Carta De Apresentação | O Primeiro Reflexo Da Sua Imagem14 min read


Qual é a melhor maneira de escrever uma carta de apresentação para se candidatar a um emprego? Sua carta deve detalhar suas qualificações específicas para a posição e as habilidades que você traria para o empregador.

Sua carta de solicitação de emprego é uma oportunidade para destacar suas qualificações e experiências mais relevantes. Uma carta de apresentação eficaz irá aumentar suas chances de conseguir uma entrevista.

A menos que um empregador solicite especificamente uma carta de solicitação de emprego enviada por correio, hoje a maioria das cartas de apresentação é enviada por e-mail ou anexada como um arquivo em um sistema de rastreamento de inscrição on-line.

carta de apresentação

O que é uma Carta de Apresentação

Também conhecida como carta de solicitação, é um documento enviado com seu currículo para fornecer informações adicionais sobre suas habilidades e experiência.

A carta de apresentação destina-se a oferecer um relato detalhado sobre por que você é um candidato qualificado para o trabalho.

Cartas de apresentação eficazes explicam as razões do seu interesse na organização específica e identificam suas habilidades mais relevantes.

Sua carta de apresentação deve informar ao empregador para que posição você está se candidatando, o que faz de você um candidato forte e por que ele deve selecioná-lo para uma entrevista.

Ao escrever uma carta de apresentação, informações específicas devem ser incluídas: uma seção de contato, uma saudação, uma introdução ao gerente de contratação, informações sobre por que você está qualificado para o trabalho, um fechamento e sua assinatura.

A maneira como as informações são listadas e o formato dependem de como você está enviando sua carta. O objetivo da sua carta de apresentação é justificar a seleção para uma entrevista de emprego.

Por isso é importante incluir todas as informações necessárias, além de um argumento convincente de que você é um forte candidato à posição.

Pode ser demorado escrever uma carta de apresentação personalizada para cada trabalho para o qual você se candidata, mas é importante ter tempo e esforço para mostrar à empresa por que você é uma boa contratação.

Quanto mais você e suas habilidades corresponderem à descrição do trabalho, maiores serão suas chances de ser escolhido para uma entrevista.

Como Escrever uma Carta de Apresentação

As cartas de apresentação são documentos de uma página que você envia com seu currículo ao se candidatar a um emprego. Destina-se a:

  • Apresentar-se ao responsável pela contratação;
  • Argumentar por que você é a pessoa ideal para a vaga;
  • Preencher lacunas que o seu currículo não pode descrever;
  • Explique outros aspectos do seu currículo.

Ao atingir esses 4 objetivos, sua carta pode ser um parceiro convincente e poderoso para um currículo bem escrito.

O Que Deve Conter

O corpo desta carta de apresentação é dividido em três seções:

  • A introdução, que deve incluir por que o candidato está escrevendo;

Comece a carta dizendo por que você está escrevendo. Você vai querer mencionar o nome da empresa e o cargo específico para o qual você está se candidatando.

Você também pode mencionar onde você viu a vaga. Se você tem uma conexão na empresa ou foi encaminhado para a posição, mencione isso também. Apenas certifique-se de perguntar a sua conexão se não há problema em usar o nome dela.

  • O corpo, que discute as qualificações relevantes;

Use este espaço para fornecer detalhes sobre por que você é a melhor escolha para a posição, mas evite recriar seu currículo.

  • O fechamento, que agradece ao leitor e fornece informações de contato e detalhes de acompanhamento. Sua assinatura para terminar a carta.

Exemplos de Carta de Apresentação

A primeira coisa que um potencial empregador vê em sua candidatura é a carta de apresentação. Isso não apenas apoia seu currículo.

É uma oportunidade para você se destacar da multidão e persuadir o recrutador a chama-lo para uma entrevista. Se você precisar de inspiração sobre o que incluir e qual formato usar, aqui estão alguns exemplos úteis.

Mas lembre-se de não copiá-los como modelos exatos.

Modelo 1

Prezado(a) Senhor(a),

De acordo com a indicação do Sr. João da Silva, envio meu currículo para apreciação.

