações de que precisam?
  • As pessoas estão tentando agendar compromissos?

Depois de saber disso, tente encontrar alternativas para as pessoas obterem as informações necessárias sem precisar fazer uma ligação telefônica.

Por exemplo, as informações poderiam ser postadas em um site ou você poderia distribuir folhetos explicativos. Talvez  as informações atuais disponíveis não sejam claras o suficiente, necessitando de maiores esclarecimentos via telefone, enfim…

Tente determinar se há coisas que você pode fazer para aliviar os problemas reais. Os processos podem ser simplificados, os procedimentos podem ser mais eficientes?

É incrível a diferença que uma pequena mudança faz na melhoria do relacionamento interpessoal no trabalho. Você só precisa começar a procurar e descobrir algumas respostas possíveis.

Lembre-se de que um problema compartilhado é um problema dividido pela metade.

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