Metodologia De Pesquisa | A Coleta De Dados Do Jeito Certo14 min read


Metodologia de pesquisa inclui muitas maneiras de coletar informações sobre uma organização, sua concorrência ou as oportunidades disponíveis que são relevantes para a realização de um determinado projeto.

Alguns métodos incluem vasculhar a internet, coletar dados na biblioteca, entrevistar clientes, realizar pesquisas e grupos de foco.

Cada tipo de pesquisa tem vantagens e desvantagens, por isso é importante estar ciente de todas as variações e seus aplicativos.

Permanecer no topo é parte integrante de um negócio de sucesso. Quer uma empresa esteja à procura de uma nova base de operações ou um empreendedor queira lançar seu primeiro negócio, utilizar uma metodologia de pesquisa adequada pode ser a diferença entre o sucesso ou o fracasso.

E, usar os métodos de pesquisa certos ainda pode resultar em falha se os dados não estiverem atualizados.

O uso de uma metodologia de pesquisa, como proprietário de uma empresa, um potencial operador de start-up ou mesmo um possível investidor, fazer escolhas inteligentes antes que o dinheiro real esteja em risco.

Pense nisso como testar pontos de apoio e âncoras antes de escalar uma montanha. A fé cega pode custar-lhe tudo, se você der os passos errados, mas avançar com o pragmatismo e a perspicácia pode levá-lo ao topo.

A redução de risco é um grande benefício quando a metodologia de pesquisa é bem executada. Entender demografia, mercados, oportunidades, custos, benefícios e resposta do cliente podem ter um grande impacto nas melhores decisões para qualquer projeto ou negócio.

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Metodologia de Pesquisa Quantitativa vs. Qualitativa

Antes de investigar tipos específicos de pesquisa, é importante entender as premissas básicas entre os dois tipos principais de pesquisa: quantitativa e qualitativa.

A pesquisa quantitativa é uma pesquisa detalhada que envolve números. Ela pode ser ainda computacional, matemática ou estatística.

Por outro lado, a pesquisa qualitativa é qualificada de certa forma porque é mais uma visão geral que dá uma sensação de humor ou impressão geral, em vez de se aprofundar em detalhes. Depende de coisas como sentimentos das pessoas e feedback do consumidor.

A pesquisa quantitativa busca quantificar os dados, que pode ser projetada em escala para refletir um grupo maior da sociedade.

Quando os pesquisadores conduzem pesquisas específicas para tendências políticas, isso é pesquisa quantitativa. Cada respondente tem respostas específicas para escolher, que são acumuladas e analisadas. A pesquisa quantitativa é conclusiva, definitiva e objetiva.

Por outro lado, a pesquisa qualitativa é melhor em fases exploratórias. Ela está aberta à interpretação, pois é mais sobre feedback, emoções, linguagem corporal e tom de voz ou escolha de palavras.

Geralmente, é um processo não estruturado ou semi estruturado que contém diretrizes para coletar informações, mas não é uma amostra definitiva que deve ser amplamente atribuída a um grupo demográfico ou região.

Formas de Metodologia de Pesquisa

Além da pesquisa qualitativa e quantitativa, também há pesquisas primárias e secundárias. Essas duas classificações referem-se à forma como a metodologia de pesquisa é concluída.

A pesquisa primária é comparada à pesquisa de campo. São os pés na pesquisa sobre asfalto, porta a bater, pessoa a pessoa, envolvendo pesquisa, entrevistas e observação das pessoas que fornecem os dados.

O que é ótimo sobre pesquisa primária é que os pesquisadores controlam a dinâmica. Eles fazem as perguntas, decidem qual entrada é relevante e se ela deve entrar no pool de dados.

O lado negativo nesta metodologia de pesquisa é que envolve investir tempo e dinheiro para fazê-la. Há também mais margem para erro.A redação e o tempo afetam drasticamente o resultado de uma pesquisa.

Faça o caminho errado e pode ser uma questão importante que lhe dê o resultado esperado, em vez de uma resposta objetiva e imaculada.

