Você já pensou quanto tempo de sua vida passa trabalhando? A cultura organizacional é uma maneira de garantir que todos os colaboradores estarão em sintonia e trabalhando para o cumprimento dos objetivos da empresa.
Em média, nós passamos cerca de um terço de nosso dia no trabalho, isso equivale à metade do tempo em que estamos acordados.
Por isso, é de extrema importância que a haja um equilíbrio entre nossa vida pessoal e profissional, o que faz com que seja imprescindível a convivência em um ambiente de trabalho agradável.
É nesta perspectiva que se enquadra a cultura organizacional, que é a representação dos valores, crenças, atitudes e forma que as decisões são tomadas, os desafios são encarados e os comportamentos pré-definidos.
Neste aspecto, os gestores possuem uma função muito importante, pois é preciso ter uma visão ampla acerca da personalidade dos profissionais que fazem parte da equipe e associar as competências técnicas e comportamentais com os objetivos da organização.
Assim, é de extrema importância buscar compreender a personalidade dos colaboradores, para que dessa forma a produtividade e a satisfação no ambiente de trabalho sejam maximizadas.
Neste texto, iremos tratar de como é possível trabalhar a cultura organizacional da empresa e, a partir daí, melhorar a qualidade de vida dos colaboradores e, consequentemente, aumentar a produtividade e lucratividade da organização.
Como saber se a cultura organizacional de sua empresa é tóxica
Logo no primeiro tópico, vamos falar sobre alguns sinais que demonstram que o clima organizacional não está saudável. Se você notar esses sinais em seu ambiente de trabalho, certamente é necessário que ocorram mudanças urgentes para o bem da empresa e dos colaboradores.
Uma cultura organizacional tóxica pode ocasionar dados irreparáveis tanto aos rendimento, quanto à imagem da empresa.
Este é um dos principais motivos dos colaboradores, na primeira oportunidade que tiverem, deixarem a organização.
Veja 6 sinais de risco para a cultura organizacional:
Insatisfação e desmotivação
Quando os colaboradores estão insatisfeitos e infelizes com seu trabalho, rapidamente eles começam a ficar ociosos, o que acaba sendo uma situação muitas vezes irreversível.
Isso ocorre, pois os colaboradores perdem o interesse por suas responsabilidades e, certamente, só não deixam o emprego por causa do salário.
Esta situação frequentemente ocorre quando os colaboradores chegam a conclusão de que não terão oportunidade de crescimento na empresa e/ou por má gestão.
Ambiente de fofoca
O surgimento de fofocas é um mau sinal, pois começam a surgir boatos e fantasias sobre as relações do trabalho.
Esse tipo de situação acaba enfraquecendo as lideranças, ocasionando intrigas e causando verdadeira insatisfação entre os colaboradores e gestores.
Muitos profissionais deixam a empresa que trabalham por não suportarem o ambiente tóxico e desagradável, que frequentemente pode impactar na saúde física e mental dos trabalhadores. A depressão é uma das doenças mais frequentes e perigosas entre aqueles que estão expostos a grande estresse no ambiente de trabalho.
Desse modo, pode-se dizer que as fofocas e intrigas são verdadeiros câncer no ambiente organizacional.
Ambiente extremamente competitivo
Quando os colaboradores começam a competir de forma extrema, ao invés de trabalharem em equipe, é um sinal claro de que isso é feito como um jogo de poder.
Dessa forma, essa competitividade acaba de, ao invés de aumentar a produtividade, diminui, pois muitos colaboradores acabarão insatisfeitos e se sentirão subjugados.
Os erros não são assumidos
Se os colaboradores passarem a culpar seus colegas por erros que cometeram para tentar influenciar a chefia, saiba que algo está muito errado em sua equipe de trabalho.
Com isso, em algum momento o clima da organização ficará insustentável.
Os gestores são chefes e não líderes
Um gestor que se torna um verdadeiro ditador para os colaboradores, não terá o verdadeiro respeito de sua equipe, mas sim, apenas o medo.
Esse tipo de gestor quer que tudo seja feito do seu jeito e não abre espaço com os colaboradores para o diálogo.
