Relações Interpessoais | Como Viver Melhor No Trabalho14 min read


Um vínculo forte entre duas ou mais pessoas refere-se a relações interpessoais. A atração entre os indivíduos os aproxima uns dos outros e, eventualmente, resulta em um forte relacionamento interpessoal.

Relações interpessoais podem se desenvolver entre qualquer uma das seguintes situações:

  • Indivíduos trabalhando juntos na mesma organização;
  • Pessoas trabalhando na mesma equipe;
  • Relação entre um homem e uma mulher – amor, casamento;
  • Relacionamento com familiares e parentes imediatos;
  • Relação de uma criança com seus pais;
  • Relação entre amigos.

Essas relações também podem se desenvolver em grupos, como relacionamento dos alunos com o professor, relacionamento de um guru religioso com seus discípulos e assim por diante.

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Características das Relações Interpessoais

As relações interpessoais devem compartilhar metas e objetivos comuns. As pessoas devem ter interesses mais ou menos semelhantes e pensar nas mesmas linhas.

É sempre melhor que os indivíduos tenham origens semelhantes. Os indivíduos em um relacionamento interpessoal devem respeitar as opiniões do outro. Um senso de confiança é importante.

Os indivíduos devem estar ligados uns aos outros por um relacionamento interpessoal saudável. A transparência desempenha um papel fundamental nas relações interpessoais. É importante que os indivíduos sejam honestos e transparentes.

Relações Interpessoais no Trabalho

Os seres humanos precisam mais da companhia quando estão com medo, ansiosos ou inseguros e querem comparar seus sentimentos com os dos outros.

Os relacionamentos ajudam as pessoas a confirmar e validar suas ideias e sentimentos, bem como a se valorizarem. Colaboradores como pessoas comuns também são seres sociais.

Eles buscam a companhia dos outros. Esse desejo de contato humano pode ser pensado como uma necessidade em duas frentes:

  • A necessidade de apego: é a necessidade de formar relacionamentos próximos especiais;
  • A necessidade de afiliação: é a necessidade de estar com outras pessoas em geral, um sentimento de pertencer a um grupo maior.

Essas são duas necessidades distintas, porém inter-relacionadas.

Uma forte associação entre colaboradores trabalhando juntos na mesma organização é um dos tipos de relações interpessoais. Eles devem se dar bem por um ambiente de trabalho positivo e saudável.

Um colaborador gasta cerca de oito horas em seu local de trabalho e praticamente não é possível que ele trabalhe sozinho. Ele precisa de um colega para conversar e discutir vários assuntos.

É um fato comum que a produtividade aumenta quando os colaboradores trabalham em grupos, em comparação a um colaborador individual trabalhando sozinho.

As relações interpessoais exigem um bom esforço dos colaboradores para nutrir e manter. Um relacionamento interpessoal saudável proporciona mais alegria e satisfação.

Essa associação entre duas ou mais pessoas pode variar de passageira a duradoura. Ela geralmente é baseada em inferência, afeto, solidariedade, interações regulares ou algum outro tipo de compromisso social. As relações interpessoais são formadas no contexto de influências sociais, culturais e outras.

Aspectos Importantes das Relações Interpessoais no Trabalho

O relacionamento interpessoal que um colaborador desenvolve em seu local de trabalho é a chave para sua carreira e sucesso na empresa.

Se ele se dá bem com seus colegas e compartilha um vínculo especial com eles, então o relacionamento positivo que se desenvolve alimenta sua realização profissional, felicidade e sucesso.

Por isso, é essencial desenvolver as relações interpessoais de  forma eficaz com seus colegas e para tanto, os seguintes aspectos devem ser levados em conta:

Ética

O comportamento no local de trabalho deve seguir a ética. É essencial ter atitudes profissionais. Para um bom relacionamento, o colaborador não deve ter má conduta com nenhum de seus colegas.

Não devem haver críticas destrutivas ou calúnias. É sempre melhor evitar um confronto em vez de brigar ou discutir. Colegas de trabalho também podem ser amigos, mas também é preciso reconhecer limites.