Há cinco anos atuo na área de divulgação e marketing da empresa (nome), desenvolvendo trabalhos de consultoria na área educacional e também na organização de eventos em diversos segmentos empresariais.

Neste momento, busco uma efetivação no mercado, visando o desenvolvimento de um trabalho objetivo e gerador de resultados, de forma a possibilitar crescimento qualitativo e quantitativo para os envolvidos.

Agradeço a atenção e coloco-me ao inteiro dispor para contato pessoal.

Modelo 2

Prezados Senhores,

Em busca de nova proposta de trabalho na área Administrativo-Financeira, apresento-lhes meu currículo anexo.

Entre minhas características básicas encontram-se: adaptabilidade, bom humor, dinamismo, responsabilidades, perfeccionismo, auto exigência, dedicação ao trabalho e bom relacionamento em geral.

Informo ainda que estou disponível para viagens, de acordo com a necessidade da organização.

No aguardo de contato de sua parte, coloco-me à disposição para prestar-lhes mais esclarecimentos.

Atenciosamente,

Modelo 3

Prezados Senhores,

Estou à procura de novos desafios profissionais na área de Recursos Humanos e acredito que sua empresa possa ter interesse por minhas qualificações.

Sou graduada em Comunicação Social e História, com pós-graduação em Administração. Atuo na área de Recursos Humanos há nove anos, com destaque para o desenvolvimento e coordenação de atividades de treinamento, obtendo inclusive a certificação ISO-9001.

Envio anexo o meu currículo para fazer parte de seu banco de dados e coloco-me à disposição para uma entrevista pessoal, quando poderei fornecer mais informações sobre minha experiência profissional.

Cordialmente,

carta de apresentação

Modelo 4

Dr. Augusto Valente
Diretor
Interforma Assessoria Empresarial Ltda.
Av. Luis Alcântara, 768 – sala 56 São Paulo – SP

Prezado Dr. Augusto,

Sou executivo de Assuntos Corporativos e Comunicação Empresarial com carreira em escritórios de advocacia e no Banco Banespa, onde adquiri sólida experiência em relações com a imprensa, clientes, órgãos de defesa do consumidor, gestão de produtos, suporte a desenvolvimento de agências e postos de serviços, análise de concorrência, formação e liderança de equipes, interface entre banco e empresas seguradoras e de cartões de crédito e áreas administrativas.

Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais, tenho pós- graduação em Jornalismo.

Visando posições em empresas suas clientes, encaminho meu currículo e estarei à sua disposição para um contato pessoal e informações adicionais sobre minha carreira.

Atenciosamente,

Erros Comuns na Carta de Apresentação para Evitar

Hoje em dia, sua carta de apresentação é como um pneu sobressalente. Você quer tê-lo com você apenas no caso de você precisar de algum backup.

Vivemos em um mundo onde 90% dos gerentes de contratação não leem cartas de apresentação, mas 53% dos empregadores admitem que preferem candidatos que enviam uma carta de apresentação.

Ou seja, sua carta de apresentação é positivamente reconhecida, mas provavelmente não será lida.… Então, se ninguém está lendo, por que se incomodar?

Porque qualquer coisa que o diferencie dos candidatos que você enfrenta é uma necessidade absoluta.

Por exemplo, se uma empresa estiver oscilando entre os candidatos, ela poderá ler sua carta de apresentação como um esforço para obter mais informações sobre você.

Isso pode significar que eles estão passando seu currículo por uma avaliação e querem aprender mais sobre você antes de decidirem lhe contratar.

Ou pode significar que eles têm uma pequena pilha de currículos na mão e estão procurando uma maneira de eliminar alguém.

Nesse caso, eles leram algumas cartas de apresentação para ver se há algum erro gritante que lhes permita descartar algum candidato.

Conforme pesquisas, 48% dos gerentes de contratação descartarão uma carta de apresentação que não seja personalizada e 49%, uma carta com erros de ortografia.

