Habilidades Profissionais | O Que O Mercado Procura?19 min read


As Habilidades Profissionais estão associadas ao saber fazer: ação física ou mental que indica a capacidade adquirida. Assim, identificar variáveis, compreender fenômenos, relacionar informações, analisar situações-problema, sintetizar, julgar, correlacionar e manipular são exemplos de habilidades.

É certo que toda empresa procura profissionais com características que se alinham de acordo com o perfil do cargo a ser desempenhado.

Muitas pessoas encontram grandes dificuldades para conseguirem um emprego e outras no entanto, tem facilidade para conseguir.

Mas porque será que isso acontece? A resposta é simples.

Algumas pessoas apresentam Habilidades Profissionais mais desenvolvidas e em outras pessoas essas habilidades estão  ainda adormecidas. Elas não conseguem demonstrar seu potencial na hora de uma entrevista.

Por isso é importante procurar estar sempre colocando em prática suas competências para que possam desenvolver melhor suas Habilidades Profissionais.

Na dificuldade acentuada, o ideal é procurar ajuda, como um curso, palestras e profissionais que trabalham com esse tipo de desenvolvimento.

As empresas procuram profissionais que tenham de um modo geral as seguintes características:

  • Comunicação
  • Pró- Atividade
  • Análise de Pesquisa
  • Conhecimento em Informática
  • Flexibilidade
  • Relações Interpessoais
  • Trabalho em Equipe
  • Liderança
  • Responsabilidade, Lealdade e Profissionalismo

Com essas características se torna mais fácil desenvolver as habilidades que os gestores esperam encontrar.

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Habilidades Profissionais Imprescindíveis

Todos querem trabalhar numa excelente corporação. Todos querem estar nas “Melhores Empresas Para Se Trabalhar”. O que nem todos entendem é que quem faz esta ou aquela empresa ser uma organização de sucesso, são as pessoas.

São os funcionários, os capitais humanos, que fazem com que uma empresa cresça e se multiplique em seu nicho mercadológico.

Logo, o que faz uma empresa ser melhor para se trabalhar é a própria pessoa que nela atua.

Mas quais Habilidades Profissionais são necessárias para fazer de qualquer organização uma empresa melhor?

Cada organização possui sua próprias características e suas necessidades específicas a nível de recursos humanos.

Afora isto, existem certas habilidades em determinados profissionais que os colocam à frente dos demais.

Juntando a isso o brilho nos olhos, a vitalidade e energia de quem sabe que pode fazer a diferença (e faz!) e temos o perfil do profissionais que toda empresa gostaria contratar.

Descrevemos aqui algumas dessas Habilidades Profissionais. Confira!

Integridade e Coerência

Revela a capacidade que o profissional tem de se relacionar. Faz com que as outras pessoas se comprometam e cooperem com ele.

Para isso é preciso confiança dentro de uma organização, bem como potencializar alguns pontos do profissional:

  • Analisar as situações em que houve um descomprometimento com alguma tarefa.
  • Informar aos outros quando não irá poder cumprir com uma tarefa, para não perder sua credibilidade.
  • Aplicar os feedbacks em suas ações.
  • Reconhecer seus erros perante os demais.
  • Ffazer um planejamento, como um fluxograma, dos compromissos adquiridos que devem ser cumpridos.

Flexibilidade

É a atitude para lidar com os imprevistos e contornar os momentos de crise. Para isso, tem que se treinar a improvisação.

Mas como? Há alguns pontos que ajudam esse treinamento:

  • Reduzir o tempo que se emprega planejando uma tarefa.
  • Sempre que puder troque um trabalho que exige minuciosidade e morosidade por ações.
  • Trabalhe com equipes que contenham uma diversidade de pessoas, pois isso vai ajudar a aceitar que não existem verdades absolutas.
  • Crie o costume de pedir a opinião para toda sua equipe e observe os vários pontos-de-vista para resolver um determinado problema.
  • Marque num papel os motivos que o levaram a determinar certa decisão, e se você os mantém ou não quando a situação muda de rumo.

Autoconfiança e Autoconhecimento

Essas Habilidades Profissionais são importantes para você assumir riscos e ter segurança, são ótimas para o espírito empresarial, visando ser um líder e empreendedor.

Para isso saia da sua zona de conforto e comece a ter uma visão mais ampla de até onde você pode chegar.

Escreva seus objetivos, circule os que já alcançou e sempre determine novos. Fuja das pessoas muito protetoras e de superiores que não delegam tarefas, limitando sua capacidade.

Para melhorar seu autoconhecimento tente enxergar como as pessoas ao seu redor o vêem, ou procure um especialista no assunto, como um terapeuta, para melhorar suas capacidades pessoais.

