Plano De Cargos E Carreira12 min read


O plano de cargos e carreira aumenta fortemente tanto suas perspectivas imediatas quanto seu potencial de longo prazo, projetando você para o caminho certo e fazendo as melhores escolhas.

Sua carreira é sua, não do seu empregador. Se você quer progressão e melhores ganhos, esperar e esperar raramente é uma estratégia vencedora. Aceite a propriedade e assuma o controle de sua carreira.

Se um empregador achar que você está fazendo um excelente trabalho, provavelmente irá querer que você permaneça no emprego. No entanto, se VOCÊ tem consciência de que está fazendo um excelente trabalho, é exatamente nessa hora que deve procurar um cargo melhor.

O plano de cargos e carreira mostra exatamente quando você está pronto para a próxima mudança.

Tempo é tudo. Decisões emocionais e impulsivas levam você a trabalhar em um emprego que não é o ideal. Seu próximo passo deve ser um passo positivo, mas você ainda pode permanecer oportunista.

Um planejamento de carreira correto garante que você possa medir o verdadeiro valor das oportunidades à medida que elas surgem.

Algumas pessoas adoram planejar, outras querem apenas que seja feito o mais rápido possível. De qualquer maneira, um plano é inútil, a menos que você o execute.

Como o famoso George Patton observou: “Um bom plano executado neste momento é muito melhor do que um plano perfeito executado na semana que vem.” O plano de cargos e carreira deve ser simples e agradável, além de eficaz.

plano de cargos e carreira

O que é Plano de Cargos e carreira?

Um plano de carreira é uma declaração de: onde você está agora; onde você quer estar em um ponto definido no futuro e os principais passos ao longo dessa carreira. Deve estar enraizado no realismo para torná-lo crível. Se você duvida do seu próprio plano, não está destinado a alcançá-lo.

O planejamento de carreira é, então, o processo ao vivo pelo qual você gerencia seu progresso durante a jornada até o seu objetivo. Existem três etapas distintas: avaliação pessoal; documentando suas intenções de carreira e ativamente monitorando e gerenciando seu progresso.

Por que Ter um Plano de Cargos e Carreira?

“Falhar em planejar, planejar falhar” é um mantra bem usado, então o planejamento profissional parece ser obrigatório. No entanto, parar lá o impede de ter acesso a níveis sérios de motivação pessoal mais elevada.

  • Inteligência

Novas políticas chegam, reorganizações ocorrem e chefes mudam. Construir e usar um plano de cargos e carreira protegerá seu valor atual. Se o seu cargo ainda existir, você manterá seu trabalho, vencendo a concorrência interna.

  • Investimento

Um plano de carreira aumenta seu potencial de ganhos a médio e longo prazo. Mudanças são suas oportunidades. Alternativamente, se é hora de fazer sua própria oportunidade, procurando em outro lugar, o planejamento garante empregos já propostos ao longo do seu caminho, e não um beco sem saída.

  • Segurança

Vivemos em tempos incertos, onde a redundância e a estagnação representam uma ameaça sempre constante. Seguir um caminho de desenvolvimento permitirá que você demonstre que é uma estrela em ascensão, e não alguém que caiu em um patamar há algum tempo.

Quem deve fazer?

Todos podem se beneficiar da criação de um plano de carreira. Se você ainda está estudando, acabou de se formar, quer mudar de carreira ou está ansioso por uma promoção – um plano de cargos e carreira garantirá que suas ações estejam alinhadas com suas metas.

E não são apenas grandes mudanças que um planejamento ajuda a implementar. Você também pode usá-lo para aprender novas habilidades e ampliar seus conhecimentos em uma área específica.

plano de cargos e carreira

Como fazer?

Existem alguns itens a considerar que podem auxiliar você no momento de elaborar seu plano de cargos e carreira. Veja alguns:

  • Avalie suas opções

Em primeiro lugar, você precisa descobrir qual é a carreira certa para você. Priorize sua escolha com base em seus interesses e pontos fortes e considere a importância de fatores como salário, cultura da empresa, horário de trabalho e tempo de deslocamento.

  • Liste suas habilidades atuais

A listagem de suas habilidades e experiências atuais não apenas ajudará você a entender qual carreira é mais conveniente, mas também ajudará a descobrir se você está qualificado o suficiente para seguir seu caminho preferido.

Áreas onde você não tem conhecimento informarão as ações que você planeja fazer em termos de treinamento e desenvolvimento.

  • Definir metas e ações

Depois de decidir qual é sua carreira ideal, é hora de definir algumas metas, o que ajudará você a decidir quais ações precisa realizar. Estas podem ser de curto e longo prazo e grandes ou pequenas.

