Tipos De Organograma | O Espelho de Cada Modelo De Organização14 min read


Existem vários tipos de organograma, pois eles têm vários usos e podem ser estruturados de muitas maneiras diferentes. A definição de organograma é um diagrama que exibe uma hierarquia de relatório ou relacionamento.

A aplicação mais frequente de um organograma é mostrar a estrutura de uma empresa, governo ou outra organização. Eles podem ser usados como uma ferramenta de gerenciamento, para fins de planejamento ou como um diretório pessoal, por exemplo.

Um organograma mostra a estrutura interna de uma organização ou empresa. Os funcionários e posições são representados por caixas ou outras formas, às vezes incluindo fotos, informações de contato, e-mail e links de páginas, ícones e ilustrações.

Linhas retas ou com cotovelos unem os níveis. Isso cria uma representação visual clara da hierarquia e das classificações de diferentes pessoas, cargos e departamentos que compõem a organização.

Talvez a sua organização não opere em um estilo de “comando e controle”, mas sim em equipes. Aqui estão algumas ideias e exemplos para ajudá-lo a criar o organograma perfeito para suas necessidades.

História dos Organogramas

Em 1855, o superintendente geral de ferrovia Daniel McCallum projetou o que é considerado o primeiro organograma moderno. Foi um diagrama ilustrado da New York and Erie Railway.

O termo “organograma” levou outros 50 a 60 anos para entrar em uso comum. O engenheiro consultor Willard C. Brinton usou o termo em seu livro de 1914, Métodos Gráficos para Apresentar Fatos.

Ele elogiou o valor dos vários tipos de organograma e disse que eles deveriam ser mais usados. Os gráficos foram usados principalmente nos círculos de engenharia até a década de 1920, quando começaram a entrar no mundo dos negócios.

tipos de organograma

Como o Organograma é Usado

Os organogramas são úteis de várias maneiras. Veja a seguir algumas maneiras pelas quais sua empresa ou grupo pode se beneficiar de um organograma.

  • Mostrar responsabilidades de trabalho e relacionamentos de relatórios.
  • Permitir que a liderança gerencie de maneira mais eficaz o crescimento ou a mudança.
  • Permitir que os funcionários entendam melhor como seu trabalho se encaixa no esquema geral da organização.
  • Melhorar as linhas de comunicação.
  • Criar um diretório visual de funcionários.
  • Apresentar outros tipos de informações, como estruturas de entidade de negócios e hierarquias de dados.

Você pode utilizar vários tipos de organograma dependendo do seu objetivo, mas ele deve espelhar a filosofia de gerenciamento e a estrutura organizacional de sua empresa.

Tipos de Organograma

Qual é o melhor formato de um organograma? Dependendo das suas necessidades e do tipo de organização, você pode escolher um formato de organograma menos tradicional. Existem três tipos principais de organogramas: hierárquico, matriz e plano.

Organograma radial/circular

A princípio, um modelo de organograma radial (circular) serve para promover a comunicação e o fluxo de informações. Enquanto um organograma funcional mostra diferentes departamentos, o radial tenta apresentar a unificação da empresa.

tipos de organograma

Organograma Hierárquico

Este é o tipo mais comum, e dá origem ao quadro de hierarquia de sinônimos. Uma hierarquia é onde um grupo ou pessoa está no topo, enquanto aqueles com menos poder estão abaixo deles, na forma de uma pirâmide.

Pense em uma monarquia com um rei ou rainha no topo, ou uma organização com o CEO no topo. Com uma hierarquia, os membros normalmente se comunicam com a pessoa a quem se reportam e com qualquer pessoa que se reporta diretamente a ela.

tipos de organograma

Organograma Matriz

Isso geralmente só é visto quando os indivíduos têm mais de um gerente. Por exemplo, uma organização pode ter uma equipe de designers gráficos que se reportam ao designer gráfico principal.

