Objetivo Profissional | Metas Inteligentes E Foco Levam Ao Sucesso14 min read


Independentemente de onde você está na vida, ter um objetivo profissional é uma parte essencial. Mas não é suficiente viver uma vida de pensamentos positivos e devaneios sem esperança, pois você só pode alcançar algo se lutar muito por isso.

Além de ter objetivos de vida, você também precisa ter metas profissionais que moldem seu personagem. Não se trata de escalar o que a sociedade moldou para nós, mas de construir nossa própria escada para alcançar o topo de nossas carreiras.

De vez em quando nos deparamos com pessoas que estão insatisfeitas com seus empregos. As razões de sua infelicidade podem variar – elas não gostam de seu horário de trabalho, ou não gostam de um colega particular em seu escritório, ou até mesmo não gostam de seu chefe.

No entanto, essas razões vagas realmente servem como uma cobertura para as razões subjacentes de toda a insatisfação com o trabalho – a pessoa não tem conhecimento ou não pensou nas suas metas e um objetivo profissional.

É somente quando uma pessoa tem um pensamento claro sobre suas metas e objetivos de carreira que obtém a satisfação final de seu trabalho e, portanto, progride mais rapidamente.

O estabelecimento de um objetivo profissional desempenha um papel importante em sua vida de modo geral. É dar passos pequenos para se tornar a melhor versão de si mesmo no seu trabalho, refletindo em todos os outros aspectos.

objetivo profissional

Objetivo Profissional e Definição de Metas

Enquanto você tem a consciência de que não irá alcançar o topo da pirâmide da noite para o dia, você precisa permitir-se progredir lentamente, mas de forma efetiva.

Isso envolve um processo gradual de desenvolvimento de seus conhecimentos e habilidades profissionais, fortalecendo as relações profissionais e construindo práticas de trabalho eficazes.

Embora seu objetivo profissional seja moldado por suas ambições e necessidades pessoais, montamos uma lista simples de metas inteligentes para ajudar a impulsionar você ao sucesso:

Expandir conhecimento e treinamento profissional

O aprendizado nunca para, mesmo depois de você ter obtido seu diploma. Como profissional, há muitas maneiras de expandir seus conhecimentos, como se matricular em vários cursos, participar de workshops e programas de treinamento, obter certificados e muito mais.

Esses certificados podem ser de grande ajuda em sua carreira, pois servem como uma clara evidência de suas capacidades e conhecimento sobre um determinado assunto.

É importante que um indivíduo aprenda continuamente novas habilidades e práticas para crescer na sua profissão. No entanto, não se deve sentir a necessidade de passar por um processo formal apenas para aprender, pois você pode sempre definir algumas metas de desenvolvimento pessoal para melhorar a si mesmo em todos os aspectos.

Melhore o desempenho no trabalho

Existem diferentes fatores que podem afetar seu desempenho, por isso você precisa aprender a lidar com as razões que o têm distraído de fazer bem o seu trabalho.

Então, chegue mais cedo. Tenha uma atitude positiva em relação ao seu trabalho. realize suas atividades de forma eficiente e eficaz.

Uma das coisas que podem afetar seu desempenho é a maneira como você se vê como profissional. Ter uma mentalidade negativa só vai encher sua mente com dúvidas, fazendo você perder toda a motivação para completar uma determinada tarefa.

Mas se você traçou seu objetivo profissional, mantem o foco e acredita constantemente em si mesmo, então você pode resistir às provações que surgem em seu caminho. Para melhorar seu desempenho no trabalho, você deve continuar crescendo como indivíduo.

Fortalecer as relações profissionais

Construir um ambiente de trabalho saudável pode causar um impacto positivo no seu desempenho. Lembre-se, existem diferentes tipos de pessoas no local de trabalho.

Você pode não gostar muito de algumas pessoas, mas ainda precisa aprender a deixar suas diferenças pessoais de lado. Seu objetivo aqui é tratar seus colaboradores ou colegas de maneira profissional.

Saudações simples são boas, juntamente com respostas respeitosas a cenários específicos. Isso pode tornar sua experiência de trabalho diária muito mais suportável e gratificante.