A pesquisa secundária é considerada pesquisa documental. É hora de enrolar as mangas e se debruçar sobre dados já existentes em bibliotecas, na internet, em periódicos do setor ou informações enterradas nos arquivos de seus clientes.

O bônus na pesquisa secundária é que já está lá fora e você só precisa buscá-la. Muitas vezes, é gratuita ou de baixo custo e pode ser excelente como pesquisa preliminar ou de fundo quando se tenta obter uma compreensão inicial de um mercado selecionado.

Mas também há uma desvantagem na pesquisa secundária. Como roupas de segunda mão, nem sempre é um ótimo ajuste.

Provavelmente, ela foi coletada para um propósito diferente, com um grupo demográfico que não é exatamente o que você está procurando.

Talvez as perguntas sejam as mesmas, mas uma multidão que responde a uma pergunta em determinada cidade, por exemplo, é um grupo demográfico muito diferente do que em outra.

Além disso, a pesquisa secundária não é de hoje. Seu prazo de validade está diminuindo e já está desatualizada antes de você usá-la. As informações não são relevantes por muito tempo, mas se você estiver trabalhando com seus próprios dados, isso é menos uma preocupação.

Os números de vendas ou a disposição do cliente de receber boletins informativos ou assinar um serviço, por exemplo, têm um apelo mais longo que a pesquisa secundária de terceiros.

Exemplos de Metodologia de Pesquisa

Escolher o método certo para atender às necessidades de pesquisa é fundamental e, às vezes, é melhor usar várias fontes para obter uma perspectiva mais ampla sobre o assunto.

Algumas metodologias de pesquisa são facilmente realizadas com um pouco de desenvoltura e pouco tempo. Outras podem custar muito dinheiro e ter muitas estratégias.

  • Grupos Focais

Frequentemente, grupos focais são um método caro de pesquisa usado por organizações maiores. Eles são tipos de pesquisa qualitativa e primária.

Isso significa que eles são controlados em profundidade pela pessoa que está executando o grupo de foco. Dos participantes ao ambiente, às questões e metodologia observacional, tudo depende dessa pessoa.

Digamos que o grupo de foco seja conduzido em nome de uma cadeia de restaurantes regionais que procure oferecer um menu inteiramente novo.

Eles saberão seus dados demográficos existentes, bem como os dados demográficos que eles buscam. Eles podem adaptar os grupos para incluir um ou outro, ou misturar os dois, excluindo, ao mesmo tempo, qualquer pessoa que eles julguem inadequada para a sua marca.

Às vezes, é um ambiente controlado com uma janela de observação unidirecional que permite que os metais da marca assistam enquanto os participantes experimentam uma variedade de ofertas do novo menu e dão suas reações.

Ao contrário de um questionário, isso inclui a linguagem corporal, como sorrir ao primeiro gosto de um novo suflê de framboesa.

  • Entrevistas

Entrevistas geralmente ocorrem em grupos um a um ou em até três em um. Mais uma vez, pode haver configurações selecionadas ou observadores ocultos, tornando este um tipo altamente personalizável de coleta de informações.

Grupos focais e entrevistas de condução são, indiscutivelmente, os métodos mais caros de realizar pesquisas, mas também os tipos mais exploratórios disponíveis para as empresas.

Mas para marcas estabelecidas que ofereçam novos serviços ou produtos, elas podem gerar uma onda de informações impactantes.

  • Estudos de caso

Outro tipo de metodologia de pesquisa primária e qualitativa, os estudos de caso também são um método caro, mas bastante esclarecedor, para as empresas certas.

Nesse método, as empresas se envolvem com clientes escolhidos a dedo que refletem seu perfil demográfico ideal e que potencialmente usarão os novos serviços ou produtos por um período de avaliação selecionado.

Idealmente, isso permite que a empresa tenha uma perspectiva sobre os sentimentos dos clientes durante sua experiência.

