Descubra 40 Benefícios da Avaliação de Desempenho, que as empresas mais bem sucedidas do mundo utilizam como forma de mensurar a performance dos colaboradores.
Aplicar a Avaliação de Desempenho, seja lá qual modelo for escolhido é sinal de boa gestão e de que a empresa se preocupa com seus profissionais.
Confira 40 motivos que justificam o investimento das empresas para aplicarem a Avaliação de Desempenho:
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Valoriza os profissionais
A Avaliação de Desempenho é um meio de a empresa comunicar a seus colaboradores que se importa eles e com suas carreiras. Com isso, a organização mostra que o crescimento dos colaboradores deve ser paralelo ao da empresa e que está disposta a investir nisso durante essa jornada.
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Sustenta o feedback
O processo de avaliação de desempenho permite a realização das reuniões de feedback, que são muito importantes para que o colaborador tenha a dimensão do que está fazendo de bom e nem tão bom assim em seu trabalho.
Tão importante quanto o feedback negativo, o feedback positivo enaltece e faz com colaborador se sentir orgulhoso e útil para a empresa.
O feedback faz com que o colaborador seja direcionado no caminho certo no desempenho de seu trabalho, principalmente, quando é emitido a partir de um processo de avaliação de desempenho estruturado para a empresa e que abranja a todos os colaboradores, ou seja, todos são avaliados pela mesma régua.
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Constrói equipes de trabalho fortes
Conhecendo um pouco mais dos colaboradores e da postura profissional deles, é possível montar equipes mais fortes e engajadas com a mesma visão e se complementam. E, é claro, que uma equipe de trabalho forte só irá trazer bons resultados para a empresa.
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É bom para a imagem da empresa
Uma empresa que valoriza o desenvolvimento de carreira de seus colaboradores sempre será vista com bons olhos no segmento em que está inserida. Dessa forma, os melhores profissionais desejarão fazer parte dessa equipe.
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Abre espaço para o colaborador falar
O processo de avaliação de desempenho e o consequente feedback aos colaboradores nunca podem ser uma via de mão única, onde apenas os gestores falam. Este devem ser processos para que os colaboradores também possam se sentir a vontade para expressar suas dificuldades e ideias para melhorias no trabalho. Um bom líder sempre ouvir.
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Identifica talentos
Na Avaliação de Desempenho é possível identificar os colaboradores que são talentosos e fazem diferença na equipe de trabalho.
Nem todos os colaboradores são extremamente bons naquilo que fazem, mas isso não impede do gestor trabalhar na qualificação deles, como um diamante bruto que precisa ser lapidado.
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Identifica problemas antes que eles fiquem maiores
Se você estiver fazendo algo errado em seu trabalho você prefere ser logo corrigido ou continuar no erro por meses, o que seria uma perda de tempo?
Claro que o melhor é ser avisado do que está sendo feito de errado e passar a adotar a postura certa. A gestão de desempenho permite essa identificação.
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Coloca em pauta a necessidade de treinamento
Se o gestor chega à conclusão que boa parte de seus colaboradores está com problemas em determinado ponto, pode ser porque eles não possuam a capacitação adequada para realizar tal função.
Daí é possível ver, juntamente com o setor de Recursos Humanos da empresa, o treinamento mais adequado para sanar essas dificuldades.
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Pode servir de base para aumentos de salário e bonificações
Não que esse seja o objetivo principal da Avaliação de Desempenho e nunca deve se associar de forma direta o processo de avaliação de desempenho com o aumento de salário, pois isso pode comprometer gravemente os resultados do projeto.
Mas, é possível sim usar os dados colhidos na avaliação para bonificar ou conceder aumento de salário aos colaboradores que tiveram melhor desempenho.
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É possível ter um panorama da evolução da empresa
Colhendo as informações e dados em um software, é possível visualizar ano a ano, os pontos em que a empresa teve desenvolvimento ou não. Dessa forma fica mais fácil traçar metas e objetivos de trabalho.