Intuição

Deixar guiar-se pela sua intuição pode ajudar a livrar-se de um problema rapidamente, quando há escassez de tempo e ajuda a melhorar sua capacidade de criação.

Para isso é preciso aprender a pensar intuitivamente, como um efeito helicóptero, que significa ver as coisas de cima com uma certa distância.

Tente resolver um problema que pode até ser óbvio para os outros e encontre mais de uma solução. Quando tiver que explicar situações complexas, crie o hábito de simplificar as informações, identificando o ponto-chave para aqueles que concordam com a sua argumentação.

Capacidade Crítica

Habilidade para analisar criticamente toda tarefa que lhe é delegada. Como se todo projeto ou trabalho seja feito com todos os prós e contras.

Segundo os especialistas essa é uma das Habilidades Profissionais mais difíceis de se desenvolver, porém há algumas maneiras de exercitá-la:

  • Tente utilizar o lado mais racional do cérebro, evitando tomar decisões baseadas nas emoções.
  • Melhore sua capacidade de enxergar a realidade, analisando separadamente cada uma das partes que condicionam a solução de um problema, e peça a ajuda de outras pessoas para descobrir novos fatores que você não havia percebido.
  • Crie o hábito de marcar num papel qual o motivo lógico (racional) que o levou a chegar a determinada conclusão.
  • Discipline sua mente para criar todas as argumentações possíveis para defender suas idéias, sem se esquecer os detalhes como datas e investimentos.

Iniciativa

Serve para tornar as idéias boas em prática. É agir com velocidade e inovação.

Para potencializar essa habilidade:

  • Ofereça ajuda para resolver situações difíceis e imprevisíveis.
  • Se tem tendência a evitar os riscos, passe a considerar os erros cometidos no passado como novas oportunidades para aprender.
  • Desenvolva atividades que estão coligadas à iniciativa como delegar tarefas, análise de custo-benefício.
  • Clarifique suas prioridades para colocá-las em prática.

Compreensão

Refere-se à compreensão e domínio da cultura da organização, otimizando o relacionamento de todos aqueles que trabalham, para ter um bom relacionamento com colegas, clientes e fornecedores.

Para isso analise sua organização internamente, verifique seu funcionamento e saiba dos obstáculos que possa vir a enfrentar.

Quando te anunciam um caminho, tente descobrir como as outras pessoas da organização reagirão em relação a esta nova meta.

Competitividade

Ter metas claras, não deter-se em chegar ao objetivo comum. Preocupar-se em realizar um excelente trabalho, ir além dos objetivos determinados por seus superiores, ter tendência a inovar e desfrutar coisas que antes não conseguia.

Todos esses fatores referem-se a uma competitividade sadia, um passo para o sucesso. Esta habilidade está intimamente ligada às suas emoções e motivações pessoais.

Questionar sobre seus objetivos e metas, sobre aquilo que realmente gosta de fazer e evitar rotinas de trabalho, sempre inovando, é um modo de potencializar essa habilidade.

Visão no cliente

Descobrir os desejos ocultos do outro, investir tempo sobre as necessidades das outras pessoas e clientes, enfim, detectar aquilo que satisfaz o cliente. Para potencializar essa habilidade:

  • Controle suas emoções e tenha flexibilidade para relacionar-se com os diversos tipos de pessoas.
  • Quando tem que lidar com clientes que não são muito claros naquilo que desejam, aprenda a questioná-los, para detectar sua real necessidade e desejos.
  • Tente manter-se sempre disponível para o cliente.
  • Seja simpático.
  • Desenvolva um histórico de pedidos de todos os seus clientes, para que quando eles entrarem em contato, você possa otimizar a comunicação.

Compreensão interpessoal e empatia

Ter sensibilidade para lidar com todos, satisfazer aos demais, tornar-se o líder do grupo graças a sua empatia.

Esta é uma das Habilidade Profissionais chave, principalmente para aqueles que lidam diretamente com o atendimento ao cliente e profissionais na área de prestação de serviços.

Cabe a esses profissionais identificar com empatia aquilo que seus clientes realmente necessitam.

Na verdade, a empatia se desenvolve com a prática, primeiro conscientemente (tomando notas do que o outro diz, escutando dúvidas e necessidades) e depois convertendo isso num hábito diário.

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Capacidade de liderança

É a capacidade natural dos outros seguirem a você. Se você tem facilidade em motivar seus colegas de trabalho, e eles sempre pedem a sua opinião para tomar decisões importantes, você já tem essa capacidade dentro de si.

Fazer com que os superiores também te sigam é uma boa proposta.

