A gestão de desempenho é um processo importante, onde os gerentes e colaboradores trabalham em conjunto para monitorar e avaliar o desempenho em uma organização.
Este processo consiste em várias responsabilidades, que incluem: o estabelecimento de metas inteligentes, avaliar o progresso dos colaboradores e monitorá-lo constantemente.
Para os gestores recém-nomeados e, por assim dizer, iniciantes na profissão, a gestão de desempenho pode parecer um grande desafio. Mas aqui estão algumas dicas para você obter grandes progressos durante sua gestão. Confira:
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Prepare-se para a avaliação
Compreenda a importância de Avaliações de Desempenho em uma organização e se prepare antes para as reuniões que fazem parte do processo. Isso inclui saber como sua empresa administra, normalmente, o desempenho dos colaboradores e documenta o processo. Isso ajudará para que a avaliação seja concluída de forma eficaz.
Conheça os seus colaboradores e se prepare para a conversa que você vai ter com eles, que, certamente, estão em diferentes níveis. Lembre-se que eles devem ser avaliados apenas com base no seu desempenho e não a sua personalidade durante a reunião de revisão.
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Siga os cronogramas
Reuniões de Avaliação de Desempenho são longas e têm um grande impacto sobre os empregados e a organização.
É importante que você agende tempo suficiente para essas reuniões e siga o cronograma estipulado. Isto é, não cancele estas reuniões por qualquer razão, pois a revisão de avaliação de desempenho é extremamente importante para você aumentar o desempenho geral da empresa.
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Sem surpresas
A Avaliação de Desempenho não pode ser uma surpresa para os colaboradores.
Eles precisam saber de antemão que seu desempenho vai ser avaliado. Assim como você deve se preparar, eles também devem ter uma oportunidade de se preparar para o dia que seu desempenho será avaliado.
Reuniões de revisão surpresa não são benéficas para ambas as partes. Nem o trabalhador, nem a organização ganham com isso. Por isso, agendar a avaliação se constitui em lembrar os colaboradores com antecedência para que eles também possam se preparar para a sua avaliação de desempenho.
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Duas maneiras de conversar
Em uma reunião de Avaliação de Desempenho, é importante que você dê aos colaboradores a oportunidade de falar. É preciso que a reunião seja uma conversa de duas vias, onde tanto o gestor quanto o empregado podem falar sobre vários aspectos do desempenho.
Lembre-se que o principal objetivo desta reunião não é apenas avaliar o desempenho dos colaboradores, mas também para melhorá-lo.
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Mais tempo nos pontos positivos
Durante a Avaliação de Desempenho, os colaboradores, geralmente estão nervosos em relação a como seus desempenho irá afetar sua remuneração.
Assim, é sua a responsabilidade fazê-los perceber que o principal objetivo da Avaliação de Desempenho é melhorar o desempenho dos empregados e não decidir o seu aumento de salário.
Para fazer isso, passe mais tempo falando com eles sobre as suas características positivas do que sobre os traços negativos. Isso também irá incentivá-los a ter um melhor desempenho na próxima vez.
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Opte por revisões regulares
É importante realizar estes comentários regularmente, pois avaliações regulares e frequentes ajudam você a economizar custos.
Eles também irão lhe ajudar a diminuir a taxa de rotatividade (turnover) de seus empregados, o que irá poupar tempo e dinheiro de contratar outros funcionários.
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