Psicologia Do Desenvolvimento | Estudando As Nossas Mudanças15 min read


A psicologia do desenvolvimento é o estudo científico das mudanças relacionadas à idade ao longo da vida humana. Uma disciplina da investigação científica, a psicologia do desenvolvimento, reconhece os seres humanos de todas as sociedades e culturas como seres que estão em processo, ou estão constantemente crescendo e mudando.

Esta disciplina identifica os aspectos biológicos, psicológicos e sociais que interagem para influenciar o crescente processo de vida humana. Começando com Sigmund Freud, o foco inicial da psicologia do desenvolvimento estava no desenvolvimento infantil, ou o amadurecimento das crianças.

Nos últimos 25 anos, os desenvolvimentistas – pesquisadores que estudam o desenvolvimento humano – expandiram seu foco para incluir o estudo das mudanças físicas, motoras, cognitivas, intelectuais, emocionais, de personalidade, sociais e morais que ocorrem em todas as fases do ciclo de vida.

As pessoas passam por muitas mudanças ao longo de suas vidas. Os psicólogos se esforçam para entender e explicar como e por que as pessoas mudam. Embora muitas dessas mudanças sejam normais e esperadas, elas ainda podem representar desafios que as pessoas às vezes necessitam de assistência extra para gerenciar.

Ao compreender a psicologia do desenvolvimento, os profissionais são mais capazes de detectar possíveis problemas e fornecer intervenções precoces, oferecendo melhores resultados.

Psicólogos do desenvolvimento podem trabalhar com pessoas de todas as idades para tratar questões e apoiar o crescimento, embora algumas optem por se especializar em uma área específica, como a infância, a idade adulta ou a velhice.

A psicologia do desenvolvimento não se preocupa apenas com as mudanças físicas que ocorrem à medida que as pessoas crescem, mas também com o desenvolvimento social, emocional e cognitivo que ocorre ao longo da vida.

Algumas das muitas questões que a psicologia do desenvolvimento aborda, incluem:

  • Desenvolvimento de habilidades motoras
  • Aquisição de linguagem
  • Desenvolvimento emocional
  • O surgimento da autoconsciência e autoconceito
  • Desenvolvimento cognitivo durante a infância e ao longo da vida
  • Influências sociais e culturais no desenvolvimento infantil
  • Desenvolvimento da personalidade
  • Raciocínio moral
  • Desafios de desenvolvimento e dificuldades de aprendizagem

Esses profissionais da psicologia do desenvolvimento investem muito tempo analisando e observando como esses processos ocorrem em circunstâncias normais, assim como estudam os elementos que interferem nessa transformação.

Compreendendo melhor como e por que as pessoas mudam, esse conhecimento pode ser aplicado para ajuda-las a alcançar todo o seu potencial. Compreender o curso do desenvolvimento humano normal e reconhecer problemas potenciais desde o início é fundamental, porque os problemas de desenvolvimento não tratados podem levar a dificuldades como depressão, baixa auto estima, frustração e baixo rendimento escolar, entre outros.

Os psicólogos do desenvolvimento muitas vezes utilizam várias teorias para pensar em diferentes aspectos. Por exemplo, um psicólogo que avalia o desenvolvimento intelectual de uma criança pode considerar a teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget, que delineou os principais estágios pelos quais as crianças passam enquanto aprendem.

Um psicólogo que trabalha com uma criança também pode querer considerar como os relacionamentos da criança com os cuidadores influenciam seus comportamentos, de modo que a teoria do apego de Bowlby pode ser uma consideração importante.

A psicologia do desenvolvimento também está interessada ​​em observar como as relações sociais influenciam a evolução de crianças e adultos.

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Psicologia do Desenvolvimento e as Fases da Vida

Durante a nossa vida passamos por várias fases e estamos sujeitos a enfrentar desafios que deixam suas marcas, muitas vezes impedindo-nos de progredir e evoluir. A psicologia do desenvolvimento estudas cada uma dessas fases, para detectar possíveis anomalias e corrigi-las sempre que possível. As fases da vida, são:

  • Pré-natal

O período pré-natal é de grande interesse para os psicólogos que buscam entender como as primeiras influências no desenvolvimento podem afetar o crescimento posterior durante a infância.

Esses profissionais podem observar como os reflexos primários emergem antes do nascimento, como os fetos reagem aos estímulos no útero e as sensações e percepções que os fetos são capazes de detectar antes do nascimento.