Para potencializar ainda mais essa capacidade, dedique uma parte do seu tempo para escutar os demais da equipe, conhecer os problemas pelos quais estão passando e deixar claro que eles podem confiar em você para alcançarem suas metas.

Tente ganhar o respeito dos demais por meio de suas atitudes, trabalhando com coerência e dando sempre o bom exemplo.

Persuasão

Influenciar e persuadir os demais para alcançar os objetivos propostos é uma das Habilidades Profissionais mais poderosa. Alguns têm um inexplicável magnetismo com os outros membros da equipe, para que eles deem o melhor de si.

Mas, para conseguir ganhar mais capacidade de persuasão, há algumas dicas:

  • Melhore sua capacidade de comunicação e a maneira de por no papel o planejamento das metas.
  • Seja coerente em tudo o que diz ou faz, pois é a segurança de sua credibilidade, e assim poderá fazer com que os outros te sigam.
  • Cuide para não confundir essa poderosa habilidade de persuadir com a de manipular as pessoas, pois nesse caso essa capacidade deixa de trazer benefícios profissionais para você.

Relacionamentos/Pessoas

Manter relações de longo prazo com os colegas de trabalho fora do ambiente profissional; dominar as habilidades interpessoais importantes, como escutar os outros; trabalhar orientando-se nas pessoas e não nas tarefas.

Essas e outras atitudes pertencem a uma habilidade muito valiosa e bem requisitada no meio corporativo pelas grandes empresas: a capacidade de relacionamento interpessoal.

Para aprimorar essa habilidade:

  • Compartilhe com os demais seus assuntos pessoais.
  • Escolha pessoas que mais têm afinidade com você e estabeleça uma relação de confiança dentro e fora do ambiente de trabalho.
  • Trate cada um de forma personalizada.
  • Amplie sua rede de relacionamentos, entrando em contato com pessoas novas em reuniões, por exemplo.

Coaching

A palavra coach em português significa treinador, mentor. Quem tem a habilidade de coaching é aquela pessoa capaz de observar o trabalho em equipe e identificar quais os indivíduos são mais adequados para executar determinada tarefa.

Ele consegue abranger as necessidades pessoais de cada um com as necessidades da empresa como um todo e se preocupa para que toda equipe se desenvolva e cresça profissionalmente.

Para aprimorar sua capacidade de coach, é preciso primeiramente se espelhar em um outro coach, que te ajude a identificar suas próprias fortalezas, e fazer com que você desenvolva-se profissionalmente, cada vez mais.

  • Trabalho em Equipe

Se sentir bem em estar colaborando com todas as pessoas, em que elas também lhe digam o que deve fazer; escutar e respeitar as opiniões alheias diversas das suas; preferir trabalhar em conjunto para alcançar um objetivo comum a trabalhar sozinho para almejar por metas individuais.

Essas são atitudes daqueles que possuem essa brilhante capacidade de trabalhar em equipe.

Aprender a aceitar críticas; aprender a delegar tarefas; pedir opiniões para os demais e eliminar as barreiras formais em situações rotineiras são formas de você potencializar mais essa habilidade.

Visão do Negócio

Para aqueles que se preocupam em estar sempre atualizados; têm a própria opinião sobre em qual lugar está sua organização e para onde ela irá caminhar e é capaz de prever as conseqüências das suas decisões antes que elas virem um problema.

Essas são as características de quem já possui essa habilidade, de aguçar seu faro para um todo. Para potencializar ou começar a treiná-la:

  • Desenvolva seu lado e sua curiosidade intelectual, acostumando-se a ler livros, revistas e jornais periódicos.
  • Dedique uma parte do seu tempo para planejar, analisar e estabelecer prioridades na sua área de atuação.
  • Para prever possíveis conseqüências no futuro, passe a analisar a realidade do mercado em longo prazo, contrastando dados do passado com dados do presente.

Autocontrole das Emoções

Controlar as situações difíceis e ter capacidade para suportar com naturalidade as situações de máximo estresse. Essas são algumas das características das pessoas que possuem uma das Habilidades Profissionais mais memoráveis e difíceis.

Para otimizar o controle das suas emoções, ou começar a ter essa habilidade:

  • Tome as decisões importantes em momentos de lucidez e não quando você estiver de mal-humor.
  • Aprenda a frear as reações negativas, contar até 10 já começa a resolver, ou peça para que alguém te ajude a se controlar.
  • Pare para respirar se necessário.
  • Potencialize sua habilidade interpessoal com os demais, assim você entenderá os pontos-de-vista dos outros, o que lhe ajudará a compreender melhor suas reações negativas em alguns momentos.