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Os resultados positivos refletem em uma maior produtividade e, consequentemente, maior lucratividade
Se os colaboradores trabalham melhor e são mais produtivos, certamente isso irá impactar nos bons resultados e lucros da empresa. E, nesse momento de recessão econômica que estamos vivendo, isso é crucial.
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Permite que os colaboradores repensem sua postura no trabalho
A gestão de desempenho deixa bem claro ao colaborador as expectativas que os gestores possuem para seu trabalho e a postura que lhe é desejada.
Com a auto avaliação, o colaborador pode repensar sua postura dentro da empresa e no que contribuiu positivamente para o sucesso da organização.
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Reafirma os valores organizacionais
Com a Avaliação de Desempenho, os valores organizacionais, isto é, os princípios de conduta que devem ser seguidos, os valores éticos e a missão da empresa no segmento em que está inserida, são reforçados na medida em que as competências avaliadas a eles devem estar associadas.
É em cima dos valores organizacionais que a empresa é construída e esses conceitos devem estar presentes na postura dos colaboradores.
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Favorece a criação de um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI)
O Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) é um planejamento feito com cada colaborador para que ele possa desenvolver sua carreira e competências dentro da empresa.
O PDI deve atender tanto às necessidades profissionais dos colaboradores, quanto os objetivos da empresa.
Com o PDI, é possível fazer um planejamento a curto, médio e longo prazo, para que os colaboradores sejam preparados para desempenhar melhor nas atuais funções ou assumir responsabilidades e futuras.
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Evita ações trabalhistas
Se um colaborador se sentir diminuído e desvalorizado, certamente ele irá impetrar ações trabalhistas, como forma de buscar seus direitos.
A Avaliação de Desempenho ampara o colaborador enquanto ele está na empresa. Se, por ventura, ele precisar ser desligado, por crise financeira, por exemplo, a empresa terá como provar legalmente que fez tudo que estava ao seu alcance, em comparação aos demais empregados.
O processo de revisão também identifica problemas que podem ser alvo de ações trabalhistas e faz com que os gestores tenham subsídios para saná-los o mais rápido possível.
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Serve de base para traçar metas de desempenho
A avaliação dos colaboradores permite tanto traçar metas de desenvolvimento individuais (PDI), quanto para equipes de trabalho. Além disso, é possível a partir do conhecimento do desempenho atual e desejado é possível traçar metas de desempenho (entregas) individuais e coletivas.
Essas metas precisam sem revisadas constantemente para que se analise se está tudo correndo como o esperado e adotar as medidas necessárias para manter as coisas no rumo desejado.
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Motiva os colaboradores
Os colaboradores ficam motivados por estarem incluídos no processo empresarial, se sentem partem da empresa e visualizam que se a empresa tiver sucesso, eles também terão, e vice e versa.
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Esclarece se os objetivos dos colaboradores estão alinhados com os da empresa
Com a Avaliação de Desempenho é possível identificar se os objetivos dos colaboradores estão alinhados com os objetivos da empresa.
O momento da avaliação de desempenho é ótimo para revisar as expectativas de ambas as partes no tocante às entregas e ao comportamento apresentados.
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Acaba com o “achismo”
A revisão de desempenho dos colaboradores acaba com a subjetividade dos gestores em relação ao trabalho dos colaboradores. Se algo está errado ou bom demais, será comprovado na avaliação a partir de gráficos e estatísticas.
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Põe abaixo os mitos de desempenho
Todas as pessoas fazem algo muito bem. Dessa forma, aumentar o desempenho de um profissional é extrair o que ele tem de melhor.
Cada pessoa é um pacote completo de vantagens e desvantagens. Isto é, as pessoas possuem suas características dominantes que as levam a ter certos comportamentos. A gestão de desempenho ajuda a identificar essas características.
Por isso, um mito comum de desempenho é que se o colaborador teve um ótimo rendimento em uma função no passado, o mesmo sucesso irá se repetir no futuro. Cabe lembrar que diferentes níveis de atividade e responsabilidade geralmente requerem o desenvolvimento de competências diferentes.
