3 métodos para avaliar melhor os colaboradores2 min read


Por melhores que sejam os colaboradores de uma empresa, um gestor inteligente sempre desejará que eles se tornem ainda mais competentes. Uma das principais formas de ajudar profissionais a crescer é fazer uma avaliação de desempenho. É assim que podemos identificar competências e comportamentos que merecem ser aprimorados, além de qualidades com potencial de ser reforçadas.

Qualquer que seja a ferramenta de avaliação de desempenho escolhida, seu ponto de partida deve ser a escolha de objetivos claros, que possam ser mensurados e atingíveis. Já falamos sobre os efeitos de uma avaliação de desempenho eficiente nesse post aqui.

avaliar colaborador

 

Veja quais são os métodos mais utilizados atualmente pelas equipes de recursos humanos das maiores empresas do mundo e como eles funcionam:

1. Avaliação pelo superior hierárquico
Trata-se do método mais comum e simples. Como o próprio nome diz, neste caso, quem faz a avaliação é a chefia e ninguém mais. É uma técnica unilateral e hierarquizada.

Vantagem
O fato de haver apenas um avaliador permite que haja uma certa uniformidade entre os critérios usados na avaliação, além de deixar, geralmente, o processo mais rápido.

Desvantgem
O colaborador pode ser prejudicado caso a relação da dupla não seja boa ou o avaliador tenha uma percepção equivocada do desempenho de seu subordinado.

2. Autoavaliação

Esta técnica de avaliação de desempenho é dividida em duas etapas. Primeiro, o colaborador reflete sobre o próprio desempenho. Em seguida, ele e seu superior discutem sobre ambas as aavaliações.

Vantagem
Propõe uma auto reflexão, exercício que permite pensar sobre a performance e identificar tanto as habilidades que precisam ser melhoradas como aquelas tarefas em que estamos nos saindo bem e não tínhamos percebido antes da avaliação.

Desvantagem
Os resultados podem ser condicionados pelos pontos de vista e interesses pessoais do avaliado, o que dificulta o diálogo com o superior.

3. Avaliação 360º
É o método mais completo e, quase sempre, o mais recomendado. Todos os colaboradores, independentemente da sua posição hierárquica, são simultaneamente avaliadores e avaliados. Para garantir a validade desta técnica, o anonimato deve ser assegurado.Veja aqui como aplicar a Avaliação de Desempenho 360º.

Vantagem 
Os subordinados têm a oportunidade de avaliar livremente o desempenho de seus superiores, o que torna o processo muito rico porque toda a equipe tem a chance de melhorar sua performance.

Desvantagem
Este processo requer um nível de maturidade profissional mais elevado, sobretudo da chefia, que deverá estar aberta a receber críticas.

A Avaliação de Desempenho deve ser finalizada com a elaboração de uma lista de três ações que o avaliado deverá praticar para mudar determinado comportamento. O processo se tornará mais efetivo e trará os resultados esperados se o avaliador ajudar o avaliado acompanhando a realização das ações propostas.