Os psicólogos do desenvolvimento também podem examinar problemas em potencial, como a síndrome de Down, o uso de drogas por parte da mãe e doenças hereditárias que podem afetar o curso do desenvolvimento futuro.

  • Primeira Infância

O período desde a infância até a primeira infância é uma época de notável crescimento e mudança. A psicologia do desenvolvimento olha elementos como o crescimento físico, cognitivo e emocional que ocorre durante esse período crítico.

Além de fornecer intervenções para potenciais problemas de desenvolvimento, os psicólogos também estão focados em ajudar as crianças a atingir seu pleno potencial. Os pais e especialistas em saúde estão sempre atentos para garantir que as crianças estejam crescendo adequadamente, recebendo uma nutrição adequada e alcançando marcos cognitivos apropriados a sua idade.

  • Infância Média

Este período de desenvolvimento é marcado tanto pela maturação física quanto pela importância crescente das influências sociais, à medida que as crianças passam pelo ensino fundamental.

As crianças começam a deixar sua marca no mundo enquanto formam amizades, ganham competência através do trabalho escolar e continuam a construir seu senso único de si mesmas.

Os pais podem procurar a assistência de um psicólogo do desenvolvimento para ajudar as crianças a lidar com problemas potenciais que possam surgir nessa idade, incluindo problemas de saúde social, emocional e mental.

  • Adolescência

A adolescência é frequentemente motivo de considerável interesse pela psicologia do desenvolvimento, pois as crianças experimentam a agitação psicológica e a transição que muitas vezes acompanham esse período.

Psicólogos como Erik Erikson estavam especialmente interessados ​​em ver como a navegação nesse período leva à formação da identidade. Nessa idade, as crianças frequentemente testam limites e exploram novas identidades, inclusive a questão de quem são e quem querem ser.

Os psicólogos podem ajudar os adolescentes a lidar com algumas das questões desafiadoras exclusivas do período da adolescência, incluindo a puberdade, a turbulência emocional e a pressão social.

  • Idade adulta

Este período da vida é muitas vezes marcado pela formação e manutenção de relacionamentos. Formar laços, intimidade, amizades íntimas e começar uma família são marcos críticos durante o início da vida adulta.

Aqueles que podem construir e manter tais relacionamentos tendem a experimentar conectividade e apoio social, enquanto aqueles que lutam com tais relacionamentos podem se sentir alienados e solitários.

As pessoas que enfrentam esses problemas podem buscar a ajuda de um psicólogo do desenvolvimento para construir relacionamentos mais saudáveis ​​e combater as dificuldades emocionais.

  • Idade adulta média

Esta fase da vida tende a centrar-se no desenvolvimento de um senso de propósito e na contribuição para a sociedade. Alguns teóricos descrevem isso como o conflito entre generatividade e estagnação.

Aqueles que se engajam no mundo, contribuem com coisas que os superarão e deixam uma marca na próxima geração emergindo com um senso de propósito. Atividades como carreiras, famílias, associações a grupos e envolvimento da comunidade são todas as coisas que podem contribuir para esse sentimento de generatividade.

  • Velhice

Os últimos anos são frequentemente vistos como um período de saúde precária, mas muitos adultos mais velhos são capazes de permanecer ativos e ocupados até os 80 e 90 anos.

Aumento das preocupações com a saúde marca este período de desenvolvimento, e alguns indivíduos podem sofrer declínios mentais relacionados à demência e à doença de Alzheimer. A psicologia do desenvolvimento vê os anos mais velhos como um tempo de reflexão sobre a vida.

Aqueles que são capazes de olhar para trás e enxergar uma vida bem vivida emergem com um senso de sabedoria e prontidão para enfrentar o fim de suas vidas, enquanto aqueles que olham para trás com arrependimento podem ficar com sentimentos de amargura e desespero.

Psicólogos do desenvolvimento podem trabalhar com pacientes idosos para ajudá-los a lidar com questões relacionadas ao processo de envelhecimento.

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Problemas de Desenvolvimento

Para determinar se um problema de desenvolvimento está presente, um psicólogo ou outro profissional altamente treinado pode administrar uma triagem ou avaliação de desenvolvimento.