Algumas amizades, às vezes, se tornam prejudiciais, interferindo de maneira negativa no ambiente de trabalho.

Interferência

Um colaborador não deve interferir no trabalho de seu colega. Para isso, é necessário que as responsabilidades não se sobreponham, pois isso leva à interferências e altercações desnecessárias.

Cada colaborador deve se preocupar apenas com o seu trabalho, em vez de tentar descobrir o que o outro está fazendo.

Discrição

O espaço de cada um deve ser respeitado. Ouvir a conversa do colega é estritamente não profissional. Um colaborador não deve acessar correspondências, mensagens ou informações que não estejam destinadas a ele, a não ser com autorização.

Tais práticas levam a um grave descontentamento e à quebra de confiança.

Especulação

Os rumores são o maior inimigo de um relacionamento interpessoal saudável e eficaz. Não se deve acreditar em rumores nem contribuir para sua disseminação no local de trabalho.

É sempre melhor esclarecer com o colega em particular, em vez de divulgar fatos que podem não condizer com a verdade.

Veracidade

Se é necessário compartilhar alguma informação com algum outro colaborador, deve-se assegurar que ela seja compartilhada na forma correta. A adulteração de dados e a reprodução de informações inequívocas estragam as relações interpessoais e levam a confusões no local de trabalho.

Sigilo

Se lhe foi passada alguma informação confidencial, mantenha o sigilo para que a confiança em você não seja quebrada. Nunca se sabe, também, quando pode ser mal utilizada, às vezes até sem querer.

Apoio e competição saudável

É necessário apoiar o colega quando ele está sob pressão ou algum problema. Também seu bom trabalho deve ser apreciado para que ele receba encorajamento e se torne ainda mais motivado.

Se houver competição, que seja saudável e justa, mantendo o ambiente equilibrado.

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Habilidades Para Boas Relações Interpessoais

Existem certos conjuntos de habilidades que são cruciais para que os profissionais possam ter boas relações em seu ambiente de trabalho.

Independentemente do seu setor, as habilidades interpessoais, como ser capaz de se comunicar efetivamente, são importantes porque:

  • Ajudam a desenvolver e fomentar fortes relações de trabalho entre si e com seus clientes;
  • Contribuem para aumentar a produtividade da equipe e
  • Criam um ambiente de trabalho positivo de modo geral.

Uma das melhores e mais básicas maneiras de aprender qualquer habilidade é fazendo e ativamente praticando todos os dias. Aqui está uma lista de algumas habilidades que tornam as relações interpessoais mais saudáveis e duradouras:

Exercitando autoconhecimento

Em termos gerais, significa que uma pessoa é capaz de saber conscientemente o que está sentindo e por que está sentindo. A autoconsciência se enquadra no âmbito da inteligência emocional.

Estar ciente de seus próprios sentimentos e emoções pode ajudá-lo a ter consciência das mensagens que você transmite aos outros, seja através de suas palavras ou formas não-verbais de comunicação.

A falta de autoconsciência dos colaboradores pode ser prejudicial para o sucesso e a produtividade de uma organização.

Observando a comunicação não-verbal

Você está consciente sobre as mensagens não verbais que está enviando ao longo do dia de trabalho? A comunicação não-verbal é uma ponte frequentemente negligenciada entre você e os outros, incluindo seus colegas, supervisor, parceiros e clientes.

No entanto, dicas não verbais podem tornar os relacionamentos mais fortes ou prejudicá-los, dependendo de como eles são usados e do contexto da situação.

Algumas formas de comunicação não verbal incluem: contato visual, expressões faciais, linguagem corporal, gestos e contato físico, como apertar as mãos, tocar um braço, empurrar, etc.

Sendo respeitoso

É sabido que o respeito pode contribuir muito para promover relacionamentos positivos em qualquer ambiente, principalmente no trabalho.

Na verdade, conforme pesquisas, o tratamento respeitoso é um dos principais fatores que contribuem para a satisfação no trabalho.

No entanto, nem todos os empregadores estabelecem ambientes de trabalho que incentivem o respeito. Em alguns casos, os próprios gestores podem estar entre os maiores ofensores.