Melhores habilidades de apresentação

No mundo corporativo, é provável que você lide com várias pessoas do setor, faça parte de várias reuniões e seja indicado para realizar determinadas tarefas.

Essas atividades podem exigir comunicação interpessoal, permitindo que suas habilidades de apresentação sejam postas à prova.

É por isso que é importante melhorar suas habilidades em apresentações públicas. Você pode ser obrigado a apresentar algo na frente de clientes, investidores ou até mesmo seu superior imediato.

Para evitar a humilhação, reserve um tempo para praticar na frente de um espelho. Depois de possuir boas habilidades de apresentação, você pode se comunicar abertamente com seu público e mantê-lo totalmente envolvido durante a apresentação.

Aumentar ganhos

Infelizmente, uma porcentagem significativa da sociedade trabalhadora é composta de indivíduos mal pagos. Há um número de empresas que aproveitam a alta demanda por empregos e não remuneram seus colaboradores de forma justa.

Se você faz parte dessa minoria, talvez seja hora de trocar de empregador. Não será fácil, mas você pode obter uma boa remuneração em outro lugar.

Se você gosta de onde você está e ainda está recebendo praticamente o mesmo salário de quando começou há cinco anos, isso é algo que você poderia conversar com seu empregador. Lembre-se, coisas boas acontecem para aqueles que se esforçam mais do que os outros.

Atingir um cargo mais alto

Nunca se acomode. Muitas pessoas possuem o objetivo profissional de se tornar um líder de sucesso. Eles frequentemente estabelecem metas de liderança para seguirem também.

Mas não é o poder nem o status que realmente os impulsiona, e sim a oportunidade de transformar uma carreira ou organização em algo melhor.

No entanto, isso não é algo que pode ser entregue a você com tanta facilidade. Na maioria dos casos, para chegar ao topo, você precisa saber o que é começar de baixo.

Isso requer trabalho duro, paciência, perseverança e compromisso. Experiências e habilidades são apenas algumas das coisas que um bom líder deve ter, já que você também precisa ter a atitude e os valores certos para liderar um grupo com sucesso.

Ganhe novas experiências

Você só pode realmente crescer em sua carreira se aprender a sair da sua zona de conforto. Seja voluntário para programas especiais em sua comunidade ou no trabalho.

Fale com as pessoas com quem você nunca falou antes. Explore o campo em que você está. Aprenda com os erros cometidos e veja-os como lições para viver.

Viver a vida de maneira diferente permitirá que você ganhe novas experiências. Esses momentos vão te transformar em um indivíduo melhor ao longo do caminho.

Trabalhar para uma empresa dos sonhos

Você já quis trabalhar em uma empresa específica, mas se sentiu muito intimidado e inexperiente para realmente tentar?

O trabalho que você sempre desejou e a empresa pela qual você sonhava para trabalhar deveriam ser o suficiente para inspirar você a buscar mais.

Incluir isso como objetivo profissional dá a você a motivação para se esforçar na profissão em que você está. Mesmo que você não tenha sido aceito na primeira vez, isso não significa que você não será um candidato adequado para a próxima.

Trabalhe para melhorar primeiro e o resto virá como consequência. Considere isso como um desafio a ser enfrentado, apesar das dificuldades que podem surgir em seu caminho.

objetivo profissional

Possuir um negócio

Começar um negócio é uma maneira de dar um salto em sua profissão. Para a maioria das pessoas, ter uma empresa é uma meta de investimento difícil de alcançar, mas ainda possível, se você acreditar.

Além de ter o dinheiro para investir e um bom plano de negócios para começar, você deve ter a visão e a missão corretas também.

Um negócio não é algo que possa crescer sozinho, pois todo empreendedor deve permanecer dedicado e comprometido em ver seu negócio prosperar no setor.

Também seria melhor começar um negócio que gira em torno de sua paixão. Por exemplo, se você trabalhou como engenheiro civil durante boa parte de sua carreira, talvez queira se aventurar na criação de um negócio nessa área.

Mas lembre-se, ser um empreendedor está longe de ser simples. Você precisa se preparar para fazer grandes sacrifícios a longo prazo.