Você precisa eliminar as pessoas de alguma forma. Dito isto, é importante saber quais erros de carta de apresentação podem custar a entrevista. Aqui estão alguns erros comuns para evitar.

Concentrar-se demais em você

Pense em sua carta como seu discurso de vendas para o gerente de contratação. Em vez de gastar todo o tempo falando sobre si mesmo, seus desejos e necessidades, coloque as necessidades do seu empregador em perspectiva.

Seu potencial chefe é aquele que (esperançosamente) lerá sua carta de apresentação, afinal. Revise a descrição do trabalho novamente e confira as últimas notícias sobre a empresa.

Pergunte a si mesmo porque a organização está contratando para essa vaga. Em outras palavras, que ponto de dor essa posição resolverá?

Quando você puder se relacionar com as preocupações da empresa e posicionar suas habilidades como a solução para suas necessidades, terá uma chance melhor de evitar erros e irá capturar a atenção do leitor.

Compartilhar todos os detalhes de cada trabalho que você já teve

Dependendo do seu histórico de trabalho, isso pode se traduzir em uma carta de apresentação muito confusa.

Em vez de se concentrar em cada posição que você já realizou, pergunte-se: que experiência eu tenho relevante para o trabalho que estou procurando?

Adapte sua carta de apresentação para falar dessas habilidades, em vez de dar uma sinopse completa do seu tempo em cada posição.

Escrever sobre algo desconfortável

Sua carta de apresentação não é o lugar para dizer ao seu potencial novo chefe sobre as dificuldades recentes que você enfrentou.

Não mencione que você está desempregado por que foi demitido ou saiu do emprego por mudança de cidade.

Os candidatos precisam se concentrar no agora. Os empregadores querem informações atuais. Por que você foi demitido ou desistiu não é importante, e será visto como uma bandeira vermelha.

Sua intenção de resolver um problema pessoal pode e será visto como um foco principal e não visando melhorias em sua carreira profissional. Concentre-se na conquista e no trabalho em mãos.

Escrever um romance

Nada é pior do que uma longa e inovadora carta de apresentação que deixa o gerente de contratação cansado apenas olhando para ela.

Quase 70% dos empregadores preferem uma carta de apresentação com meia página ou menos. Mantenha sua carta de apresentação concisa e direto ao ponto.

Repetir seu currículo

Lembre-se, o recrutador já tem seu currículo – não é necessário refazer todo o histórico de trabalho em sua carta de apresentação.

Na verdade, é por isso que muitos empregadores desconsideram a carta de apresentação. Eles leram tantas cartas ruins que consideram apenas os currículos dos candidatos.

Uma dica é surpreender o gerente de contratação usando sua abertura para demonstrar sua compreensão da posição da empresa no mercado e suas necessidades e, em seguida, destacar suas experiências e conquistas que atendem a esses requisitos.

Ser muito banal

Frases como “Eu gostaria de me candidatar a um emprego em …” ou “Eu acredito que sou o candidato perfeito para essa posição”, vão fazer desagradar os recrutadores.

Evite comentários triviais como chamar a si mesmo de “jogador de equipe”. Em vez disso, seja mais específico e forneça exemplos de como você trabalha bem como parte de uma equipe.

Ser um super-fã da empresa

Não desperdice sua carta de apresentação falando sobre o quanto você adora a empresa. Use para informá-los de como suas qualidades e habilidades poderão ser relevantes.

Erros de digitação

Parece algo bastante simples, mas quando você está redigindo várias cartas para muitos empregos ou está apenas cansado, erros podem acontecer que acabam custando a entrevista.

Na verdade, 70% dos gerentes de contratação dizem que descartariam automaticamente uma carta de apresentação com um erro de digitação.

Verifique também se você endereçou sua carta de apresentação para a pessoa certa. Confira tudo antes de enviá-las.

Não enviar uma carta de apresentação é tão arriscado para a sua carreira, quanto dirigir sem um pneu sobressalente. Não defina sua pesquisa de emprego sem ter todo o backup necessário para chegar onde deseja.

