Uma cadeia de suprimentos é a rede de todos os indivíduos, organizações, recursos, atividades e tecnologias envolvidos na criação e venda de um produto, desde a entrega de materiais de origem do fornecedor até o fabricante, até sua entrega final ao usuário final .
O segmento da cadeia de fornecimento envolvido com a obtenção do produto acabado do fabricante para o consumidor é conhecido como o canal de distribuição.
É a ampla gama de atividades necessárias para planejar, controlar e executar o fluxo de um produto, desde a aquisição de matérias-primas e produção até a distribuição ao cliente final, da forma mais simplificada e econômica possível.
Cadeia de suprimentos abrange toda a rede de entidades, direta ou indiretamente interligadas e interdependentes em servir o mesmo consumidor ou cliente.
É composta por fornecedores de matéria-prima, produtores que convertem o material em produtos, armazéns, centros de distribuição que entregam aos varejistas e varejistas que levam o produto ao usuário final.
A cadeia de suprimentos está por trás das cadeias de valor porque, sem ela, nenhum produtor tem a capacidade de oferecer aos clientes o que eles querem, quando e onde querem, pelo preço que desejam.
Os produtores competem uns com os outros apenas por meio de suas cadeias de fornecimento, e nenhum grau de melhoria no final do produtor pode compensar as deficiências em uma cadeia de suprimentos que reduz a capacidade do produtor de competir.
Logística vs. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos
Os termos gestão da cadeia de suprimentos e logística são frequentemente confundidos ou usados como sinônimos. No entanto, a logística é um componente do gerenciamento da cadeia de suprimentos.
Ele se concentra em mover um produto ou material da maneira mais eficiente para que chegue ao lugar certo na hora certa. Gerencia atividades como embalagem, transporte, distribuição, armazenagem e entrega.
Em contraste, o gerenciamento envolve uma gama mais ampla de atividades, como a terceirização estratégica de matérias-primas, a obtenção dos melhores preços de bens e materiais e a coordenação dos esforços de visibilidade da cadeia de suprimentos na rede de parceiros, para citar apenas alguns.
Benefícios do gerenciamento
O gerenciamento da cadeia de suprimentos cria eficiências, aumenta os lucros, reduz os custos, aumenta a colaboração e muito mais.
Permite também que as empresas gerenciem melhor a demanda, carreguem a quantidade certa de estoque, lidem com interrupções, mantenham os custos no mínimo e atendam à demanda do cliente da maneira mais eficaz possível.
Esses benefícios do gerenciamento da cadeia de suprimentos são obtidos por meio de estratégias e softwares apropriados para ajudar a gerenciar a crescente complexidade das cadeias atuais.
Funções do Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos
Quando você precisa comprar algo, basta ir até a loja ou supermercado mais próximo. Você pega o produto, paga e volta para casa. Você já se perguntou como os produtos chegam às prateleiras das lojas? Existe todo um processo chamado gerenciamento da cadeia de suprimentos por trás disso!
A gestão da cadeia de fornecimento mantém o equilíbrio entre a demanda e o fornecimento e envolve atividades desde a aquisição de materiais e a conversão em produtos acabados para garantir a entrega no momento certo para alcançar o consumidor final.
Portanto, o gerenciamento da cadeia de suprimentos é a salvação de uma organização. Ele precisa ser realmente eficiente para manter as operações funcionando como uma máquina bem lubrificada.
Uma cadeia simplificada de gerenciamento da cadeia de suprimentos pode melhorar o relacionamento com o cliente, reduzindo os custos operacionais. A gestão global da cadeia de suprimentos compreende principalmente certas funções mencionadas abaixo:
Compra
Esta é a primeira função do gerenciamento da cadeia de suprimentos. Refere-se à aquisição de matérias-primas e outros recursos necessários para fabricar as mercadorias. Requer coordenação com os fornecedores para entregar os materiais sem atrasos.
Operações
A equipe de operação se envolve em planejamento e previsão de demanda. Antes de dar a ordem de compra de matéria-prima, a organização deve antecipar a possível demanda do mercado e o número de unidades que precisa produzir.