Comunicação e Negociação

Aqueles que têm a capacidade para iniciar conversas com todos os tipos de pessoas e que, quando explicam assuntos complexos aos demais, conseguem fazer com que eles captem a mensagem logo em seguida.

Essas são características das pessoas que possuem a habilidade da comunicação e negociação em evidência. Para otimizar ainda mais essa habilidade:

  • Use o feedback para descobrir quais são os obstáculos que te limitam quando se comunica com os demais.
  • Para evitar mal-entendidos, use sempre expressões como ajude-me a…, assim você consegue negociar e delegar tarefas aos demais.

Agilidade para tomar decisões

Não deixe que uma análise excessiva dos fatos faça com que você não tome decisões, te paralise. Essa habilidade se encaixa perfeitamente nas áreas em que se exijam resultados imediatos e decisões estratégicas, sem perder tempo em longas reuniões.

Para otimizar:

  • Sempre analise todas as informações possíveis antes de tomar uma decisão e evite agir sob pressão.
  • Crie o hábito de anotar como você resolve os problemas mais complexos, assim quando tiver que tomar uma decisão difícil, já saberá como resolvê-los.

Aprendizado e Desenvolvimento Pessoal

Aqueles que estão dispostos a iniciar novas tarefas e buscar novos enfoques ou novos modos de fazer as coisas; sentem-se mais motivados com o desenvolvimento pessoal do que com as recompensas materiais que possam vir a ter.

Essas são algumas das características que essas Habilidade Profissionais influem. Para otimizar ainda mais ou desenvolver essa habilidade:

  • Tente melhorar sua autocrítica com os feedbacks, pois, com eles os outros lhe informam o que está indo bem e mal com você.
  • Se você for capaz de assumir suas críticas e erros será capaz de desenvolver qualquer aprendizado.

Habilidades Profissionais e Comportamento Networking

Pessoas que possuem entre suas Habilidades Profissionais a parte social desenvolvida, têm maior possibilidade de sucesso na carreira.

Principalmente em ambientes de trabalho onde a competição é velada, a capacidade de se relacionar e conquistar pessoas favorece o desempenho e o resultado deverá ser reconhecimento.

Já parou para refletir sobre como estão suas relações com os colegas de trabalho? Ou como esses colegas lhe percebem? Eles te respeitam e confiam em você? E qual é o nível de contato e abertura com seus superiores?

Encontrar respostas para essas perguntas faz parte do processo de construção do seu perfil de profissional.

Vamos lhe apresentar a mágica do networking.

Um profissional precisa desenvolver a habilidade de lidar com pessoas e estabelecer relações de confiança com elas.

Dificilmente você conseguirá levar à prática, com eficiência, no seu dia a dia de trabalho, um comportamento sem que qualquer outro seja necessário.

Isto é descrever networking, porque certamente esse é o comportamento que vai sustentar suas ações com todos os outros.

Tentar ser ousado, fazer planejamentos, demonstrar-se proativo e persistente, não conduzirão a objetivos significantes caso você não se dedique ao relacionamento com seus pares, superiores e parceiros na empresa.

As Habilidades  Profissionais que envolvem a prática de networking são responsáveis por uma parcela relevante da ascensão e do alcance de resultados pessoais e profissionais.

Se você quer colher bons frutos em sua carreira, com melhores Habilidades Profissionais, mergulhe sem preconceitos na prática do networking.

Uma coisa fundamental que você precisa saber é que as relações com as pessoas e as organizações devem ser sinceras.

Networking deve ser uma via de mão dupla. Mantenha ativa uma rede de contatos (resultado do networking), com pessoas e organizações que gerem oportunidades e contribuam para o sucesso de sua carreira.

Mas, você também precisa oferecer suas competências para quem esteja em sua rede de contatos.

Comece a praticar networking de forma estratégica e perceba como coisas importantes acontecem em sua vida e carreira.

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Habilidades Profissionais do Administrador

Para estar habilitado a realizar a administração das iniciativas públicas e privadas, o administrador precisa ser proativo, ousado, criativo, ter atitude, comprometimento para desenvolver e desempenhar as suas habilidades, como

Técnicas

Conhecer princípios, ferramentas, métodos e técnicas administrativas, para desempenhar atividades específicas com experiência e educação. Fundamental é decidir e solucionar problemas operacionais.

Humanas

Habilidade de trabalhar com as pessoas na sua liderança, comunicação, negociação, direção e motivação, em busca da cooperação e solução de conflitos.

Conceituais

Ter uma visão sistêmica de todo o processo, com a finalidade de compreender a complexidade da organização como um todo, fazendo com que a ação das pessoas esteja voltada para os objetivos maiores e não para os objetivos individuais ou locais.

