Como agir diante da possibilidade de ações trabalhistas4 min read


Você deve estar preparado para lidar como ações trabalhistas. Aprenda como lidar e evitar esse embate com seus funcionários.

 

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Não é tão incomum que uma empresa com alto índice de turnover (rotatividade de colaboradores) sofra reclamações trabalhistas por parte de alguns colaboradores. Ainda existem organizações que, com um setor de Recursos Humanos (RH) não organizado, sofrem várias denúncias, visitas ou inspeções-surpresa do sindicato e processos anualmente, como se fossem rotina.

Basicamente, a ação trabalhista funciona como uma reclamação. Se um empregado se sentiu injustiçado no seu trabalho e, por conta disso, se veja no direito de uma reparação judicial, ele pode dar inicio a um processo.

Um colaborador somente entrará com uma ação trabalhista ao se sentir lesado pela empresa de alguma forma. Se, ao contrário, a organização cumpriu com todas as normas trabalhistas e manteve-se sempre atenta à valorização dos colaboradores, mantendo uma comunicação transparente, é pouco provável que o funcionário se volte contra ela.

Porém, mesmo que a empresa possua uma estrutura de RH voltada para estratégia de capacitação de talentos, qualquer empresa, de pequeno, médio ou grande porte, precisa estar prevenida para quando uma eventual ação trabalhista acontecer, inclusive para manter-se atualizada sobre como evitar esse problema.

Saiba a importância da Advocacia preventiva

 

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Especialistas apontam que falta à maioria das empresas uma medida simples: a advocacia preventiva.

Ela consiste na contratação de um profissional de Justiça que ofereça serviços de consultoria legal para a empresa. As organizações precisam entender que sai mais barato contratar um advogado para evitar potenciais problemas do que para resolvê-los quando já não puderem ser evitados.

Os serviços podem ser realizados por meio de contrato remunerado por hora, por exemplo, caso seja uma empresa de pequeno porte que não tem uma verba muito alta.

Esse profissional irá ajudar a empresa a manter-se atenta a alguns processos básicos e cumprir a legislação trabalhista à risca, principalmente com relação à proteção do trabalhador, como:

  • Registrar todos os seus empregados antes que eles iniciem o trabalho e requerer exame médico admissional;
  • Não deixar de pagar as horas extras aos empregados, ou ter um acordo para uso do banco de horas;
  • Sempre tratar a todos os colaboradores com respeito. Alguns empresários ainda acreditam que xingamentos são uma forma de incentivo, mas este é um pensamento muito obsoleto e imoral;
  • Pagar todas as verbas trabalhistas em rescisão contratual;
  • Manter os registros, documentos e comprovantes de pagamento de salários, de férias, de INSS e de FGTS organizados. Pode acontecer de a empresa perder o processo porque não tinha a documentação bem detalhada ou organizada.

As empresas precisam considerar a contratação de um advogado como uma iniciativa que faz parte do crescimento do negócio, porque a prática de uma ação contínua e preventiva por meio de consultoria jurídica diminui significativamente os riscos.

Depois disso, é necessário um investimento por parte da diretoria em um setor de Recursos Humanos organizado, com espaço e verba para a criação de estratégias de gestão de pessoas. Com um trabalho focado na felicidade dos trabalhadores, dificilmente eles sairão da empresa com motivos para se voltar contra ela.

Todas essas questões podem parecer muito óbvias, mas existem muitas organizações que cresceram muito rápido ou inflaram sem cuidar de questões pontuais e da saúde do seu colaborador.

Estratégias como avaliação de desempenhorecompensa por competência e meritocracia diminuirão o turnover e promoverão um ambiente de respeito, ética e confiança que certamente deixarão os trabalhadores mais à vontade, inclusive para falar de suas queixas de maneira transparente, reduzindo a necessidade de envolver a Justiça no futuro.

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