Muitas empresas agora usam testadores beta. Por exemplo, uma academia local quer oferecer um novo tipo de exercício em grupo.

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Eles podem pedir a uma seleção de seus clientes para se comprometer com um teste confidencial de seis semanas usando seu novo programa gratuitamente em troca de fornecer feedback detalhado sobre suas experiências e opiniões.

Ou, uma empresa como a Amazon tem um novo e-reader que quer experimentar. Ela pode buscar alguns dos influenciadores favoritos da empresa e perguntar se eles gostariam de experimentar o e-reader por um mês em troca de recebê-lo gratuitamente depois de concluir os relatórios sobre as experiências.

Isso permitiria que a Amazon tivesse usuários experientes em tecnologia já familiarizados com as gerações anteriores do produto, comparando-os a recursos e ofertas conhecidos encontrados em outros leitores eletrônicos.

É um pouco caro ao oferecer produtos, mas as informações e o feedback de uma base de clientes bem informada são inestimáveis ​​antes de um lançamento de produto caro.

  • Análise de websites

O uso do website de sua empresa é uma maneira altamente eficaz de obter pesquisas contemporâneas de baixo custo com clientes atuais e em potencial.

Analisando os termos de pesquisa que eles estão usando e os serviços que estão solicitando, é uma ótima maneira de usar a análise existente para realizar pesquisas.

Talvez uma empresa de roupas de grife on-line esteja procurando expandir as ofertas de produtos de sua linha de camisas, jeans, saias e jaquetas.

Se o item mais procurado for lenços, eles sabem que esse é um item cobiçado por pessoas que já estão sendo levadas ao site.

Ao comparar as mesmas compras de clientes que procuram camisetas, também é possível ter uma ideia dos gostos e da estética favorecidos por essa clientela em busca de camisetas.

Também podem saber qual é a frequência de compra dos clientes e a demografia regional. Agora, a equipe da empresa pode atingir mais facilmente a meta na próxima temporada.

  • Coleta de dados

Desde a visita à biblioteca até as estatísticas periódicas publicadas, uma ampla variedade de conjuntos de dados está disponível em quase todos os tópicos.

Estes são tipos de pesquisa secundária e quantitativa e podem ser acessíveis ou mesmo gratuitos. Eles também podem estar desatualizados ou não aplicáveis ​​regionalmente.

Ainda assim, como evidência de apoio, pesquisas publicadas, tendências de mercado e informações sobre concorrentes podem ajudar muito na expansão de um negócio, no início de um novo empreendimento ou no investimento.

As fontes de dados incluem órgãos governamentais, organizações educacionais, como escolas ou universidades comerciais, periódicos setoriais e relatórios de jornais.

Sites baseados em membros se especializam em compilar pesquisas estatísticas que podem ser úteis para aqueles que necessitam conduzir pesquisas comerciais com mais frequência.

  • Evidências on-line

Por último, um método secundário e semi quantitativo disponível para as empresas modernas é a oportunidade de analisar evidências on-line de clientes de suas próprias empresas e empresas concorrentes.

Os sites de mídia social e de revisão por pares oferecem uma visão comercial dos clientes no mesmo setor. Pode expor as fraquezas dos concorrentes ou destacar oportunidades de negócios, graças a serviços ou produtos que estão sendo negligenciados pela concorrência.

Talvez dúzias de Facebook, Google e outras análises digam algumas das mesmas coisas sobre uma sorveteria artesanal concorrente, como a que a empresa não abre o suficiente ou não abre aos domingos.

Ter esta informação poderia significar que oferecer uma experiência semelhante de sorvete gourmet, mas satisfazr às multidões de madrugada e domingo poderia ajudar uma nova loja a se estabelecer sem ter que competir frente a frente com o sorvete mais popular da cidade.

Da mesma forma, as mídias sociais, como o Twitter e o Facebook, bem como outras plataformas, oferecem oportunidades para investigar as menções locais, regionais e nacionais de determinados negócios, produtos, indústrias ou serviços.