Os designers gráficos também estão trabalhando em outros projetos que provavelmente são liderados por um gerente de projeto separado. Neste caso, os designers gráficos terão dois gerentes.

tipos de organograma

Organograma plano

Esse tipo, às vezes chamado de organograma horizontal, tem pouco ou nenhum nível de gerenciamento médio e normalmente consiste em dois níveis: os principais administradores e os trabalhadores.

Em empresas como esta, os trabalhadores têm mais responsabilidade e estão mais diretamente envolvidos na tomada de decisões.

tipos de organogramaOs relacionamentos nos diversos tipos de organograma às vezes são chamados de relações de linha (ou cadeia de comando), representando supervisor para subordinado e relações laterais, mostrando pessoas no mesmo nível.

Com relacionamentos de linha, você pode ter linhas sólidas, mostrando as principais linhas de autoridade ou linhas pontilhadas, mostrando linhas secundárias de autoridade.

Não há regras rígidas nos símbolos e nas linhas usadas nos organogramas, desde que as relações formais sejam claras.

Prós e Contras de diferentes Tipos de Organização

Os tipos de organizações refletidos nesses tipos de organograma têm vantagens e desvantagens. Em poucas palavras:

  • Hierárquica

Em uma organização hierárquica, vertical, de cima para baixo, as linhas de autoridade e comunicação devem ser claras. Em sua forma mais pura, pense nos militares.

No mundo dos negócios, pense no executivo-chefe e em outros executivos da diretoria executiva, trabalhando talvez para diretores, gerentes seniores, gerentes intermediários, líderes de equipe e membros da equipe.

Se a força dessa estrutura é clareza e estabilidade, a fraqueza potencial é a rigidez, a incapacidade de ser flexível quando solicitada. As camadas de gerenciamento podem, às vezes, inchar uma organização também.

  • Matricial

Em uma organização matricial, os relacionamentos entre departamentos podem ser mais frutíferos e cooperativos. No entanto, ter mais de uma pessoa ou departamento para responder também pode criar lealdades confusas ou conflitos de interesse para os funcionários.

  • Horizontal

Em uma estrutura horizontal e plana, a maioria dos níveis de gerenciamento é cortada, com relacionamentos próximos entre o topo e os funcionários.

Isso é comum em empresas e organizações menores, mas geralmente não é prático para organizações maiores. Os funcionários podem sentir um senso mais forte de trabalho em equipe e autonomia, embora os conflitos entre os funcionários possam se tornar mais pronunciados devido ao número menor de pessoas que fazem o trabalho.

Importância do Organograma no Ambiente de Trabalho

Como o nome sugere, os diversos tipos de organograma exibem a estrutura interna ou hierarquia dentro da organização. É uma representação gráfica de diferentes relações entre funções, departamentos, equipes e indivíduos.

Em outras palavras, uma imagem clara da cadeia de comando, fluxo de autoridade e comunicação de cima para baixo. Este gráfico normalmente contém informações sobre funcionários, como detalhes de contato, foto, identificação de e-mail, designações, etc.

Seja uma startup com 20 a 50 funcionários ou uma grande empresa com mais de 3.000 funcionários, a estrutura organizacional ajuda os gerentes a gerenciar a equipe com eficiência a todo momento. Ao mesmo tempo, esse gráfico ajuda a aumentar a visibilidade em toda a organização.

Ter uma representação visual da estrutura da organização também afeta alguns outros fatores:

  • Relatório

Organogramas ajudam a demonstrar estruturas claras de relatórios para todos os funcionários da organização. Ele cria um roteiro de como o trabalho deve ser feito e o processo necessário para garantir que essas informações sejam compartilhadas por toda a empresa, para os indivíduos certos.

E a maneira de garantir que isso ocorra de forma eficiente é ter um supervisor ou gerente e poucos funcionários subordinados diretamente a um deles.

Em organizações maiores, em particular, os funcionários precisam saber quem é o responsável pelo relatório. Assim, sempre que houver problemas ou necessitarem de orientação relativa a questões mais complexas, seus superiores podem fornecer ajuda quando necessário.

