Você já ouviu falar na Great Place to Work? É uma lista que cria o ranking das melhores empresas para se trabalhar no Brasil.
Existem diversas categorias: multinacionais, pequena, média e grande, só da região sul, sudeste, etc. As empresas que estão melhor posicionadas tem como diferencial o quase nulo índice de rotatividade, em que o principal fator de retenção entre os colaboradores são as oportunidades de crescimento e desenvolvimento e a qualidade de vida, seguido por alinhamento de valores, remuneração e benefícios, e estabilidade.
Confira abaixo 5 empresas que estão entre as melhores e como, através da gestão de pessoas, elas se tornaram referência.
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Elektro
A Elektro ficou em primeiro lugar no GTPW 2014, entre as 70 grandes nacionais e multinacionais. A empresa conta com a “Educação Corporativa Elektro”, que é área que visa aprimorar habilidades profissionais.
A empresa também mantém o “Programa Jovens Talentos” e, para a melhoria contínua dos líderes, o “Programa de Desenvolvimento da Gestão Elektro”, em que, a partir de competências organizacionais, são definidas as competências profissionais.
Na área de Qualidade de Vida, destaca-se o “Programa estar Bem Elektro”, cujo objetivo é promover a melhoria da saúde, a qualidade de vida e o bem-estar dos colaboradores, além de envolver a participação em atividades coletivas, como torneios e jogos, projetos culturais, como concursos literários, coral, grupos de teatro, ginástica laboral, entre outros.
Há, também, o “Programa de Reconhecimento Top Elektro,” para premiar o esforço do público interno, homenageando colaboradores que se destacaram na prática dos valores da empresa nas categorias: Comprometimento, Empregado Segurança, Destaque Segurança, Voluntariado, Estar Bem, Educador, Inovação e Grandes Ideias e Atendimento.
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Caterpillar
A Caterpillar Está em segundo lugar na lista. Um indicador da qualidade da gestão de pessoas é o turnover, que não passa de 1%. Job rotation e avaliação 360º fazem parte das práticas cotidianas do RH.
Na fábrica, os mais de quatro mil colaboradores recebem suporte do Centro de Treinamento e Desenvolvimento, que oferece cursos presenciais e e-learning, e há investimento em um programa voltado para a segurança e redução de riscos no trabalho.
Medicamentos são distribuídos gratuitamente aos colaboradores e familiares portadores de doenças crônicas, que também recebem acompanhamento médico periódico. Dependentes químicos contam com um serviço específico de reabilitação.
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Kimberly-Clark
A Kimberly-Clark está em terceiro lugar e atua a partir de um modelo de gestão que prioriza a comunicação transparente, direta e espontânea em todos os níveis da organização, baseado no maior envolvimento de seus colaboradores, além de manter um investimento constante nos esforços na captação de talentos e em seus vários programas de desenvolvimento profissional.
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Accor
A Accor Está entre as 10 primeiras da GTPW 2014. A empresa investe na área de treinamento e desenvolvimento. A “Academia Accor”, criada em 1992, já realizou mais de 20 mil ações de treinamento, em todos os níveis, contemplando programas de educação regular e formação profissional para colaboradores e familiares.
Os temas relacionados ao bem-estar e à satisfação dos colaboradores são avaliados anualmente, por meio da “Pesquisa de Qualidade da Gestão e Clima” e outras com foco na qualidade dos serviços médicos e demais benefícios oferecidos. Os dados levantados servem de base para se fazer revisões periódicas e incorporar melhorias em diversos aspectos da gestão.
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Alcoa
A Alcoa também está no topo da lista da GPTW 2014. O bem-estar e o desenvolvimento de sua equipe são prioridade na empresa, que investe em programas de qualidade de vida e na formação profissional, por meio de diversos programas da “Universidade Alcoa”.
Como Medir o Desempenho do Colaborador
Uma das tarefas mais difíceis do gestor é manter a equipe trabalhando unida e comprometida com as metas e sucesso da empresa. Lidar com pessoas não fácil, cada colaborador possui suas características e personalidade.