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Dá atenção a todos igualmente
O processo de avaliação de desempenho deve incluir todos os colaboradores, independente da atividade desempenhada. Não é porque um colaborador possui problema que ele merece mais atenção do gestor. Se isso ocorrer, é provável que aquele colaborador que era um sucesso acabe tendo queda de rendimento.
Por isso, é preciso motivar todos igualmente, independente da classificação de desempenho.
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Explica o que está fazendo e o motivo
Estudos na área de Recursos Humanos comprovam que até colaboradores com alto nível de motivação e desempenho acabam ficando rapidamente desmotivadas se passam a acreditar que o trabalho que estão desempenhando está sem sentido ou sem sucesso.
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Faz com que os erros fiquem no passado
É sabido que ninguém gosta de ser criticado o tempo todo por um erro que cometeu. Dessa forma, a Avaliação de Desempenho faz com que os erros cometidos pelos colaboradores no passado fiquem no seu lugar devido, e sirvam como aprendizado e evolução.
Por isso, ao invés de bater na mesma tecla, é preciso discutir o que mudar e criar novos rumos.
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Reconhece os colaboradores adequadamente
O reconhecimento, tanto individual, quanto por equipe, deve ser dado pela ótica daqueles que estão sendo reconhecidos. A Avaliação de Desempenho permite identificar as potencialidades de indivíduos e das equipes de colaboradores, bem como suas necessidades e melhoria. A medida que as regras do processo de avaliação de desempenho sejam iguais para todos os colaboradores a tarefa do reconhecimento se torna mais justa e fácil.
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Permite que todos recebam o feedback
A Avaliação de Desempenho 360 graus permite que não apenas os colaboradores recebam feedback, mas também avaliem seus pares e superiores.
Neste tipo de revisão de desempenho, o colaborador pode ser avaliado por seus superiores, colegas de trabalho e até mesmo pelos clientes que tem contato.
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Fortalece lideranças
Um gestor que aplica a gestão de desempenho de forma adequada passa a ser visto não apenas como chefe pelos colaboradores, mas como um verdadeiro líder, que mais do que dar ordens influencia no modo que o trabalho é feito e no desenvolvimento dos profissionais que estão sob seu comando .
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Permite a redução dos índice turnorver
Os índices turnover estão ligados com a rotatividade dos colaboradores na empresa.
A alta rotatividade de pessoas faz com que a empresa tenha gastos desnecessários em treinamento e ainda compromete a imagem da empresa.
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Resolve problemas de comunicação
Muitas vezes, os gestores acabam ficando muito ocupados com suas tarefas, o que faz com que eles restrinjam a comunicação com os colaboradores.
Nesta perspectiva, a Avaliação de Desempenho, promove a proximidade e favorece a comunicação dos gestores com sua equipe.
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Alinha expectativas de promoção
É claro que todos os colaboradores desejam evoluir de cargo, tanto para aumentar o salário quanto pelo status que uma promoção confere.
A avaliação de desempenho faz com que os colaboradores tenham uma noção se estão no caminho certo para alcançarem seu objetivo.
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Faz com que o feedback seja mais constante
Se o feedback for dado apenas uma vez no ano, o colaborador continuará perdido e pouco crente de se o que está fazendo está realmente no caminho certo.
O processo de avaliação de desempenho permite que o feedback, seja dados de forma constante, o que deixa o colaborador mais seguro por ter conhecimento e entendimento do que é avaliado.
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Prepara o colaborador para o feedback
A medida que o processo de avaliação de desempenho inclua a etapa de autoavaliação, ela contribuirá para que o colaborador reflita sobre os resultados entregues e sobre seu comportamento. Esta ação prepara o colaborador para o momento do feedback e contribui para diminuir possíveis disparidades entre a avaliação do subordinado e de seu superior.
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Subsidia as decisões sobre meritocracia
A meritocracia é a política que algumas empresas adotam de premiar alguns colaboradores, uma equipe ou departamento.