Mostrar respeito no local de trabalho pode ser feito de várias maneiras, incluindo:

  • Demonstrar apreço pelos esforços e tempo dos colaboradores;
  • Mostrar gratidão e cortesia;
  • Ouvir realmente o que os outros têm a dizer, em vez de ouvir apenas para responder;
  • Ser respeitoso com as ideias e opiniões dos outros, mesmo quando elas diferem das suas;
  • Não depreciar, insultar ou atacar os outros e
  • Não tomar crédito pelo trabalho dos outros, mesmo que você construa ou melhore esse trabalho, certificando-se de reconhecer suas contribuições iniciais.

Mostrando empatia e compreensão

Ter empatia pelos outros é uma parte crucial na construção de boas relações interpessoais, porque ajuda a levar em conta os pensamentos, sentimentos e necessidades dos outros.

Existem diferentes maneiras pelas quais os profissionais de aprendizado e desenvolvimento podem incentivar os colaboradores a desenvolver essas habilidades, através de exercícios de empatia.

A empatia, juntamente com a escuta ativa e as fortes habilidades de comunicação, também é útil em termos de táticas de negociação.

Sendo um comunicador claro

Independentemente de onde você está, a comunicação é uma parte importante da vida, bem como um componente necessário de qualquer relacionamento pessoal ou comercial.

Ter habilidades de comunicação eficazes pode ser a diferença entre sucesso e fracasso. Para uma empresa prosperar, cumprir prazos e exceder metas, sistemas e relações de comunicação sólidos devem estar em vigor.

Quando a comunicação falha, o mesmo acontece com o negócio. Quando o estresse, as expectativas não atendidas, o colapso relacional, a baixa moral, os clientes insatisfeitos, os problemas familiares, as preocupações com a saúde e um resultado menor se tornam problemas crônicos no local de trabalho, a comunicação deficiente pode estar na raiz do problema.

Quando ocorre uma má comunicação, pode colocar as empresas numa desvantagem significativa e dispendiosa. A comunicação ineficaz entre os colaboradores resultou em uma perdas financeiras e pessoais.

Envolvendo-se em escuta ativa

A escuta ativa é bastante autoexplicativa. É tudo sobre escutar ativamente o que alguém tem a dizer, em vez de ouvir passivamente sua mensagem.

Aborde cada conversa como se você tivesse algo a aprender, porque, na realidade, você provavelmente se encontrará fazendo exatamente isso.

Todo mundo tem suas próprias ideias, experiências e perspectivas sobre diferentes assuntos. Ao escutar ativamente outros pontos de vista no local de trabalho, bem como em nossas vidas pessoais, isso nos ajuda como seres humanos a aprender e crescer.

Conseguimos aumentar nossa própria compreensão, tendo uma mente aberta e considerando novas ideias, valorizando ainda mais nossas relações.

Tendo um comportamento adequado

Dependendo da cultura de sua organização, o que é considerado apropriado pode variar. No entanto, existem alguns comportamentos universalmente aceitos que devem ser exercidos pelos colaboradores, incluindo:

  • Ser pontual;
  • Ser amistoso e respeitoso com os outros;
  • Mostrar cortesia;
  • Ser cooperativo e fácil de trabalhar;
  • Ter uma atitude positiva;
  • Vestir-se adequadamente e
  • Assumir responsabilidade pessoal e ser responsável.

Sendo receptivo ao feedback

O feedback é necessário para o crescimento pessoal e profissional. No entanto, ninguém gosta de se sentir como se estivesse sendo criticado.

É por isso que é importante reconhecer a diferença entre receber feedback e críticas. O feedback,  seja positivo ou negativo, é como crítica, pois envolve uma avaliação de algum tipo por outra pessoa.

No entanto, uma diferença significativa entre esses dois termos é a intenção. O feedback, de acordo com o dicionário online Merriam-Webster, é “a transmissão de informação avaliativa ou corretiva sobre uma ação, evento ou processo para a fonte original ou controladora”.