Então como encontrar uma maneira de obter o respeito de todos e manter a equipe motivada e produtive? É simples: Justiça!
Algo que ninguém tolera é a injustiça, e muitos colaboradores se veem injustiçados. Você já deve ter se deparado com burburinhos como estes:
- “Trabalho muito e não tenho reconhecimento”
- “Fulano chega sempre atrasado e ninguém fala nada”
- “Fulano passa o dia no Facebook e eu aqui me matando”
Estes são só alguns exemplos do que uma má administração de equipe pode ocasionar. A mente do ser humano funciona assim: “Se ele ganha o mesmo que eu e não faz nada, porque eu devo fazer?”
Quando seus melhores talentos começarem a pensar dessa maneira, sua produtividade descerá ladeira a baixo! Você não pode deixar que as coisas cheguem a esse ponto.
Você deve manter sua equipe em um nível sadio de competição, sempre puxando para cima. Sua equipe deve formar exemplos, um colaborador deve ver o esforço do outro e pensar “Fulano tem dado duro e foi reconhecido, vou me esforçar para produzir tanto ou mais do que ele!”
E a única maneira de você jogar limpo e transparente com sua equipe é ter dados concretos para apresentar. A Avaliação de Desempenho não é um plus que grandes empresas devem ter. É uma realidade que TODAS as empresas deveriam se preocupar.
O capital humano é o maior ativo de qualquer empresa. Pense comigo:
- Você tem CERTEZA de qual funcionário é seu melhor talento?
- Você tem CERTEZA de qual colaborador é o mais produtivo?
- Quantos colaboradores da sua equipe chegaram atrasado nos 2 últimos meses?
- Quantos colaboradores da sua equipe faltaram e apresentaram atestado nos últimos 6 meses?
Se você é um gestor de equipe, você deveria ter todos estes dados a poucos cliques de alcance. Deveria possuir um sistema atualizado com tudo o que acontece na sua equipe, e assim ter total controle sobre ela.
Como recompensar o melhor colaborador e evitar perdê-lo para um concorrente por falta de reconhecimento? Como planejar ações de melhoria e desenvolvimento para seus colaboradores que podem render mais?
Como saber quais competências cada colaborador tem de melhor, e desenvolver e a primorar as que possui deficiência?
A resposta para todas as perguntas é: Avaliação de Desempenho.
Com a Avaliação de Desempenho você resolve todas estas situações:
Um colaborador foi demitido e acionou sua empresa na justiça: Com a Avaliação de Desempenho, você terá dados concretos e atualizados (desde a entrada do funcionário na empresa até sua saída) e poderá justificar o porque da demissão.
Terá anotações de cada atraso, de cada conduta equivocada ou falta de preparo para exercer a função requerida, tendo assim uma base sólida para se defender.
Evitar que “Uma maçã podre estrague o cesto de frutas”: Um colaborador revoltado causa grandes danos a uma equipe. Fora o próprio desempenho ruim, pode instigar seus colegas a também fazerem corpo mole ou sabotar a empresa por algum motivo.
Com a avaliação de desempenho, você terá subsídios para refutar qualquer argumento que este colaborador tenha para infectar a equipe. Mostre ao resto da equipe que as reclamações dele não tem fundamento, baseado em dados concretos que ele não poderá negar.
Evitar Gastos Desnecessários Com Treinamentos Equivocados: É muito comum nas empresas, equipes inteiras receberem treinamentos. Mas, isso é correto? Não seria bem mais assertivo que cada colaborador recebesse o treinamento que mais precisa para se qualificar, ou para exercer melhor a sua função?
Com a Avaliação de Desempenho, você consegue filtrar cada competência em que seu colaborador é melhor e pior, e assim estabelecer o Plano de Desenvolvimento Individual para que ele se qualifique da melhor maneira possível.
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