Feito isso, a próxima etapa é de responsabilidade do gerenciamento de estoque, produção e transporte. Se a demanda for superada, isso poderá resultar em custos de estoque excessivos.
Se a demanda estiver abaixo do esperado, a organização não conseguirá atender à demanda do cliente, gerando perda de receita. Assim, a função de operações desempenha um papel crítico no gerenciamento da cadeia de suprimentos.
Logística
Essa função do gerenciamento requer uma coordenação imensa. A fabricação de produtos já começou. Precisa de espaço para armazenamento até ser enviado para entrega. Isso exige fazer arranjos de armazém local.
Digamos que os produtos devem ser entregues fora dos limites da cidade, estado ou país. Isso traz o transporte no circuito. Haverá também a necessidade de armazéns outstation. A logística garante que os produtos cheguem à entrega final sem falhas.
Gestão de recursos
Qualquer produção consome matérias-primas, tecnologia, tempo e mão de obra. No entanto, todos os processos precisam ser eficientes e eficazes.
Esta fase é cuidada pela equipe de função de gerenciamento de recursos. Decide a alocação de recursos na atividade certa, no momento certo, para otimizar a produção com custos reduzidos.
Fluxo de trabalho de informações
Compartilhamento e distribuição de informações é o que realmente mantém todas as outras funções do gerenciamento da cadeia de suprimentos.
Se o fluxo de trabalho e a comunicação da informação forem ruins, isso poderá desmembrar toda a cadeia e levar à má administração.
Complexidade
A versão mais básica de uma cadeia de suprimentos inclui uma empresa, seus fornecedores e os clientes dessa empresa. A cadeia poderia ser assim: produtor de matérias-primas, fabricante, distribuidor, varejista e cliente de varejo.
Uma cadeia de suprimentos mais complexa, ou ampliada, provavelmente incluirá um número de fornecedores e fornecedores de fornecedores, um número de clientes e consumidores – ou clientes finais – e todas as organizações que oferecem os serviços necessários para efetivamente levar os produtos aos clientes, incluindo fornecedores de logística de terceiros, organizações financeiras, fornecedores de software de cadeia de suprimentos e provedores de pesquisa de marketing. Essas entidades também usam serviços de outros provedores.
A totalidade dessas organizações, que evoca a metáfora de uma rede inter-relacionada, em vez de uma cadeia linear, mostra por que a gestão da cadeia de suprimentos é tão complexa.
Essa complexidade também sugere os tipos de problemas que podem surgir, de questões de gerenciamento de demanda, como por exemplo, o lançamento de um novo iPhone que sufoca a demanda por capas de iPhone antigas.
O papel do Software de Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos
A tecnologia é fundamental no gerenciamento das cadeias de suprimentos atuais, sendo que as empresas especializadas nessa área oferecem módulos que se concentram em áreas relevantes.
Também existem fornecedores de software de negócios que se concentram especificamente nesse gerenciamento. Algumas áreas importantes a serem observadas incluem sistemas de:
- Planejamento da cadeia de suprimento para atividades como gerenciamento de demanda.
- Execução da cadeia de suprimento para atividades como operações diárias de manufatura.
- Visibilidade da cadeia de fornecimento para tarefas como detectar e antecipar riscos e gerenciá-los proativamente.
- Gerenciamento de inventário para tarefas como rastreamento e otimização de níveis de estoque.
- Gerenciamento de logística e sistemas de gerenciamento de transporte para atividades como gerenciamento de transporte de mercadorias, especialmente em cadeias globais de suprimentos.
- Gerenciamento de armazém para atividades relacionadas a operações de depósito.
A natureza cada vez mais global das cadeias de suprimentos atuais e a ascensão do comércio eletrônico, com seu foco em entregas pequenas quase instantâneas diretamente para os consumidores, estão representando desafios, particularmente na área de logística e planejamento de demanda.
Diversas estratégias – como abordagens mais enxutas e mais novas, como o planejamento de requisitos de material orientados por demanda, podem ser úteis.
