Sazonalidade | Entenda O Que É E Como Afeta Sua Empresa14 min read


Sazonalidade refere-se a flutuações recorrentes que ocorrem em períodos regulares e previsíveis em cada ano civil. Os ciclos de negócios, por outro lado, podem ser tudo menos regulares.

Os ciclos de negócios são a ascensão e queda natural do crescimento econômico de uma empresa ao longo do tempo, caracterizado pelos quatro estágios de expansão, pico, contração e depressão.

A expansão marca o período entre o pico, onde o alto crescimento, os aumentos de preços e o baixo desemprego representam o momento da atividade econômica.

O pico ou ponto de inflexão superior é o ponto de um ciclo de negócios em que a expansão diminui e se contrai. A inflação é caracteristicamente um sinal de que um ciclo de negócios atingiu seu pico.

Contração, o período do pico ao vale, é quando a atividade econômica se estagna ou diminui. Muitas vezes, coincidindo com a queda dos preços e o alto desemprego, isso levará a um ponto mais baixo de um ciclo de negócios.

Esse vale também representa o ponto de virada, que também é chamado de recuperação, quando a atividade econômica gradualmente se recupera e começa a se expandir.

Temporadas, feriados e eventos anuais podem ter um impacto no ciclo de negócios de uma empresa, por isso os gerentes precisam identificar com precisão a sazonalidade que pode afetar seus negócios.

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Como a Sazonalidade Interfere nos Negócios

É impossível criar uma empresa que não tenha algum tempo de inatividade durante o ano. Faz sentido para sorveterias e lojas de artigos de Natal, mas esses tempos ruins atingiram todos, até mesmo os negócios online.

Não importa o tipo de empresa que você administra, você perceberá que há momentos naturais de refluxo e fluxo de trabalho e receita.

Essa sazonalidade pode acontecer com a mudança das estações, com o calendário escolar ou com a entrada ou saída de novos impostos.

Aqueles que operam empresas sazonais têm a tarefa invejável de tentar manter a rentabilidade ao longo de períodos em que seus negócios podem experimentar desacelerações significativas.

A extensão em que a sazonalidade pode afetar um negócio depende de vários fatores diferentes. Todas as empresas têm ciclos.

A duração de um ciclo pode ser excepcionalmente curta para algumas empresas, a ponto de parecerem não ser afetadas por ciclos sazonais de longo prazo. Outros devem enfrentar a perspectiva de secas mais longas, para as quais devem se preparar.

Padrões Laborais

A sazonalidade afeta a oferta de trabalho em empresas dependentes do calendário. Por exemplo, no setor de varejo, as empresas devem contratar um número maior de trabalhadores durante datas comemorativas para lidar com a demanda extra.

O mesmo acontece nos meses de pico da indústria turística em vários locais do país. A sazonalidade pode colocar estresse e pressão consideráveis nos gerentes, que devem responder por qualquer deficiência na força de trabalho.

Capital de giro

A quantidade de capital de giro que uma empresa deve manter também é afetada pela sazonalidade. Durante períodos de pico de produtividade, a quantidade de capital de giro que uma empresa mantém geralmente será maior para cobrir despesas operacionais maiores.

Dependendo da natureza da indústria, no entanto, parte desse capital de giro pode ter que ser colocado em reserva quando os negócios e o fluxo de caixa diminuírem.

Tempo

O elemento tempo é outra dimensão das operações de negócios relacionadas à sazonalidade. Durante os períodos de pico da atividade comercial, a quantidade de tempo que o proprietário ou gerente da empresa precisa planejar para operações futuras será limitada.

No entanto, durante períodos de desaceleração significativa, aqueles com negócios sazonais podem usar esses períodos mais lentos como uma oportunidade para planejar operações futuras.

Esforço

Para os vendedores que dependem de sua própria produção, a sazonalidade pode afetar a quantidade de dinheiro que eles podem esperar em determinado momento durante o ano.

Os vendedores muitas vezes ajustam seus níveis de esforço de acordo com a sazonalidade de seus negócios, economizando seu esforço máximo nos períodos em que a rentabilidade é mais alta.

Por exemplo, vendedores de automóveis terão maiores picos de vendas durante os meses de primavera e verão. Durante esses meses, eles podem maximizar seus esforços de vendas e passar os meses mais frios de inverno, investindo mais em marketing e networking.

Desafios sazonais

Dois desafios significativos para as organizações que operam em negócios com características de sazonalidade, ou com altos e baixos frequentes, são como aumentar os níveis de pessoal em períodos de alta demanda e maneiras de manter a lucratividade no período de entressafra ou períodos em que a demanda diminui.

Recrutar os colaboradores certos com as habilidades necessárias pode ser um desafio, especialmente quando o ciclo de negócios está passando por um alto nível de emprego.

As organizações precisam encontrar maneiras de construir lealdade e incentivar bons colaboradores a retornarem em épocas altas.

A manutenção do fluxo de caixa pode ser extremamente difícil em períodos lentos e pode afetar negativamente a lucratividade.

Os proprietários de empresas podem implementar estratégias para ajudar a gerar vendas nesses horários por meio de promoções, extensões de produtos ou novos canais de vendas.