Para crianças, tal avaliação normalmente envolve entrevistas com pais e outros cuidadores para aprender sobre comportamentos que eles possam ter observado, uma revisão do histórico médico e testes padronizados para medir o funcionamento em termos de comunicação, habilidades sociais / emocionais, físico / motor desenvolvimento e habilidades cognitivas.

Se algum problema é detectado, o paciente pode ser encaminhado para um especialista, como um fonoaudiólogo, fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional.

Receber esse diagnóstico pode, muitas vezes, parecer confuso e assustador, especialmente quando é o próprio filho que é afetado. Uma vez que você ou seu ente querido tenha recebido um diagnóstico de um problema de desenvolvimento, passe algum tempo aprendendo o máximo possível sobre o diagnóstico e os tratamentos disponíveis.

Prepare uma lista de perguntas e preocupações que você possa ter e não deixe de discutir essas questões com seu médico, psicólogo do desenvolvimento e outros profissionais de saúde que possam fazer parte de sua equipe de tratamento. Ao assumir um papel ativo no processo, você se sentirá melhor informado e equipado para enfrentar os próximos passos no processo de tratamento.

Teorias da Psicologia do Desenvolvimento

Psicologia do desenvolvimento é o estudo dos seres humanos em todas as suas fases da vida. Analisa como a cognição se desenvolve e como o comportamento muda ao longo do tempo. É uma disciplina interessante que contribui com uma riqueza de conhecimentos para o campo da psicologia aplicada.

Explicar as informações que atualmente temos graças à psicologia do desenvolvimento requer discutir algumas ideias que se tornaram obsoletas. No entanto, é importante mencioná-los, porque a compreensão é fundamental para explicar os avanços que os cientistas fizeram na psicologia durante as últimas décadas.

Essas seis teorias sobre desenvolvimento que discutiremos a partir de uma perspectiva evolucionária são a Gestalt, a psicanálise, o behaviorismo, a psicologia cognitiva, Piaget e Vygotski.

Psicologia da Gestalt

A psicologia da Gestalt foi uma das primeiras tendências científicas que surgiram na psicologia. Hoje, suas ideias não são mais relevantes, mas sua abordagem ao estudo da percepção foi, sem dúvida, revolucionária. E embora os psicólogos que aderiram à sua teoria não sejam tão bem conhecidos no estudo do desenvolvimento, eles também se destacam nesse campo.

A Psicologia da Gestalt diz que os seres humanos utilizam uma série de estruturas para adquirir e manter percepções significativas sobre o mundo. Essas estruturas têm uma base física e impõem suas qualidades àquelas relacionadas ao nosso desenvolvimento. Poderíamos também defini-las como totalidades complexas, produtos da decomposição das unidades complexas. Confuso? Vamos ver se podemos explicar um pouco melhor.

O que a psicologia da Gestalt está tentando dizer sobre o desenvolvimento é que ela é baseada em uma estrutura de origem biológica. Aprendemos a usar essas estruturas à medida que crescemos.

Como resultado, não há desenvolvimento“no sentido de gênese e estágios evolutivos. Há apenas a descoberta progressiva das habilidades do cérebro. Pesquisas atuais nos mostram que isso não é verdade. Existe realmente a gênese e a evolução dos processos cognitivos.

Psicanálise

O pai da psicanálise é fácil de identificar. Ele era, claro, Sigmund Freud. Essa ideia enfatiza o efeito de impulsos subconscientes em nosso comportamento. Este ramo da psicologia empregou um método pouco científico e suas teorias são um pouco apressadas.

No entanto, teve um impacto significativo no estudo do desenvolvimento. Suas teorias causaram uma revolução na psicologia das ideias sobre infância e adolescência.

A psicanálise afirma que o desenvolvimento acontece porque a criança precisa satisfazer uma série de necessidades durante cada estágio da vida. Consequentemente, define desenvolvimento como uma série de estágios definidos por como eles satisfazem essas necessidades.

A psicanálise também enfatizou muito a importância da sexualidade em todos os estágios do nosso desenvolvimento, incluindo os primeiros estágios.

Behaviorismo

Essa teoria da psicologia do desenvolvimento nasceu como uma resposta à atitude pouco científica da psicanálise. É extremamente positivista. Os behavioristas acreditam que qualquer coisa que não possa ser medida diretamente está fora do campo da psicologia.

Consequentemente, eles estudam apenas a relação entre os estímulos percebidos e o comportamento que eles desencadearam. Eles efetivamente ignoraram qualquer variável intermediária que não pudessem medir.