É melhor procurar ajuda o mais rápido possível, em vez de esperar pela hora certa ou em encontros padrão. Uma cadeia de comunicação claramente definida ajuda a distribuir a mensagem de maneira eficiente e minimiza as perdas na tradução.

Devido à natureza visual dos vários tipos de organograma, é fácil identificar se algum funcionário / equipe pode se tornar um gargalo a longo prazo.

Se um funcionário ou uma equipe estiver assumindo mais responsabilidade do que deveria, você poderá identificar isso em um minuto no organograma.

Isso ajuda você a criar contingências e backups em caso de avaria sistêmica. E isso acaba sendo um aspecto estrategicamente importante, pois também ajuda no planejamento de continuidade de negócios.

  • Reestruturação

Para empresas menores ou startups em ascensão, o crescimento é inevitável. À medida que entram em novos ciclos de vida em seu crescimento, a reestruturação está prestes a acontecer.

Os funcionários podem ser transferidos de uma equipe para outra ou de um departamento para outro, dependendo de suas habilidades e conhecimentos.

E como o organograma contém informações detalhadas sobre as habilidades de cada funcionário, é fácil para a administração reorganizar e formar uma nova equipe com o equilíbrio certo de habilidades funcionais.

  • Alinhamento de objetivos

Para qualquer empresa ter sucesso como um todo, todo mundo precisa ser igualmente investido em sua visão. Eles precisam trabalhar juntos para garantir que os esforços sejam tomados nessa direção.

A metodologia de estabelecimento de metas, por exemplo, fala sobre o alinhamento dessas metas em todos os níveis da organização para garantir que os objetivos da empresa sejam alcançados.

Esse é um dos fatores mais importantes que tem contribuído para a popularidade dessa estrutura de estabelecimento de metas. Fluxogramas organizacionais ajudam a simplificar o processo de alinhamento desses esforços e metas em uma direção.

Todos os funcionários são informados sobre seus papéis e responsabilidades no local de trabalho. Novos funcionários também se beneficiam dos organogramas.

Mesmo antes de terem a chance de interagir com seus colegas, eles podem facilmente identificar com quem irão trabalhar. Isso os ajuda a se conectar de forma mais eficaz e com propósito.

Organograma Pizza

Um dos tipos de organograma muito utilizado e talvez o tipo de gráfico mais onipresente, é aquele que possui o estilo de uma pizza.  Eles podem ser encontrados em jornais, relatórios de negócios e muitos outros lugares.

Mas poucas pessoas realmente entendem a função do gráfico de pizza e como usá-lo corretamente. Além das questões decorrentes do uso de muitas categorias, o maior problema é obter a premissa básica: que as fatias de pizza somam um todo significativo.

A relação parte-inteira

O gráfico de pizza é na verdade um design visual muito inteligente que transmite um fato acima de todos os outros com um mínimo de pistas visuais: que o círculo (a “torta”) representa algum tipo de todo, que é composto das fatias.

Adicione todas as fatias e você terá a torta completa. Pegue uma fatia, e o todo estará perdendo exatamente essa parte. Aumente uma parte e outras partes precisarão encolher.

O que isto significa? Ele é o único dos tipos de organograma em que, primeiro e acima de tudo, representa o relacionamento de tamanho entre as partes e a coisa toda.

Se uma empresa tiver cinco divisões e o gráfico de pizza mostrar lucros por divisão, a soma de todas as fatias / divisões será o lucro total da empresa.

Se as partes não somam um todo significativo, elas não podem ser representadas em um gráfico de pizza, ponto final. Não faz sentido mostrar cinco ocupações diferentes em um gráfico de pizza, porque obviamente faltam muitas.

Existe uma maneira de contornar esse problema, que é ter outra categoria no gráfico. Isso pode funcionar em alguns casos, mas em outros não, quando os outros dados não são conhecidos, ou essa categoria pode acabar obscurecendo alguns dos dados significativos (por exemplo, por ser a maior categoria).