Ciente e preparado

A maioria das empresas deve esperar sofrer flutuações sazonais na demanda de produtos. A capacidade de identificar com precisão as influências sazonais e os hábitos de compra de seus clientes ajudará muitos a gerenciar variações.

O calmante exponencial é inerente aos ajustes sazonais da previsão de demanda. É pertinente que as empresas baseiem suas previsões na demanda geral primeiro, antes de incorporar as influências da sazonalidade.

Igualmente importante no planejamento de previsões é entender em que estágio do ciclo de negócios você está atualmente.

Sobre a previsão pode deixar você com estoque em excesso. Isso aumenta os custos de manutenção e pode deixá-lo com grandes quantidades de estoque que não podem ser vendidos ou obsoletos, caso a demanda caia inesperadamente.

Supere o excesso de estoque adotando práticas enxutas e limitando a quantidade de estoques que sua empresa detém.

As desacelerações na sazonalidade e na contração cíclica oferecem uma oportunidade para as organizações realizarem atividades de planejamento estratégico, projetos de manutenção e pesquisa de mercado.

Como Sobreviver à Sazonalidade dos Negócios

Como esses fluxos e refluxos são inevitáveis, você precisa descobrir como lidar com eles. Aqui estão algumas maneiras pelas quais você pode começar a ser mais proativo em seu planejamento anual, para diminuir o impacto quando chegar o momento ruim.

Identifique os fluxos e refluxos

Este é absolutamente o primeiro passo. Saber quando os altos e baixos estão chegando ajudará você a planejar adequadamente.

Para alguns o inverno é lento, mas quando setembro e outubro, tudo vai voltar a subir. Essas informações ajudam a agendar tudo, desde promoções até os períodos de férias.

Muitas vezes é preciso programar as férias durante os períodos mais lentos do inverno, fazendo um revezamento anual entre os colaboradores, por exemplo, para que a maioria esteja em atividade no verão, já que é o período mais movimentado.

A melhor maneira de identificar os fluxos e refluxos?

Acompanhe seus dados

Você não pode prever essas flutuações se não estiver rastreando suas informações. Rastrear seus dados ajuda você a tomar decisões baseadas em análises, em vez de suposições.

Suposições vão acabar levando você a erros. Por isso, certifique-se de que viu o seu Google Analytics ou o seu Kissmetrics, ou o que quer que você esteja utilizando. Apenas continue acompanhando!

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Use o tempo de inatividade para planejar.

Utilize esse tempo mais lento a seu favor, em vez de se sentir mal por não poder produzir no mesmo nível das suas altas temporadas.

Mergulhe fundo em algum planejamento de alto nível. Estabeleça uma estratégia para começar a aplicá-la quando a temporada movimentada começar de novo.

Observe meticulosamente as suas finanças para garantir que está gastando dinheiro nas áreas certas. Faça o que você precisa para colocar sua casa em ordem.

Fique um passo à frente

Você precisa ser flexível e descobrir o que funciona melhor para você, sua empresa e seu público, para que você não seja afetado por uma estação lenta, tomando decisões sábias durante seus picos.

Os altos e baixos estão chegando, quer você os veja ou não, então esteja um passo à frente e seja vigilante, enfrentando a sazonalidade de maneira eficiente.

Sazonalidade e seu Efeito nas Vendas e no Desempenho dos Negócios

Nenhum negócio está isento dos efeitos da sazonalidade. Claro, a sazonalidade é fácil de imaginar se você está vendendo ar condicionados ou aquecedores, mas e se o fluxo e refluxo de vendas de sua empresa for um pouco menos óbvio?

Mesmo que uma empresa não seja considerada sazonal, o interesse e a demanda por produtos e serviços ainda são afetados pela sazonalidade.

É um aspecto perfeitamente natural e às vezes irritantemente inevitável dos negócios, mas a sazonalidade pode ser previsível.

Isso significa que pode ser aprendido e entendido. E, através desse entendimento, essas instâncias perfeitamente inevitáveis podem ser aproveitadas em seu benefício.

Como a sazonalidade afeta as vendas

A sazonalidade desempenha um papel importante nos negócios. Muitas vezes, é a causa de aumentos e reduções inexplicáveis de vendas.

Aqueles que não entendem o ciclo natural de uma empresa podem diagnosticar erroneamente um declínio nas vendas, especialmente se durar mais de dois meses.

Mas, com uma compreensão básica da sazonalidade, uma calmaria como essa não levará os proprietários de empresas a implementar mudanças desnecessárias ou a perseguir alvos errados. Em vez disso, será atribuído à flutuação anual normal da empresa.

Sazonalidade e Desempenho nos Negócios

A contabilidade das flutuações sazonais é necessária para desenvolver uma compreensão clara do desempenho dos negócios.

Tomemos por exemplo alguns dos eventos padrão capazes de influenciar a demanda do consumidor: Natal, Dia dos Namorados, Dia das Mães, Dia dos Pais. Todos são importantes influenciadores.