Os behavioristas acreditam que só podemos entender o desenvolvimento com os diferentes tipos de aprendizado que eles consideram nessa estrutura. As crianças nascem com uma série de respostas inatas que associam a outros estímulos através da experiência.

Através de processos muito simples, eles produzem uma variedade de comportamentos complexos. O problema com essa teoria de desenvolvimento é que ela erra por ser reducionista demais.

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Psicologia cognitiva

A psicologia cognitiva surgiu como uma resposta ao behaviorismo. Preocupa-se com o estudo dos processos internos que intercedem entre estímulos e comportamentos. A psicologia cognitiva deu origem às perspectivas computacionais e conectivistas sobre o cérebro humano. Hoje, a psicologia cognitiva é uma das teorias mais populares, especialmente na Europa.

Em termos de teoria do desenvolvimento, a psicologia cognitiva sugere que o sujeito produz informações que constroem representações internas do mundo. Sua proposta ecoa Piaget e Vygotsky devido a esse princípio construtivista. No entanto, porque define os processos como associativos, está mais próximo do behaviorismo.

Jean Piaget

Piaget foi empregado no Instituto Binet na década de 1920, onde seu trabalho era desenvolver versões em francês de perguntas sobre testes de inteligência em inglês. Ele ficou intrigado com as razões pelas quais as crianças davam suas respostas erradas às perguntas que exigiam raciocínio lógico. Ele acreditava que essas respostas incorretas revelavam diferenças importantes entre o pensamento de adultos e crianças.

Piaget foi o primeiro psicólogo a fazer um estudo sistemático do desenvolvimento cognitivo. Suas contribuições incluem uma teoria de estágio do desenvolvimento cognitivo infantil, estudos observacionais detalhados de cognição em crianças e uma série de testes simples, mas engenhosos, para revelar diferentes habilidades cognitivas.

Piaget é um dos pensadores mais importantes na teoria do desenvolvimento. Os psicólogos consideram-no um dos pais do construtivismo. Baseia-se na ideia de que as crianças constroem seu mundo com base nos problemas que enfrentam. A teoria de Piaget sobre desenvolvimento se concentra na formação do conhecimento.

Usando essa perspectiva construtivista, Piaget desenvolveu uma teoria que divide o desenvolvimento em estágios. Esses estágios são universais. Todos os sujeitos passarão por esses estágios mais ou menos na mesma idade.

A teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget explica como uma criança constrói um modelo mental do mundo. Ele discordou da ideia de que a inteligência era um traço fixo e considerava o desenvolvimento cognitivo como um processo que ocorre devido à maturação biológica e interação com o ambiente.

Lev Vygotski

O teórico de desenvolvimento cognitivo Lev Vygotsky morreu tragicamente de tuberculose com apenas 38 anos de idade. Apesar de sua morte prematura, o valor de Vygotsky geralmente é considerado como segundo apenas ao de Piaget, em função de sua importância para o campo do desenvolvimento cognitivo.

É extraordinário o que Vygotsky realizou, em uma vida de tão curta duração. Além do mais, a influência desse psicólogo russo cresceu nos anos recentes. Enquanto Piaget dominava a psicologia do desenvolvimento nas décadas de 60 e 70, Vygotsky era redescoberto nos fins dos anos 70 e 80 e continua a ser influente hoje em dia.

Como Piaget, ele propôs uma teoria do desenvolvimento a partir de uma perspectiva construtivista.

Apesar de sua perspectiva semelhante, eles concentraram sua atenção em diferentes aspectos. Piaget focou em como o indivíduo interagia com seu ambiente. Vygotski, por outro lado, focalizou a influência dos efeitos culturais e sociais no desenvolvimento.

Para Vygotski, o desenvolvimento era inseparável do ambiente social de um indivíduo. Isso porque a cultura e a sociedade são o que transmite formas de comportamento e organização do conhecimento. Então, não é realmente um processo de copiar e colar. Cada criança constrói sua realidade com base no que a sociedade diz. Esta teoria também é chamada de construtivismo social.

Este é um paradigma interessante com muitas possibilidades. Muitas pessoas acreditam que as teorias de Vygotski e Piaget estão em conflito direto umas com as outras. No entanto, as diferenças são facilmente reconciliadas. Para ver as semelhanças, temos que ampliar nossa perspectiva e considerar outros níveis e métodos de pesquisa.

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