Dicas Inteligentes Para Alcançar Seu Objetivo Profissional

O que você quer conseguir em um ano? Onde quer estar daqui há uma década? Quando você define metas, você tem um caminho para sua jornada.

Isso lhe dá uma ideia de onde você quer estar em um futuro próximo, podendo então adaptar as decisões que você toma no presente.

Para guiá-lo através deste processo, aqui estão algumas dicas sobre como você pode realizar seus objetivos:

Faça um plano de carreira

Se você quer ficar satisfeito com o que você faz, precisa identificar seus objetivos de curto prazo e metas de longo prazo primeiro.

Essas atividades ajudarão você a determinar seu plano de carreira. Mas não tente manter todos esses pensamentos na sua cabeça.

Escrever seus objetivos torna tudo ainda mais real. Isso lhe dá o impulso de continuar avançando, mesmo quando as coisas ficam difíceis.

Crie um roteiro

Depois de definir seu plano, agora é hora de identificar as etapas necessárias para chegar lá. Quando as coisas ficam um pouco demais para lidar, não é incomum perder o seu caminho.

Então, quando isso acontece, um roteiro vai dar a direção da sua vida. Ele serve como um lembrete de por que você começou, juntamente com o que é preciso para terminá-lo.

Algumas palavras de encorajamento são suficientes para mantê-lo ancorado, especialmente quando você começa a esquecer o seu propósito.

Definir prazos

Não é tanto que você esteja tentando se pressionar a fazer algo grandioso, mas um prazo lhe dará a motivação para começar.

A maioria de nós vive em um ciclo interminável de amanhã. Nós tendemos a procrastinar e ser desviados por tentações, muitas vezes desconsiderando as metas que estabelecemos para nós mesmos.

E se você trabalha para algo, mas não consegue concluí-lo no prazo, não seja muito duro consigo mesmo. Tenha em mente que todos nós vivemos no nosso próprio ritmo.

Só porque não podemos alcançar algo agora não significa que nunca chegará a nós. Apaciência é uma virtude. O fracasso nunca deve ser um motivo para desistir.

Recompense-se depois de cada conquista

De vez em quando, você precisa se dar algum crédito por todo o trabalho que fez. Trate-se. Ele não precisa custar mais do que seu orçamento mensal pode suportar, mas apenas o suficiente para mantê-lo satisfeito e motivado para continuar.

Também é importante descansar depois de você ter feito algo excelente. Nunca sobrecarregue sua mente e corpo, pois isso não fará nada além de atrasá-lo.

Você precisa se certificar de que está fisicamente e mentalmente apto para perseguir seu objetivo profissional e de vida também.

Ache um companheiro

Você já percebeu como algumas pessoas têm um parceiro para tudo? Poderia ser um amigo de academia, um melhor amigo. Encontre alguém que compartilhe os mesmos sentimentos que você.

Ter alguém por perto que apoia o que você faz lhe dá um impulso extra para fazer melhor. E se você cair, você terá alguém lá para lhe ajudar. Lembre-se de fazer o mesmo com seu parceiro também.

O estabelecimento de metas é uma técnica inteligente que os indivíduos de sucesso praticam para progredir em seus respectivos campos.

Ter um objetivo profissional nos permite trabalhar todos os dias com um propósito claro em mente. Em vez de perceber sua carreira como um ciclo interminável sem sentido, necessário para sobreviver, um objetivo nos dá uma razão para sonhar maior.

Tenha em mente que é uma longa jornada de altos e baixos. Você tem que dar um passo de cada vez, de forma lenta mas segura.

Perguntas da Entrevista de Emprego Sobre Seu Objetivo Profissional

Durante uma entrevista de emprego, o entrevistador pode fazer a pergunta: “Quais são seus objetivos de carreira de longo prazo?”

Isso é semelhante a outras perguntas da entrevista, como “Onde você se vê daqui a cinco anos?” E “Quais são seus metas para os próximos cinco a dez anos?”

Um empregador fará esse tipo de pergunta por vários motivos. Ele quer saber se você tem ou não visões ou planos de longo prazo.