As Melhores Práticas da Cadeia de suprimentos
O gerenciamento da cadeia de suprimento é realmente um esporte de equipe, onde o objetivo final é levar o produto aos clientes, onde e como eles querem. Ganhar este jogo envolve muito trabalho, mas também exige a mentalidade de posso superar meus concorrentes.
Todos devem trabalhar em conjunto – especialmente para lidar com o inesperado. Estratégia é crucial. E as ferramentas e tecnologias mais recentes podem ajudar a obter uma vantagem competitiva.
De fato, as melhores práticas atuais de gerenciamento da cadeia de suprimentos têm a ver com a visão de todo o quadro e das ações de suporte necessárias para realizá-lo.
Isso exige trabalhar em conjunto nos departamentos da empresa e nas redes de fornecedores. Objetivos como uma estratégia omni-channel de sucesso, visibilidade da cadeia de suprimentos e sustentabilidade, são exemplos perfeitos de conquistas que são impossíveis sem um alto grau de orquestração e colaboração.
Uma cadeia de suprimentos bem lubrificada também incorpora cada vez mais tecnologia sofisticada. Da conectividade da manufatura e de uma cadeia digital à tecnologia de analítica e de internet, que permite maior percepção e visibilidade, a tecnologia tornou-se um diferenciador e, para alguns, uma maneira de recuperar o atraso.
Muitos especialistas acreditam que a tendência continuará apenas. Mas nada disso nega a necessidade de uma estratégia sólida de gerenciamento da cadeia de suprimentos.
Este guia de práticas recomendadas de gerenciamento de cadeia de suprimentos visa oferecer uma visão mais ampla de todas essas áreas. Ele contém conselhos práticos sobre ferramentas, dicas e outros itens essenciais que você precisa para atingir as metas de negócios – e para obter grandes vitórias.
Gestão de demanda
Uma das principais forças que afetam o gerenciamento da cadeia de suprimentos hoje é a necessidade de encontrar uma estratégia que funcione.
O objetivo de oferecer aos clientes uma experiência de compra on-line perfeita afeta todas as partes da cadeia, desde a terceirização até a entrega do produto e, principalmente, os processos de impacto, como gerenciamento de estoque e demanda.
Cadeia de suprimentos interna
Criar uma abordagem holística para o gerenciamento e possibilitar uma mentalidade colaborativa começa dentro da empresa. De compras a vendas, cada departamento é fundamental para o sucesso.
Mas esse sucesso repousa em toda a cadeia de suprimentos interna trabalhando em conjunto. Um fator que inadvertidamente sabota a colaboração é o sistema de recompensas errado. Os sistemas de incentivo devem reconhecer a necessidade de trabalhar juntos ou as pessoas não sentirão que podem fazê-lo.
Obtendo a visão macro
Em um sentido muito real, a competição entre empresas é uma competição de cadeias de suprimentos. O movimento eficiente de bens e materiais depende de interdependências complexas que funcionam bem juntas e que requerem informações.
Uma tecnologia mais avançada e até mesmo a tradicional, desempenham um papel importante no surgimento e no uso de informações para obter uma percepção real.
Fornecedores, colaboração e risco
A cadeia de suprimentos é uma rede intrincada de interdependências, e as melhores práticas de gerenciamento reconhecem a ameaça de uma ruptura – uma contra a qual as empresas devem ter uma estratégia bem desenvolvida. No centro disso está um relacionamento colaborativo com fornecedores e outros parceiros.
Usando a Logística Preditiva
Obter informações em tempo real sobre onde as mercadorias estão em uma cadeia de suprimentos é comum com sensores e big data, mas algumas empresas usam o aprendizado de máquina para obter informações mais precisas.
A disponibilidade de sensores baratos e a conectividade de internet facilitaram a visibilidade da cadeia de suprimentos para os fabricantes nos últimos anos. De fato, é possível saber exatamente onde estão seus produtos a qualquer momento e, em muitos casos, em que condições eles estão.
Uma das tendências emergentes de logística preditiva na gestão da cadeia de suprimentos é a capacidade de uma empresa saber quando e onde suas mercadorias chegarão com grande precisão.
Há muitas pontos que podem impactar quando realmente sua mercadoria vai chegar, quanto tempo levará para descarregar, quanto tempo levará para passar pela alfândega, etc.