O administrador procura desenvolver e aplicar suas Habilidades Profissionais em toda a organização. Para que alcance o sucesso profissional, deve combiná-las com o tripé das competências duráveis do administrador.

  • Conhecimento

Representa o saber do administrador. Este saber é resultado das informações recebidas e atualizadas através da reciclagem constante.

  • Perspectiva

Envolve o saber fazer. Todo o conhecimento precisa ser aplicado. Nesta aplicação do conhecimento, o administrador aplica uma visão pessoal das coisas ao seu modo de agir. Resume-se em aplicar o conhecimento na solução de problemas e situações.

  • Atitude

É o saber fazer acontecer. O administrador precisa ter um comportamento ativo e proativo, dando ênfase na ação. Aqui também está presente o espírito empreendedor e de equipe, que necessita de liderança e comunicação.

As Competências Pessoais do Administrador

Segundo algumas linhas de pensamento, habilidade é compreendida pela capacidade de que a pessoa tem em transformar conhecimento numa ação e que traga o resultado esperado.

A administração é o processo de tomar decisões racionais sobre recursos e/ ou objetivos. O fluxo administrativo torna-se cíclico nas suas decisões dos recursos que serão transformados com o propósito de alcançar os objetivos, influenciados pelo ambiente interno e externo.

A estrutura de uma organização tem a representação gráfica estabelecida por um organograma que representa a linha e o staff.

Sua estrutura compreende o topo estratégico, os níveis intermediários e a base operacional. Nela, toda a ação administrativa é movida por objetivos e os administradores procuram encontrar formas de se tornarem eficientes e eficazes.

O fluxo do processo administrativo: entrada, processamento e saída é constante na administração.

Os princípios gerais que englobam as Habilidades Profissionais do administrador consistem na:

  • Divisão do trabalho
  • Autoridade e responsabilidade
  • Disciplina
  • Unidade de comando
  • Unidade de direção
  • Remuneração do pessoal
  • Centralização
  • Cadeia escalar
  • Ordem
  • Equidade
  • Estabilidade do pessoal
  • Iniciativa e
  • Espírito de equipe

A ênfase das Habilidades Profissionais do administrador que teve início nas tarefas, também passou a ter ênfase na estrutura, nas pessoas, no ambiente, na tecnologia e na competitividade.

Entre as funções da administração estão as de planejar, organizar, dirigir e controlar.

Podemos observar que há um processo de retroalimentação. Isto porque, ao longo do tempo, surgem novos elementos que nos levam a planejar, organizar, dirigir e controlar novamente:

  • O planejamento é fundamental para que possamos estabelecer os objetivos, sejam quantitativos ou qualitativos.
  • Em cada um dos níveis organizacionais temos um planejamento distinto. O planejamento operacional descreve as ações de curto prazo, o tático as ações de médio prazo, e o planejamento estratégico passa a estabelecer as ações e resultados de longo prazo.
  • Na organização vamos estruturar todos os recursos, alinhados ao planejamento, para que na sua execução, os resultados sejam alcançados.
  • A forma tradicional vertical vem sendo horizontalizada (achatada) para que a empresa se torne mais ágil e dinâmica. Na organização, podemos encontrar a autoridade centralizada ou descentralizada.
  • Na direção, o administrador precisa desenvolver as suas Habilidade Profissionais de relacionamento interpessoal, pois vai dirigir principalmente as pessoas que irão conduzir os demais recursos da empresa. É necessária uma boa comunicação.
  • Ao exercer a direção, liderar pelo poder da referência, da competência, da legitimidade, da recompensa e da coerção. A comunicação combinada com a liderança pode revelar um estilo autocrático, liberal e democrático.
  • Como última função ao planejamento, organização e direção, temos o controle. Precisamos controlar os resultados. É preciso medir se foram ou não alcançados, ou ainda, superados. Estes resultados podem desencadear a necessidade de ajustarmos as funções anteriores.
  • O administrador precisa encontrar um equilíbrio entre as quatro funções para ter um bom desempenho, obviamente que em determinados momentos precisará dedicar-se mais a uma das funções, mas não deve esquecer das demais.

A profissão do administrador é regulamentada e regida pelo seu Conselho Federal de Administração. As Habilidades Profissionais do administrador são técnicas, humanas e conceituais, baseando-se no tripé do: saber, saber fazer e saber fazer acontecer.

O sucesso profissional do administrador vem de uma combinação de suas habilidades (conceituais, humanas e técnicas) e das competências (conhecimento, perspectiva e atitude).

https://youtu.be/tfHxjywyMDI&t

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