Turnover elevado
Quando se começa a achar normal a alta rotatividade de colaboradores na empresa, certamente há algo de errado, pois os gestores não se importam em contratar novos colaboradores já sabendo que eles não irão “durar” na organização.
Isso fará com que nunca haja na empresa uma equipe realmente integrada e comprometida com os objetivos e metas.
Confira algumas dicas para superar uma cultura tóxica:
- É responsabilidade dos gestores manter o controle de tudo que ocorre na organização e garantir o bem-estar e satisfação dos colaboradores;
- Se sua empresa está com abalos na cultura organizacional, confira as dicas para reverter essa situação;
- Faça uma pesquisa de engajamento com os colaboradores e, nesta pesquisa, ressalte o que agrega à cultura da empresa;
- Contrate bons profissionais para fazer entrevistas com os colaboradores que possam agregar informações que contribuam para a implantação de melhorias no ambiente organizacional;
- Faça planejamentos de carreiras de seus colaboradores, isto é, Planos de Desenvolvimento Individuais, que devem conter metas de desenvolvimento de carreira a médio e longo prazo;
- Invista em treinamentos de liderança e coaching para os gestores;
- Implante a cultura do respeito e trabalho em equipe na organização;
- Dê autonomia e mostre a seus colaboradores que você está aberto ao diálogo e a ideias que tragam melhorias para a empresa;
- Sempre compartilhe seus conhecimentos e experiências com sua equipe de trabalho;
- Fale dos problemas de forma aberta com os colabores e os incentive a apresentarem ideias e sugestões para superar o que não está dando certo.
Sistema de Avaliação de Desempenho
O mercado está em constante evolução e é imprescindível que sua empresa acompanhe essas mudanças para se manter forte e competitiva. O conceito onde o funcionário é um mero “peão” no jogo empresarial já não existe mais.
Encontrar mão de obra qualificada está cada vez mais difícil, e manter seus melhores talentos motivados e produtivos é um grande desafio para os gestores.
Por isso a importância de um Sistema de Avaliação de Desempenho, para dar subsídios aos gerentes obtendo dados concretos e 100% confiáveis sobre desempenho, produtividade e evolução de cada colaborador.
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Como melhorar a cultura organizacional
Três fatores exercem grande influência na cultura organizacional. Estes fatores são extremamente importantes para a definição e construção de uma cultura organizacional e para mantê-la saudável. São eles:
Transparência
Todos os colaboradores devem saber, desde o momento de recrutamento, os objetivos da organização e como eles estão ligados ao sucesso da empresa.
Reuniões semanais ou mensais devem ser organizadas para informar e discutir com os colaboradores os progressos (ou não) da empresa.
Esta é uma ótima estratégia para que o colaborador compreenda que a empresa possui um “jogo aberto”, o que será um terreno infértil para o aparecimento de fofocas e segredos entre os colaboradores.
Valores
Um bom sinal de uma cultura organizacional saudável é uma equipe de trabalho engajada e motivada em seu crescimento pessoal, como grupo e no desenvolvimento da organização.
Por isso, é preciso trazer e manter esses trabalhadores na empresa para que haja uma cultura motivadora.
Capital humano
O capital humano é, certamente, a parte mais importante da cultura organizacional. Este capital é fortalecido pelo trabalho em equipe para a resolução de problemas e superação das adversidades.
Trabalhadores que apenas cumprem horário e levam o trabalho com a barriga serão bastante nocivos para o clima e cultura organizacional da empresa.
Como fazer recrutamento dos profissionais corretos
Como saber se o profissional contratado realmente se encaixa e irá contribuir para a cultura da empresa?
Na hora do recrutamento, você deve contratar não apenas o colaborador que possui um bom desempenho, mas uma pessoa que esteja de acordo com a cultura organizacional da empresa e que seja feliz e ame o que faça.
Para isso, é preciso ir além do currículo enviado pelo colaborador para, dessa forma, achar candidatos que compreendam e se identifiquem com a cultura e valores da organização.
A primeira coisa a se fazer é ter um perfil bem delimitado do profissional que seria perfeito para a empresa.