O problema com a visibilidade da cadeia de suprimentos não é a falta de dados. Há uma grande quantidade deles fluindo pela cadeia de suprimentos.
Vários fornecedores agora oferecem serviços e dispositivos como sensores que estão captando dados e casando-os com tecnologias de última geração, como algoritmos de aprendizado de máquina, para dar aos fornecedores muito mais do que apenas visibilidade da cadeia de suprimentos.
Cadeia de Suprimentos Como Parte da Equipe Executiva
Um número crescente, mas ainda pequeno, de empresas certifica-se de que seus chefes de cadeia de suprimentos não só tenham acesso à equipe executiva, mas que façam parte dela.
Esse papel exige que eles tragam valor em termos de educação do CEO e do conselho, dando-lhes autoridade para falar sobre a cadeia de suprimentos e seu papel crítico na criação de lucro econômico, encontrando e impulsionando oportunidades para aumentar esse lucro.
O trabalho da cadeia de suprimentos nessas empresas progressivas não é mais um funcional. Em vez disso, é um papel estratégico fundamental, que pode influenciar de 60% a 70% dos custos totais de uma empresa, de todo o inventário e da maioria dos aspectos do atendimento ao cliente.
O líder da cadeia de suprimentos nessas empresas progressivas tem responsabilidade global pela coordenação de processos em silos funcionais que incluem vendas, pesquisa e desenvolvimento, finanças e manufatura, bem como responsabilidade por atividades como compras, logística, planejamento de produção e atendimento ao cliente.
O líder presta tanta atenção ao lado da demanda da cadeia de suprimentos quanto ao planejamento de produção e materiais. Ele sabe o que é preciso para entregar produtos aos clientes de forma confiável e ouvir o que os clientes têm a dizer.
Em algumas empresas, o papel do executivo sênior da cadeia de suprimentos aumenta tanto que o indivíduo se torna essencialmente o COO, o executivo corporativo que supervisiona as operações comerciais em andamento na empresa.
Nesse mundo transformado, até mesmo os CEOs que anteriormente tinham pouco contato com o líder da cadeia de fornecimento agora precisam demonstrar o conhecimento da cadeia de suprimentos.
De fato, os chefes da cadeia de suprimentos tornaram-se candidatos viáveis para a sucessão do CEO. Cabe aos profissionais da cadeia de suprimentos da empresa encontrar maneiras de educar o CEO.
A maioria das empresas, no entanto, fica aquém deste ideal. Muitos não têm uma visão completa do processo de ponta a ponta de sua cadeia de suprimentos. Essas empresas enfrentam um grande problema com seus concorrentes que já possuem essa visão.
Existem basicamente cinco pilares de excelência que formam a base da nova agenda da cadeia de suprimentos. Esses pilares não são novos por um lado.
Mas eles estão passando por um renascimento e renovação à medida que ressoam cada vez mais na suíte executiva e nas salas de reuniões, como impulsionadores críticos da excelência da cadeia de suprimentos.
- O talento
É o primeiro dos cinco pilares que impulsionam a excelência. Se você não tem as pessoas certas, você não pode construir uma estratégia apropriada – e você certamente não pode executá-la.
- A tecnologia é sempre crítica
Mas a chave real é garantir que você escolha a tecnologia correta e a implemente com sucesso. A tecnologia mal entendida ou implementada pode causar danos graves em vez de melhorias.
- Colaboração interna
Significa que cada função na sua empresa desempenha um papel crítico na construção de uma cadeia de suprimentos bem-sucedida. A colaboração interna eficaz ajudará você a desenvolver uma visão clara de como todas as funções podem ocorrer juntas para alcançar a excelência.
- A colaboração externa
Se concentra em como sua empresa pode alcançar resultados inovadores, colaborando externamente com seus fornecedores e com seus clientes. As melhores práticas de colaboração existem e estão sendo aplicadas por mais e mais empresas.
- A gestão da mudança
É o último, mas igual, pilar crítico de uma estratégia de excelência da cadeia de suprimentos. Se você não executar a mudança com sucesso, todo o resto será em vão.
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