Os empregadores também querem saber se você planeja permanecer na empresa por um tempo ou se está pensando em sair na primeira oportunidade.

Pode ser difícil pensar sobre o futuro durante a entrevista, por isso é bom planejar com antecedência. Existem várias maneiras de responder com sucesso.

Veja como se preparar para perguntas sobre suas metas de carreira e onde você quer se ver no futuro.

objetivo profissional

Explique suas ações

Uma simples listagem de metas não resultará em uma boa resposta. Você deve explicar brevemente os passos que tomará para atingir esses objetivos.

Por exemplo, se você quiser assumir uma função de gerenciamento, explique as etapas que você tomou ou tomará para se tornar um gerente.

Talvez você esteja desenvolvendo suas habilidades de liderança executando projetos em grupo, ou planeja participar de uma série de conferências de liderança, ou está buscando uma certificação de gerenciamento especializada.

Descrever seu plano demonstra que você está pensando analiticamente sobre seu futuro na carreira e seu potencial de crescimento dentro da empresa.

Se você planeja continuar seus estudos, explique de maneira a aumentar seu valor para a empresa.

Concentre-se no empregador

Mesmo que essa questão seja sobre você, você quer dizer que não vai abandonar o empregador tão cedo. Mencione que um dos seus objetivos é trabalhar para uma empresa como a que você está sendo entrevistado.

Concentre-se em como você agrega valor à empresa por meio da conquista de seus próprios objetivos. Além disso, convença o empregador de que trabalhar para sua empresa o ajudará a atingir suas metas para uma situação em que ambos estarão ganhando.

Evite discutir salário

Não se concentre em metas relacionadas a ganhos, aumentos, bônus ou vantagens. Você quer se concentrar no trabalho que espera realizar, em vez do dinheiro que deseja ganhar.

Não há problema em fornecer uma faixa salarial, se solicitado. No entanto, você nunca deve voluntariar o seu salário alvo, nem vincular qualquer informação eventual às suas circunstâncias pessoais, ao invés do mercado.

Não mencione algo como: Você pode fornecer a faixa salarial para essa posição? Meu salário alvo é de pelo menos R$ 5.000,00. Meu aluguel acabou de subir e eu tenho empréstimos estudantis, então eu realmente não posso considerar um valor abaixo disso.

Não seja muito específico

Embora você queira apresentar metas claras, não entre em muitos detalhes. Por exemplo, se você sabe que quer trabalhar para uma determinada empresa em uma posição específica, que não é a empresa ou a posição para a qual está sendo entrevistado, não compartilhe essas informações com um empregador.

Enfatize metas mais gerais, como assumir responsabilidades específicas. Isso permite que você equilibre objetivos claros com uma atitude flexível.

Respostas Ideais em Relação ao Seu Objetivo Profissional

Aqui estão exemplos de respostas para entrevistas que você pode editar para se adequar às suas experiências pessoais:

  • A curto prazo, espero trabalhar como representante de vendas para uma empresa como a sua, que tem a missão baseada em um ótimo atendimento ao cliente.

Trabalhar como representante de vendas de uma empresa em que acredito, pode me preparar para assumir responsabilidades ampliadas de liderança de equipe no futuro, à medida que elas se tornem disponíveis.

  • Meu objetivo atual de curto prazo é desenvolver e usar minhas habilidades de marketing e comunicação em um trabalho semelhante a este.

No entanto, eu eventualmente quero evoluir para uma posição que me permita continuar a usar essas habilidades, enquanto também gerencio um grupo de marketing.

Vou me preparar para esse objetivo assumindo posições de liderança em projetos de equipe e desenvolvendo minha carreira profissional participando de conferências de liderança, como a que é realizada anualmente pela sua empresa.

 

 

Clique no link abaixo e conheça a ferramenta que irá transformar os resultados dos seus colaboradores.

>> Clique Aqui e conheça o Software Avaliação Gratuitamente <<

 

Qual pontuação você daria?


E-book Grátis

Descubra os 10 passos infalíveis para uma Avaliação de Desempenho Perfeita.

Informe seu e-mail ao lado

100% livre de spam.