Com um pouco de know-how, o leigo que faz pesquisa pode encontrar essas menções. Aqueles com fundos para contratar um pesquisador terceirizado, no entanto, podem empregar as chamadas empresas de escuta social para agregar menções e comentários sobre palavras chave ou frases de interesse.

Ao mesmo tempo, gerenciam as respostas às postagens. Embora estas não sejam fontes autoritativas ou objetivas, a opinião pública pode ser de grande ajuda para empresas que prestam atenção e aprendem com comentários relevantes para seu mercado.

Importância da Metodologia de Pesquisa

O planejamento é essencial quando se trata de um novo negócio. Quanto mais você souber sobre o setor de negócios em que está entrando e sobre o tipo de pessoas que usarão seu negócio, mais chances você estará proporcionando a si mesmo.

Bom planejamento de negócios é a capacidade de avaliar seus pontos fortes e fracos Bom marketing é a capacidade de identificar os pontos de venda para seus produtos e boas habilidades de vendas é a capacidade de saber quem é seu mercado-alvo e ser capaz de vender seu produto para eles.

Muitas empresas falham porque não gastaram tempo suficiente pesquisando sua ideia de negócio e como elas se encaixam no mercado com ela.

Quanta pesquisa você realiza depende do tempo e dos recursos que você dispõe. Há muitas maneiras pelas quais você pode fazer isso, como, por exemplo, observar aspectos que não funcionaram anteriormente no ramo no qual deseja iniciar negócios.

Monitore o progresso de seus concorrentes. Ao fazer isso, você terá uma ideia do tipo de práticas de negócios que funcionam e as que não funcionam, para que você saiba quais aplicar ao seu.

Você também pode perguntar aos clientes que usam sua área de negócios quais melhorias eles gostariam de ver.

Além de descobrir o seu setor e o que as pessoas pensam do estado atual do mercado, você também precisa pesquisar e descobrir como sua empresa se encaixará nesse mercado e quais recursos e ofertas exclusivas você pode apresentar a possíveis clientes.

Alguns exemplos de questionamentos, são:

  • Seu produto ou serviço satisfaz ou cria uma necessidade de mercado?
  • Você consegue identificar clientes em potencial?
  • Seu produto ou serviço sobreviverá a tendências passageiras ou capitalizará a tendência antes que ela desapareça?
  • O seu produto ou serviço é único, distinto ou superior aos oferecidos pelos concorrentes?
  • Que competição seu produto ou serviço enfrentará – local, nacional e globalmente?
  • O seu produto é seguro?
  • O seu produto ou serviço está em conformidade com os regulamentos e legislação relevantes?
  • Você pode vender seu produto ou serviço a um preço que lhe dará lucro suficiente?

Há muitas considerações sobre as quais você precisa pensar ao iniciar seu próprio negócio, e é por isso que utilizar uma metodologia de pesquisa é tão importante.

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Você precisa entender todos os aspectos de seu negócio e todos os aspectos que deseja alcançar. A maneira mais fácil e confiável de conseguir isso é pesquisando detalhadamente sua ideia, garantindo que você tenha levantado todas as possibilidades necessárias para obter sucesso.

Todo o progresso nasce da investigação. A dúvida muitas vezes é melhor do que o excesso de confiança, pois leva à investigação, e a investigação leva à soluções.

Maiores quantidades de pesquisa tornam o progresso possível. A metodologia de pesquisa inculca o pensamento científico e indutivo e promove o desenvolvimento de hábitos lógicos de pensamento e organização.

O papel da pesquisa em vários campos da economia aplicada, seja relacionado aos negócios ou à economia como um todo, aumentou muito nos tempos modernos.

A natureza cada vez mais complexa dos negócios tem chamado a atenção para o uso da metodologia de pesquisa na solução de problemas operacionais.

A pesquisa, como uma ajuda para a política econômica, ganhou importância adicional, tanto para o governo quanto para as empresas. A tomada de decisão pode não fazer parte da pesquisa, mas a pesquisa certamente facilita a tomada de decisão.

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