Fatias devem ser mutuamente exclusivas. Por definição, elas não podem se sobrepor. Os dados, portanto, devem não apenas resumir-se a um todo significativo, mas os valores precisam ser categorizados de tal maneira que eles não sejam contados várias vezes. Um bom indicador de algo estar errado é quando as porcentagens não somam 100%.

Como ler organograma de pizza

Há dois recursos que nos permitem ler os valores em um gráfico de pizza: o ângulo que uma fatia cobre (comparado ao círculo completo) e a área de uma fatia (em comparação com o disco inteiro).

É aconselhável que olhemos o ângulo no centro, essencialmente reduzindo o gráfico para apenas as linhas de cruzamento lá. Não somos muito bons em medir ângulos, mas reconhecemos ângulos de 90 e 180 graus com precisão muito alta.

Fatias que cobrem metade ou um quarto do círculo, portanto, se destacam. Outros podem ser comparados com algum sucesso, mas ler números reais de um gráfico de pizza é quase impossível.

Pesquisas mostraram que a confiança das pessoas ao ler números de gráficos de pizza é muito menor do que em outros tipos de organograma.

Como consequência, os números geralmente precisam ser mostrados também, e o número de fatias precisa ser limitado para permitir que o espectador obtenha uma visão geral sem ter que tentar ler o gráfico em detalhes (o que é frustrante).

Qual é maior no gráfico a seguir, a fatia preta ou amarela? E quanto a preto e verde? Quanto maior? Quão certo você está? E onde você olha para comparar?

tipos de organograma

Agora compare isso com o gráfico de barras. Não há dúvida de qual é maior ou quanto. Também é fácil adicionar uma escala, linhas de grade etc.

Quando você se preocupa em comparar as peças, um gráfico de barras é claramente superior. O que o gráfico de barras não transmite, porém, é a relação parte-todo: mudar o tamanho da barra verde não significa necessariamente que qualquer outra barra tenha que mudar.

tipos de organogramaO que o gráfico de barras não permite que você faça facilmente é comparar uma barra com a soma de todas as barras: essa é a realidade do gráfico de pizza (e algumas outras). É preciso ter cuidado para manter a característica saliente do gráfico: o centro.

Quando usar organograma de pizza

Existem alguns critérios simples que você pode usar para determinar se um organograma de pizza é a escolha certa para o que você representar.

As partes formam um todo significativo? Caso contrário, use um organograma diferente. Use somente um organograma de pizza se você puder definir o conjunto inteiro de uma maneira que faça sentido para o visualizador.

As partes são mutuamente exclusivas? Se houver sobreposição entre as partes, use um organograma diferente.

Você quer comparar as partes entre si ou as partes ao todo? Se o objetivo principal é comparar as partes, use um organograma diferente. O objetivo principal do gráfico de pizza é mostrar as relações de parte inteira.

Quantas partes você tem? Se houver mais de cinco a sete, use um organograma diferente. Organogramas de pizza com muitas fatias (ou fatias de tamanho muito diferente) são difíceis de ler.

Por exemplo: digamos que uma empresa tenha 50 funcionários, sendo que 10 operam na área administrativa, 5 são vendedores externos, 10 estão na área de vendas interna, 5 no setor de marketing e 20 no setor de produção.

Seria extremamente fácil de representar a quantidade de funcionários e a distribuição dos setores em um organograma pizza. Mas se pensarmos em uma empresa com 3.000 funcionários e os mais diversos setores, ficaria totalmente inviável.

O organograma de pizza é um tipo incorreto a ser usado como padrão. Usar um gráfico de pizza requer muito mais reflexão, cuidado e consciência de suas limitações do que a maioria dos outros gráficos.

Uma alternativa pouco conhecida ao organograma circular é a torta quadrada ou o gráfico de waffle. Consiste em um quadrado que é dividido em 10 × 10 células, possibilitando a leitura de dados ou valores com precisão de até um único percentual.

https://youtu.be/tfHxjywyMDI&t

Clique no link abaixo e conheça a ferramenta que irá transformar os resultados dos seus colaboradores.

>> Clique Aqui e conheça o RHbot Gratuitamente <<