  • Estabeleça tempo

Definir prazos para cada um dos seus objetivos irá motivá-lo a fazer as coisas. Se você trabalha para datas exatas, ou escolhe uma escala de tempo mais ampla (por exemplo, um mês específico) – adicionar isso ao seu plano de carreira dará a seus objetivos um contexto realista, sem mencionar mantê-lo motivado para continuar.

  • Continue a verificar

Um plano de cargos e carreira não é uma solução única. Para garantir que suas metas estejam atualizadas, é importante continuar verificando seu planejador de carreira. Além de permitir que você acompanhe seu progresso, isso também significa que você pode fazer alterações se as circunstâncias mudarem.

Estrutura de Plano de Cargos e carreira

Seu plano pode ser definidos de várias maneiras, dependendo de quão específico você deseja ser com seus objetivos e o que você quer colocar como prioridade. No entanto, seu plano deve sempre seguir um formato claro e fácil de ler.

Para apontar você na direção certa, veja nosso exemplo de plano de cargos e carreira:

Plano de cargos e carreira

  • Visão geral pessoal

Inclua um breve resumo de quem você é e o que está procurando. Inclua seus atributos e interesses mais fortes, bem como o local em que você está em sua situação atual.

  • Educação

Forneça uma visão geral de suas qualificações educacionais.

  • Emprego histórico

Escreva um breve resumo do seu histórico de empregos.

  • Objetivos

Curto prazo: trabalho seguro com oportunidades de progressão (em 6 meses).
Médio prazo: obter uma promoção (em 2-5 anos).
Longo prazo: tornar-se chefe de departamento (em 5 anos).

  • Habilidades, conhecimento e experiência atuais

Resuma as suas principais habilidades e competências – sejam elas ganhas com trabalho, estudo ou hobbies.

  • Requisitos de treinamento e desenvolvimento

Use esta seção para avaliar que treinamento e desenvolvimento são necessários para atingir seus objetivos.

  • Plano de ação

Dê a si mesmo um guia claro e passo a passo das ações necessárias para alcançar seus objetivos, incluindo escalas de tempo para cada ação.

Você pode incluir quantas ações quiser, mas pode ser mais útil limitar-se a um número menor, para que você possa adicionar novas conforme progride.

Como Manter o Planejamento

Então você elaborou um planejamento perfeito, mas e agora?

Embora criar um plano seja o primeiro passo, ele não funcionará sem esforço contínuo. Isso significa usar seu planejador para informar seu dia a dia, enquanto faz mudanças contínuas.

Isso envolve acompanhar seu progresso, assinalar metas concluídas, alterar / adicionar etapas ou até mesmo mudar de direção, depois de perceber que não era adequado para você.

Continue fazendo agindo dessa forma e dificilmente seu planejamento vai ficar esquecido ou não priorizado. E, se você está lutando para se manter motivado, considere dar recompensas a você mesmo para cada meta que atingir.

Mas lembre-se: sua carreira é uma maratona. Tentando alcançar muitas metas em um curto espaço de tempo só vai contribuir para ocorrer uma a longo prazo.

O planejamento de carreira pode ter múltiplos benefícios, desde a definição de metas até a mudança de carreira, para uma vida mais bem-sucedida.

Depois de começar a analisar e planejar regularmente sua carreira usando as dicas fornecidas neste artigo, você estará mais preparado para as próximas etapas de sua carreira – e em sua vida.

Como Fazer uma Escolha de Carreira Quando Você Está Indeciso

Com milhares de opções, como você escolherá uma carreira certa para você? Se você não tem ideia do que quer fazer, a tarefa pode parecer intransponível. Felizmente, não é. Coloque bastante pensamento nele e você aumentará suas chances de tomar uma boa decisão.

  • Avalie-se

Antes de poder escolher a carreira certa, você deve aprender sobre si mesmo. Seus valores, interesses, soft skills e aptidões, em combinação com o seu tipo de personalidade, tornam ideais algumas ocupações para você e outras completamente inadequadas.

Use ferramentas de auto avaliação, muitas vezes chamadas de testes de carreira, para coletar informações sobre suas características e, subsequentemente, gerar uma lista de ocupações que se encaixam bem nelas.

Algumas pessoas optam por trabalhar com um conselheiro de carreira ou outros profissionais de desenvolvimento de carreira que podem ajudá-los a navegar nesse processo.

  • Faça uma lista de ocupações para explorar

Você provavelmente tem várias listas de ocupações à sua frente neste momento – uma gerada por cada uma das ferramentas de auto avaliação que você usou. Para se manter organizado, você deve combiná-las em uma lista principal.

Primeiro, procure carreiras que aparecem em várias listas e copie-as em uma página em branco. Sugestão de título “Ocupações para explorar”.

Sua auto avaliação indicou que elas são adequados para você com base em vários de seus traços, então, definitivamente, considere-as.