Este perfil deve conter o comportamento desejado desse colaborador, como por exemplo: trabalho em equipe, produtividade, facilidade em lidar com problemas e imprevistos e etc.
Para atrair candidatos que tem afinidade com a empresa é falar, sem modéstia sobre as coisas boas que a empresa tem a oferecer.
Dessa forma, fale sobre a cultura da empresa, o ambiente de trabalho, as habilidades que são requeridas para o cargo, as metas a longo prazo e entre coisas que considerar importante.
Você deve ir além das habilidades e competências dos colaboradores e buscar saber do que eles gostam, no que possuem paixão.
Contudo, é preciso tomar cuidado durante o recrutamento para não ser enganado por candidatos que fingem paixão e empolgação para poderem ficar com a vaga.
Por isso, sempre faça entrevista por competências usando o trinômio contexto – ação – resultado. Isto lhe dará condição de perceber se o candidato está trazendo uma situação real ou não.
6 perguntas para seu recrutamento ser um sucesso
Veja algumas perguntas essenciais para você fazer um recrutamento de sucesso:
- Qual o tipo de cultura organizacional você considera ideal?
- Quais os valores lhe atraem no ambiente de trabalho?
- Por que você quer fazer parte da empresa?
- Baseado no que você viu e pesquisou sobre nossa empresa, como você descreveria nossa cultura organizacional?
- Quais práticas que você considera eficientes de outras empresas que você trabalhou que você gostaria de implantar aqui?
- Você já trabalhou em uma empresa onde sentiu que não se encaixava na cultura? Como foi?
Valorize a cultura organizacional desde o início
A cultura organizacional deve ser valorizada desde o início, já que é formada pelo conjunto de comportamentos, crenças, valores e pelo ambiente de trabalho e pessoas que fazem parte da equipe.
Ao identificar seu tipo de cultura, a empresa deve ter uma visão clara do alinhamento da cultura com a estratégia de negócio. A partir daí, é possível fazer o recrutamento de profissionais que se enquadram nesse contexto.
O processo de recrutamento, seleção e treinamento de novos colaboradores leva tempo e investimento de recursos.
Ao ter uma cultura organizacional bem definida, o processo fica facilitado para o departamento de Recursos Humanos, que consegue selecionar com maior facilidade os profissionais que irão integrar a equipe de trabalho, diminuindo assim a taxa de rotatividade e retendo os melhores talentos.
Assim, os líderes são muito importantes para observar e analisar se a cultura está de acordo com as estratégias de negócio, promovendo equilíbrio para colaboradores e clientes.
Desde o recrutamento a cultura deve ser exposta ao candidato do jeito que ela é. O profissional precisa saber claramente se a empresa possui um perfil mais jovem, conservador ou informal, por exemplo.
É preciso estar atento para fazer a manutenção da cultura organizacional e a contratação de pessoas que se alinham a esse contexto já é um bom começo.
Engaje os colaboradores com a cultura organizacional
A interação é importante tanto para novos colaboradores que precisam ser incorporados à rotina da empresa quanto para os demais que precisam ser uma equipe fortalecida e fazer parte de um conjunto de sucesso.
A interação pode ocorrer de forma natural, mas um bom líder pode dar uma ajudinha.
Para isso, a criação de espaços e situações adequadas que favoreçam a integração e o relacionamento entre os colaboradores é fundamental.
A empresa pode implantar canais de comunicação para favorecer o diálogo entre os colaboradores e fazer com que a agregação entre os membros da equipe seja mais rápida.
Os benefícios do endomarketing
Para fortalecer a cultura organizacional, o endomarketing é uma ótima ferramenta para engajar os colaboradores e disseminar a cultura organizacional.
O endomarketing é o marketing interno, isto é, aquele voltado para os empregados.
Para que o endormaketing seja bem aplicado, é necessário considerar as competências e entender os interesses e modo de pensar dos colaboradores, o que pode ser feito a partir de pesquisas comportamentais.
Em geral, o endormaketing é gerido pelo setor de marketing ou comunicação da empresa ou mesmo pela area de Recursos Humanos, que possuem domínio no uso de ferramentas que podem promover uma comunicação mais fluida, ou seja, um diálogo mais aberto na empresa.
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