Falta de pesquisa

Graças à Internet, há pouca desculpa para não personalizar suas cartas de apresentação. Sempre que possível, pesquise o nome do gerente de contratação ou recrutador e a empresa que está preenchendo a posição e use essas informações para personalizar seu documento.

Se você pular essa etapa, estará enviando a mensagem de que não se importa o suficiente com a vaga para fazer sua lição de casa.

Em um mundo onde os empregadores são inundados com quantidades grandes de candidatos por vaga, qualquer desculpa para eliminar alguém será suficiente.

Não deixe que este erro dê a eles um motivo para descartarem você.

carta de apresentação

Saudações excessivamente formais ou casuais

Sempre que você estiver se candidatando a um emprego ou se preparando para uma entrevista, leve em consideração a cultura da empresa.

Você pode ter uma noção melhor da marca do empregador, verificando sua seção de Carreiras on-line, lendo opiniões, procurando por seu perfil, seguindo as contas de mídia social que a empresa montou para fins de recrutamento e falando com suas conexões de rede com quem já trabalhou na organização.

Isso ajudará você a decidir se é melhor sair com um tipo de saudação “Olá, Gustavo” ou “Caro Sr. Gustavo”. Se você não conseguir endereçar sua carta de apresentação a uma pessoa específica, evite apresentações incrivelmente formais, como “A quem possa interessar”, pois elas não são conversacionais e podem ser consideradas indesejadas.

O mesmo vale para as aberturas super-casuais como “Oi!”. Mesmo se você está lidando com uma startup que se orgulha de ser não-tradicional.

Esta saudação é descontraída demais para a sua primeira comunicação e pode ter o leitor questionando seu profissionalismo.

Texto muito genérico

Um erro comum na carta de apresentação é usar texto padronizado. Com base na descrição do trabalho, faça uma lista dos principais 3 a 5 requisitos para a função.

Isso pode ter a ver com o seu conhecimento de um determinado tópico ou setor, sua experiência na execução de uma determinada tarefa ou outras credenciais.

Em seguida, debata como você possui cada pré-requisito, fazendo referência a uma contribuição específica, realização ou experiência do seu histórico de trabalho que ilustre essas qualificações.

Resuma essas informações em um parágrafo ou em um conjunto de marcadores. Essa é uma ótima maneira de personalizar sua carta de apresentação e chamar a atenção do leitor.

Não seguir as instruções

Alguns empregadores valorizam muito uma carta de apresentação. Releia a descrição do trabalho cuidadosamente para fornecer um contexto.

Muitas vezes o empregador irá solicitar certas informações a serem incluídas. A última coisa que você quer fazer é ignorar essa solicitação, pois o leitor presumirá que você não presta atenção a detalhes ou não consegue seguir as instruções mais simples.

Importância da Carta de Apresentação

Você pode pensar que seu currículo dá aos empregadores todas as informações que eles precisam sobre você. Na realidade, um currículo é de valor limitado para um empregador sem uma carta de apresentação para o contexto.

As cartas são importantes porque dizem aos empregadores o tipo de posição que você procura e exatamente como você está qualificado para isso.

Sua carta também pode explicar coisas que seu currículo não pode. Se você tem grandes lacunas no seu histórico de emprego, está entrando novamente no mercado de trabalho ou mudando de carreira, uma carta de apresentação pode explicar essas circunstâncias de maneira positiva.

Infelizmente, a sua carta também pode ser prejudicial se for de baixa qualidade ou se apresentar erros descuidados.

Este documento permite que os recrutadores desenvolvam uma melhor compreensão da sua adequação a uma posição, e é frequentemente aí que as primeiras impressões são feitas na mente de um empregador, tornando-o um dos componentes mais críticos.

Além disso, constatou-se que os empregadores geralmente preferem currículos acompanhados por uma carta de apresentação e, na maioria dos casos, solicitam especificamente como requisito obrigatório para se candidatarem a suas vagas.

https://youtu.be/tfHxjywyMDI&t

Clique no link abaixo e conheça a ferramenta que irá transformar os resultados dos seus colaboradores.

>> Clique Aqui e conheça o RHbot Gratuitamente <<