Saber como seu produto ou serviço é afetado por esses eventos é necessário para que os dados de vendas possam ser ajustados, representando um desempenho de vendas preciso.

Caso contrário, os dados brutos mostrando um trimestre ruim podem, na verdade, estar acima da média quando visualizados de acordo com os benchmarks sazonais. Sem contabilizar a sazonalidade, você está deixando um ponto cego no seu plano de negócios.

Aproveitando a sazonalidade

Talvez o maior benefício para entender como a sazonalidade afeta as vendas é que ela leva os donos de empresas ao que eles podem e não podem controlar.

Às vezes, as vendas aumentarão e, algumas vezes, as vendas cairão, mas se você puder ajustar esses números de acordo com os dados do setor, saberá se essas flutuações estão dentro ou fora de seu controle.

O que significa que você pode alocar sua energia e recursos onde eles podem fazer a diferença.

Como saber sua alta e baixa temporada

A maneira mais simples de conhecer sua alta e baixa temporada é analisar suas vendas / receitas. Esta abordagem aplica-se a qualquer tipo de negócio, seja uma pequena loja de produtos alimentares, uma enorme loja online ou uma empresa de desenvolvimento de software.

Se sua empresa for principalmente on-line, você também precisará verificar seus registros e realizar algumas análises sobre os volumes de pesquisa e suas tendências.

No entanto, para ter conclusões mais ou menos confiáveis, você precisa analisar os dados de 3 ou 4 anos, pelo menos, a fim de detectar uma tendência. Caso contrário, os resultados obtidos podem ser apenas uma coincidência e isso o enganará bastante.

Existem várias ferramentas online que você pode usar para uma perspectiva mais global por exemplo, obtendo uma visão mais ampla do setor como um todo, além de estudar apenas seus registros.

É claro que a simples análise do volume de pesquisas, do número de acessos, das conversões e do dinheiro obtido como resultado não é de precisão militar, mas sim para nossos objetivos.

Lembre-se sempre de que outros fatores como por exemplo, atualizações do algoritmo de pesquisa do Google, novos produtos lançados por você, novos concorrentes no mercado etc., além das estações, entram em cena.

Portanto, não tome suas conclusões como a verdade suprema. Em vez disso, use os dados apenas como uma direção.

Como lidar com fatores sazonais

Identificar corretamente as influências sazonais é o primeiro passo para lidar com elas. Depois de ter feito a identificação, aqui está o que você pode fazer para contrabalançar:

  • Se você tem um negócio com uma dependência sazonal drástica, como uma sorveteria, considere começar um negócio para outras épocas do ano

Para muitos, ter um negócio com dependência sazonal drástica não é um cenário típico, mas se você tem um negócio que desenvolve bem em determinadas épocas / meses apenas, você pode iniciar outro que supostamente vai crescer bem em um momento diferente do ano.

  • Planeje um pouco de descanso para a baixa temporada

Até mesmo os workaholics precisam descansar de vez em quando, então uma das maneiras pelas quais você pode investir mais tempo livre durante a baixa temporada é descansar um pouco.

Quando você não está cansado quando a alta temporada começa, você será capaz de ter um melhor desempenho, então o descanso é realmente um investimento.

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  • Tente aproveitar ao máximo os fatores sazonais

Se você tem um negócio com sazonalidade, uma maneira de aproveitar ao máximo a baixa temporada é executar uma campanha publicitária.

Uma campanha publicitária aumenta as vendas e, provavelmente, você conseguirá vender mais antes da temporada desfavorável.

Você pode tentar o contrário: executar uma campanha publicitária durante a baixa temporada e esperar que a campanha aumente suas vendas no período de maior demanda.

  • Encontre projetos antes do início da baixa temporada

Quando você tem projetos, pode trabalhar neles mesmo que seja a estação lenta, mas se você não tiver e começar a procurar por novas atividades, notará a diferença.

Este momento de baixa demanda pode ser utilizado para repensar atividades, desenvolver novos produtos ou serviços, fazer um balanço geral e partir para inovações.

  • Use a baixa temporada para pesquisa e desenvolvimento

Mais uma maneira de aproveitar a baixa temporada é gastá-la em pesquisa e desenvolvimento. Simplificando, você precisa de tempo para preparar seus novos produtos. Você pode fazê-lo enquanto o negócio está lento e estará pronto com o novo produto quando as coisas se recuperam.

Fatores sazonais são uma força mesmo para empresas que acham que são imunes a eles. Você precisa conhecer essas especificidades sazonais e como elas afetam seus negócios.

Isso irá permitir que você possa planejar adequadamente e evitar o problema quando, de repente, sem nenhuma razão óbvia o volume de vendas ou prestação de serviços diminui consideravelmente, deixando você sem dinheiro.

Se sua empresa obtém a maior parte de sua receita em um determinado período de tempo, é melhor você estar preparado para aproveitar ao máximo.

Se não, um boom sazonal pode rapidamente se transformar em um fracasso fora da temporada. Não importa se você não vai à falência na entressafra, recebendo pessoas suficientes para trabalhar na alta temporada.

Planejar com antecedência é fundamental para a sobrevivência de qualquer negócio com sazonalidade.

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