Em seguida, encontre quaisquer ocupações nas suas listas que atraiam você. Elas podem ser carreiras que você conhece um pouco e quer explorar mais.

Além disso, inclua profissões sobre as quais você não sabe muito. Você pode aprender algo inesperado. Adicione aquelas à sua lista principal.

  • Explore as ocupações da sua lista

Agora, obtenha algumas informações básicas sobre cada uma das ocupações em sua lista. Você ficará emocionado por ter conseguido restringir sua lista a apenas 10 a 20 opções!

Encontre descrições de cargos e requisitos educacionais, de treinamento e licenciamento em fontes publicadas. Saiba mais sobre oportunidades de avanço.

Use informações do mercado de trabalho produzidas pelo governo para obter dados sobre ganhos e perspectivas de emprego. Todas essas informações para elaborar ou complementar seu plano de cargos e carreira.

  • Crie uma “lista curta”

Neste ponto, comece a diminuir ainda mais a sua lista. Com base no que você aprendeu com sua pesquisa até agora, comece a eliminar as carreiras que você não quer mais seguir.

Você deve acabar com menos de duas a cinco ocupações em sua “lista curta”.

Remova tudo com tarefas que não lhe agradam. Eliminar carreiras que tenham perspectivas de emprego fracas.

Livre-se de qualquer ocupação se você não puder ou não quiser cumprir os requisitos educacionais ou outros, ou se você não tiver algumas das habilidades necessárias para ter sucesso nela.

  • Realizar entrevistas informativas

Quando você tiver apenas algumas ocupações em sua lista, comece a fazer uma pesquisa mais aprofundada. Organize reuniões com pessoas que trabalham nas ocupações em que você está interessado.

Elas podem fornecer conhecimento em primeira mão sobre as carreiras em sua lista curta. Acesse sua rede, incluindo o LinkedIn, para encontrar pessoas com quem ter essas entrevistas informativas.

plano de cargos e carreira

  • Faça sua escolha de carreira

Finalmente, depois de fazer toda a sua pesquisa, você provavelmente está pronto para fazer sua escolha. Escolha a ocupação que você acha que lhe trará mais satisfação com base em todas as informações coletadas.

Perceba que você tem permissão para fazer overs se mudar de ideia sobre a sua escolha em qualquer momento de sua vida. Muitas pessoas mudam de carreira pelo menos duas vezes.

  • Identifique seus objetivos

Depois de tomar uma decisão, identifique suas metas de longo e curto prazo. Fazendo isso, você poderá eventualmente trabalhar em seu campo escolhido.

Metas de longo prazo normalmente levam cerca de três a cinco anos para serem realizadas, enquanto normalmente você pode cumprir uma meta de curto prazo em seis meses a três anos.

Deixe que a pesquisa que você fez sobre a educação e o treinamento exigidos seja o seu guia. Se você não tiver todos os detalhes, faça mais pesquisas.

Depois de ter todas as informações necessárias, defina suas metas. Um exemplo de meta a longo prazo seria completar sua educação e treinamento.

Os objetivos de curto prazo incluem a inscrição em faculdades, estágios ou outros programas de treinamento.

Escolher uma carreira (ou mudar uma carreira) é, para a maioria de nós, uma experiência confusa e cheia de ansiedade. Muitos dirão para você “seguir sua paixão” ou “fazer o que você ama”, mas isso não é um conselho muito útil.

Todos nós queremos escolher uma carreira que nos faça felizes, mas como podemos saber o que será? Pesquisas sugerem que os seres humanos são incrivelmente ruins em prever como eles se sentirão quando fizerem algo no futuro.

Não é difícil encontrar alguém que começou a pensar que adoraria a profissão escolhida, mas acabou odiando-a. Para ser justo, como você deve saber se será feliz como banqueiro de investimento, artista ou professor, se ainda não fez nada disso? Quem já, na história da humanidade, assumiu um emprego e foi exatamente como imaginaram?

Então, se paixão e felicidade esperada não podem ser seus guias, o que pode ser? Bem, você pode começar escolhendo uma carreira que se adapte bem às suas habilidades e valores.

Você pode começar pelo lado prático da questão, analisando também uma ocupação que lhe inspire e lhe motive, deixando as coisas acontecerem naturalmente, mas sempre buscando a sua realização pessoal e profissional. Está em suas mãos!

[/su_list]

Clique no link abaixo e conheça a ferramenta que irá transformar os resultados dos seus colaboradores.

>> Clique Aqui e conheça o Software Avaliação Gratuitamente <<

 

Plano De Cargos E Carreira12 min read
Qual pontuação você daria?


E-book Grátis

Descubra os 10 passos infalíveis para uma Avaliação de Desempenho Perfeita.

Informe seu e-mail ao lado

100% livre de spam.