O mesmo dicionário online define “criticar” como “considerar os méritos” e deméritos de e julgar em conformidade.

Isso sugeriria que o objetivo do feedback é fornecer informações corretivas e construtivas com base em uma avaliação das informações, ao passo que a crítica é voltada mais para o julgamento baseado nessas informações.

Se você for aberto e receptivo ao feedback, ele o ajudará a aprender e crescer a partir do que os outros – seus colegas, supervisores e clientes – têm a dizer.

As relações interpessoais são sistemas dinâmicos que mudam continuamente durante a sua existência. Como os organismos vivos, os relacionamentos têm um começo, uma expectativa de vida e um fim.

Eles crescem e melhoram gradualmente, à medida que as pessoas se conhecem e se aproximam, ou se deterioram gradualmente à medida que as pessoas se afastam.

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Importância das Relações Interpessoais

Chega um ponto na vida de alguém quando é preciso ser tocado e consolado por outro. Na busca pelo pertencimento, busca-se compreender quem e o que somos e só se pode determinar nossa existência através de relações interpessoais.

Essas relações são uma parte essencial da nossa vida cotidiana. Não apenas nos fornecem características distintas de quem e o que somos, mas nos permitem entender e nos relacionar com os outros.

Quando dominamos a arte de relacionar e criar relacionamentos saudáveis, nosso mundo se torna relativamente fácil de lidar, e encontramos um senso de nosso verdadeiro pertencer.

Você se relaciona bem com seus colegas ou colaboradores? Você os inspira, lidera e os motiva ou apenas os define como “são pessoas com quem trabalho”?

Líderes empresariais finalmente acordaram para o fato de que as habilidades sociais fazem uma grande diferença nos resultados, após anos em que as pessoas negaram sua importância e minimizaram o valor de tal treinamento.

Muitos no setor de Aprendizagem e Desenvolvimento naturalmente reconhecem tal importância, mas ainda assim deve ser motivo de comemoração para muitos.

Agora está sendo discutido em uma nova campanha por empregadores que coaching e treinamento em áreas como comunicação, iniciativa, interação com os clientes e trabalho em equipe podem causar um enorme impacto em aumento de produtividade e redução de custos operacionais.

Diz-se que isso é particularmente verdade em empresas que dependem da interação humana face a face. Um exemplo disso está relacionado ao campo da Inteligência Emocional (IE).

Pesquisas têm mostrado há muito tempo que a IE é muito mais importante do que o QI não só em termos das capacidades de um líder, mas também de modo geral nas relações.

Um exemplo disso, é o tempo perdido em solução de conflitos desnecessários entre gerentes e suas equipes. Somente quando os gerentes resolveram suas diferenças e encontraram uma maneira melhor de trabalhar em conjunto, os resultados serão aprimorados.

Alguns acreditam que, para administrar efetivamente, eles têm que ser forte a ponto de intimidar a equipe e não construir relacionamentos e resultados através de métodos como simples motivação positiva e encorajamento.

A chave para a IE é a autoconsciência, a capacidade de conhecer seus próprios pontos fortes e fracos, construída sobre esse alicerce fundamental: autogerenciamento e conscientização social, em especial empatia, para entender e conviver com os outros.

Nesse ponto, uma outra área chave entra em jogo, que é a capacidade de construir bons relacionamentos no trabalho. As pessoas precisam se sentir confortáveis ​​trabalhando com emoções, enquanto historicamente isto era visto como fraqueza e desconfiança pelos gestores.

Uma empresa que tem um clima emocional positivo é onde as pessoas se sentem bem por estarem lá, onde se sentem conectadas e apoiadas umas pelas outras, onde se sentem seguras para serem elas mesmas e se sentem confiantes sobre o que são e para onde estão indo.

Elas podem ser abertas e honestas e confiar umas nas outras, onde colaboram voluntariamente para fazer as coisas acontecerem e onde suas habilidades são reconhecidas e recompensadas.

Isso é feito através da construção de engajamento, envolvimento e comprometimento. Esse tipo de organização tem um clima emocional positivo, se comunica bem e obtém bons resultados de seu pessoal.

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