A meritocracia é mais do que um “sistema de prêmio”, mas sim uma diretriz estratégica de recursos humanos para motivar e engajar os colaboradores.
Nem sempre os benefícios são financeiros. Pode ser algo como viagens, folgas, almoços, bolsa de estudo e entre outras vantagens.
Tendo os resultados da avaliação de desempenho dos colaboradores, é possível identificar aqueles que estão aptos a se beneficiarem com a meritocracia.
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Prepara os colaboradores para outras experiências profissionais
Ainda que os colaboradores sigam outros rumos profissionais e passem a compor o quadro de outra empresa, a experiência construtiva de liderança e desenvolvimento de carreira estará sempre com eles, influenciado de forma direta em seus sucessos profissionais.
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Faz com que as relações sejam mais humanas
Muitas vezes os ambientes corporativos são frios e impessoais. Se bem conduzida, a avaliação de desempenho faz com que o clima fique mais humano e acolhedor, onde todos percebem que são suscetíveis ao erro e ficam felizes com o sucesso e desenvolvimento de seus pares.
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Estimula o trabalho em equipe
O processo de avaliação dos colaboradores deixa bem claro que o sucesso em equipe é tão importante quanto o individual e que a competitividade deve ser substituída pela união de forças para o bom desenvolvimento do trabalho.
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Faz com que o colaborador perca o receio de questionar
Muitas vezes, o colaborador tem muitas dúvidas, mas não tem espaço para perguntar ou tem receio do que os outros vão pensar.
A revisão de desempenho é uma oportunidade incrível para dúvidas, de qualquer natureza, serem sanadas.
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Tudo é feito anonimamente
É garantido por lei que o processo de Avaliação de Desempenho, seja qual for o método escolhido, deve garantir e preservar o anonimato dos comentários.
Os colaboradores terão acesso ao resultado final da Avaliação, mas nunca saberão de quem foram as avaliações e classificações.
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Pode ser automatizada
Com o uso de Softwares de Avaliação de Desempenho, todo o processo pode ser automatizado e feito de qualquer lugar e dispositivo, como tablet e celular. Essa facilidade permitirá a todos os envolvidos – recursos humano, avaliados e avaliadores – usar melhor seu tempo de trabalho.
Dessa forma, é mais fácil construir diferentes tipos de gráficos e análises estatísticas com as informações e dados coletados.
Com a avaliação de desempenho concluída, é possível delegar com mais sabedoria tarefas que devem estar de acordo com as potencialidades, personalidades e habilidades do profissional.
Sistema de Avaliação de Desempenho
O mercado está em constante evolução e é imprescindível que sua empresa acompanhe essas mudanças para se manter forte e competitiva. O conceito onde o funcionário é um mero “peão” no jogo empresarial já não existe mais.
Encontrar mão de obra qualificada está cada vez mais difícil, e manter seus melhores talentos motivados e produtivos é um grande desafio para os gestores.
Por isso a importância de um Sistema de Avaliação de Desempenho, para dar subsídios aos gerentes obtendo dados concretos e 100% confiáveis sobre desempenho, produtividade e evolução de cada colaborador.
Com a Análise de Desempenho em Competências ou Metas, identifique seus Talentos e estabeleça o Sistema de Recompensa para os Melhores Resultados, além do Plano de Desenvolvimento Individual para Melhorias e Aperfeiçoamento.
O RHbot Permite:
- Mais de 15 relatórios automáticos e personalizáveis
- Otimizar suas análises e obter dados com maior confiança e credibilidade
- Gestão Completa de Metas e Competências Integradas com o PDI.
- Relatório Nine BOX Personalizável
- Descrição de Cargos Detalhada.
- Estruturação do PDI para Metas e Competências
- Com Consenso, Comitê, Pesos por Competências e Avaliadores.
- Notificações de questionários respondidos em tempo real.
A instalação do Plano Piloto de Avaliação de Desempenho é Gratuita, clique no botão abaixo e entre para o time das grandes empresas que buscam desempenho e produtividade.
Dúvidas sobre como aplicar a Avaliação de Desempenho?
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